quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FERRAMENTAS DE AUTORIA.

Ferramentas de autoria são recursos amigáveis para que leigos, vamos dizer assim, ou não programadores, possam desenvolver com rapidez, amigabilidade e onde quer que estejam, independente de tempo, lugar ou situação física, um determinado conteúdo ou programa.

Atualmente, conceito de "learning objects", ou objetos de aprendizagem, está prevendo o uso cada vez mais freqüente de conteúdos a serem gerenciados pelo tutor em um curso a distância. Ou seja, com esse tipo de ferramenta ou recurso, o próprio professor ou autor do conteúdo a ser desenvolvido pode, onde quer que esteja, mediante uma senha de acesso ao servidor onde está instalado o programa, sozinho, sem necessariamente o apoio de uma equipe de produção, desenvolver seu próprio curso, sua própria metodologia de ensino a distância pelo e-learning.

O leitor pode estar pensando: mas isso não é para qualquer professor. O professor vai ter que ter um domínio tecnológico, vai ter que entender de computação, de programação, etc. A resposta é simplesmente não. Claro, o professor ou autor não pode ser avesso a tecnologia, tem que saber ao menos usar um Word, um browser da Internet e dependendo do grau de sofisticação de seu curso, precisa ter domínio de programas de imagem, Power Point ou até vídeo, se quiser editar seu próprio material. Mas podemos dizer que qualquer um que saiba ligar o computador, entrar no Word, digitar um texto, salvá-lo e enviá-lo por e-mail para outra pessoa, tem plenas condições de utilizar uma ferramenta de autoria para o desenvolvimento de um curso a distância.

Isso sem falar no domínio sobre o conteúdo a ser desenvolvido. E é aí realmente que o autor ou tutor precisa deter o seu foco e seu conhecimento. Sua expertise estará no desenvolvimento de sua metodologia de e-learning, que é o que chamo de gerenciamento de conteúdos. Na verdade, o que essas ferramentas possibilitam é que o foco de atenção do desenvolvedor do conteúdo volte-se ao desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento dos conteúdos de aprendizagem
Fonte(s):
http://www.universia.com.br/html/materia…

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