quarta-feira, 13 de maio de 2015

Metas do plano norteiam ensino em cidade do interior baiano

Trabalhar com metas é fundamental: quando não se sabe aonde chegar, não se sabe nem por onde ir”. A frase, da secretária de educação de Lagoa Real, Maria das Graças Moreira Novaes, define o estado de espírito na comunidade educacional desse município de 13 mil habitantes no sudoeste da Bahia. Desde o final de dezembro de 2014, Lagoa Real tem seu plano municipal de educação, que determina metas e estratégias para que a cidade ofereça ensino de qualidade aos 2,2 mil estudantes matriculados nas 21 escolas locais. “Com o plano, ficou mais claro para os professores, alunos, pais e comunidade o que é preciso fazer para melhorar nosso desempenho e aumentar o Ideb do município”, diz a secretária.
Para chegar ao plano, foram necessários 18 meses de trabalho e discussão. A partida foi dada em junho de 2013, com a criação, por decreto municipal, da comissão encarregada de fazer um diagnóstico da situação educacional local. Com a assessoria do Programa de Apoio aos Municípios, do estado, a comissão levantou todos os dados referentes aos diversos programas e ações na área, organizou comissões representativas dos diferentes grupos sociais, como quilombolas, professores e sociedade civil organizada, e identificou os anseios da comunidade quanto à educação.
Em seguida, a Secretaria de Educação sistematizou as informações e sugestões em um único documento, distribuído, com as metas do então projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE), às comissões representativas. Além de estudar os documentos e metas, as comissões tiveram de comparar cada uma delas com o que o município já havia realizado. Um texto final foi elaborado depois das discussões e apresentado em audiência pública, no final de novembro de 2014, com a presença de 120 pessoas.
Votado e aprovado, o documento foi enviado à Câmara dos Vereadores, que o aprovou em dezembro, sem nenhuma nova proposição. “Além de trazer as metas para os próximos dez anos, o plano municipal de educação é como os raios X da educação em Lagoa Real: permite um conhecimento profundo da realidade do nosso ensino”, diz Maria das Graças.
Andamento — A situação de cada estado e município na elaboração das metas pode ser acompanhada na página do PNE na internet. No mapa, deve ser indicado o estado a ser consultado e, posteriormente, o município.
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário