quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FLORÂNIA, A CAPITAL DO CINEMA.

Cidades
Edição de domingo, 10 de janeiro de 2010
Florânia: a cidade do cinema Projeto desenvolvido por estudantes gera uma premiada produção que tem a cara do sertão
Francisco Francerle // franciscofrancerle.rn@dabr.com.br

A pequena cidade de Florânia, de menos de nove mil habitantes, situada na região do Seridó, está se destacando nas artes cinematográficas no Rio Grande do Norte e começa a ganhar espaço nas apresentações em praças públicas de toda região. Distante 216km da capital, a cidade já participou da produção de vários filmes amadores, envolvendo estudantes e moradores em um projeto que começou dentro da escola pública e hoje tem repercutido em benefícios para educação do município.


Tradições regionais são ressaltadas no trabalho do grupo, como nesta cena de Feliciana e os cabaços do sertão
A produção mais recente, Feliciana e os cabaços do sertão, já está sendo projetada em telas de praças e escolas de Florânia. O próximo filme tem gravações agendadas para o próximo mês e contará a história de Zé Leão, um jovem assassinado em Florânia em 1877, num crime até hoje cercado de mistérios. A produção terá o apoio da Fundação José Augusto e do Ministério da Cultura, e as apresentações deverão chegar às escolas e praças públicas de todos os municípios do estado, além de salas deprojeção não comerciais do Rio de Janeiro e São Paulo.

A história de identificação da cidade com o cinema começou há décadas, através do padre alemão Stanislau Piecchel, que tinha uma máquina de projeção e introduziu na cidade a cultura desta arte. "Ele criou um cineminha e todo final de semana abria as portas para a população. "O 'cinema do Padre', como era conhecido, era de administração católica e passava grandes clássicos. Nós crescemos vendo cinema, teatro e nossos alunos ouviram de nós, professores, essas histórias que causaram um novo movimento cultural na cidade", disse a professora Juracy Araújo que, ao lado de Júnior Galdino, coordena o projeto "Cinema na Escola" na Escola Estadual Teônia Amaral, em Florânia.

Atividades

O projeto é desenvolvido na escola, com a exibição de filmes brasileiros, curtas e de ação, além de oficinas de fotografias, vídeo e de desenho em grafite. "Os alunos assistem os vídeos e elaboram trabalhos e agora estamos levando o projeto para as ruas, convocamos a população em carro de som e através da rádio da região", explica o professor Junior Galdino.

Mostras

No ano passado, o projeto realizou duas mostras de cinema na cidade, com a exibição de filmes locais, produzidos por atores que são gente da própria terra. O primeiro foi Com quantas Ave-Marias se faz uma santa, com direção do estudante de jornalismo Albery Lúcio. Depois veio Boi do lixo (direção de Odair José) e, em seguida 60 anos de fé - Santuário das Graças (direção de Junior Galdino), e Entre lobos (direção de Edson Soares).

--------------------------------------------------------------------------------
+ Mais
Aventuras do Seridó chegam ao You Tube e ao DVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário