Curso ensina educadores a usar o cinema em sala de aula.
O mundo vive a era do domínio das novas tecnologias. Novas mídias surgem a cada dia. Sob este contexto, o ensino deve também sofrer avanços, adaptar-se às novas linguagens e outras formas de conhecimento. E tornar-se mais atraente e dinâmico, facilitando o processo da aprendizagem. Entre essas mídias está o CINEMA, que pode ser um poderoso instrumento de apoio ao ensino na sala de aula. Com o objetivo de apresentar o cinema como ferramenta de uso pedagógico em todos os níveis de ensino e em varias áreas do conhecimento.
Com inscrições abertas o concorrido curso “Cinema como recurso pedagógico” oferecido pela UNAMA ganha sua 2ª turma para turno da noite. O curso terá 10 aulas que irão apresentar técnicas para trabalhar com a linguagem áudio-visual, contribuindo para leitura adequada de um filme, explorando-o numa perspectiva educativa e interligando o cinema as aulas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Estudos Sociais, entre outros. O curso pretende ainda auxiliar os profissionais e estudantes da área na abordagem de temas transversais como: Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Ética, Saúde e Trabalho, Relações Sociais, Racismo, etc.
O curso será ministrado pelo cineasta João Inácio que já trabalha há dez anos na produção e exibição de cinema. Desenvolveu por sete anos o projeto Cinema BR em Movimento no Estado do Pará, trabalhando a distribuição alternativa de filmes e a inserção da linguagem cinematográfica na grade curricular de escolas públicas. No final de 2006, foi o Roteirista Premiado no concurso de Apoio à Produção de Obras cinematográficas Inéditas promovido pelo Ministério da Cultura. O roteiro de seu curta metragem 'Shala' foi um dos 20 vencedores de todo o Brasil.
Dentro do programa do curso, será estimulado a percepção e a construção social do olhar; a importância do receptor; a imagem fixa o quadro e a construção do espaço, além de aspectos psicológicos que envolvem a recepção e o papel do educador no desenvolvimento de maneiras mais atentas do ver.
Serão também abordados os elementos da linguagem cinematográfica. Como os elementos estruturais: plano, angulação, movimentos de câmera, montagem e através da história do cinema, enfatizar os elementos que possibilitam a criação de significados nas linguagens audiovisuais, especialmente a cinematográfica.
Reflexões sobre o conceito de realidade e a representação nos documentários é outro aspecto importante nas discussões proposta no curso. Os documentários como abordagens fidedignas sobre as “reflexões” do mundo. As questões multiplicidade de visões e de interpretações de fatos e da existência.
A Literatura, a comunicação e a educação também terão seus conceitos de adaptação cinematográfica, discutidas através de obras cinematográficas e videográficas como adaptações literárias. Assim como especificidade de cada uma das linguagens, incluindo a música, o teatro, as artes plásticas e gráficas, os quadrinhos e outras.
O curso propõe o uso orientado de recursos didáticos adequados ao ensino da linguagem audiovisual. Assim como descrição e realização de exercícios de percepção, de facilitação de leituras visuais e de criação através das linguagens visuais na sala de aula.
De acordo com Inácio, a partir desse aprendizado o educador irá dispor de mais um recurso importante para tornar o ensino mais atraente e produtivo. O Cinema não deve substituir a aula formal, e sim ser utilizado como um instrumento completando o aprendizado de sala de aula. Considerando também que a obra cinematográfica torna-se facilitador das discussões derivadas do filme e suas entrelinhas, possibilitará trocas interpessoais, reforçando os laços de amizade e o crescimento individual de alunos e professores. E ainda, criando chances para que ambos produzam debates e refletir a respeito de temas variados que certamente fomentará a construção de uma vasta discussão possibilitando o educador a exercer literalmente seu papel na formação de cidadãos críticos, em busca de uma sociedade melhor.
Serviço:
Inscrições abertas na SUPEX da UNAMA - campus Alcindo Cacela- Bloco B- 2o..andar
Fone: 4009-3122 e 4009-3176
O curso terá aulas de 15 a 30 de maio de 2008
Horário:18h às 22h
Investimento: R$50,00
programa completo do curso:
http://www.unama.br/aconteceNaUnama/cinema/cinema-escola.pdf
Postado por Cinema como recurso pedagógico na Escola às 09:35 0 comentários
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Inscrições Encerradas, Aguardem Nova Turma
UNAMA abre inscrições para o curso de capacitação de professores e estudantes
UNAMA abre inscrições para o curso de capacitação de professores e estudantes da área de educação na utilização de filmes como ferramenta de apoio pedagógico. Serão 10 aulas que irão apresentar técnicas para trabalhar com a linguagem áudio-visual, contribuindo para leitura adequada de um filme, explorando-o numa perspectiva educativa e interligando o cinema as aulas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Estudos Sociais, entre outros. O curso pretende ainda auxiliar os profissionais e estudantes da área na abordagem de temas transversais como : Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Ética, Saúde e Trabalho, Relações Sociais, Racismo, etc.
O curso será ministrado pelo cineasta João Inácio que já trabalha há dez anos na produção e exibição de cinema. Desenvolveu por sete anos o projeto Cinema BR em Movimento no Estado do Pará, trabalhando a distribuição alternativa de filmes e a inserção da linguagem cinematográfica na grade curricular de escolas públicas. No final de 2006, foi o Roteirista Premiado no concurso de Apoio à Produção de Obras cinematográficas Inéditas promovido pelo Ministério da Cultura. O roteiro de seu curta metragem 'Shala' foi um dos 20 vencedores de todo o Brasil.
De acordo com Inácio, a partir desse aprendizado o educador irá dispor de mais um recurso importante para tornar o ensino mais atraente e produtivo. O Cinema não deve substituir a aula formal, e sim ser utilizado como um instrumento completando o aprendizado de sala de aula. Considerando também que a obra cinematográfica torna-se facilitador das discussões derivadas do filme e suas entrelinhas, possibilitará trocas interpessoais, reforçando os laços de amizade e o crescimento individual de alunos e professores. E ainda, criando chances para que ambos produzam debates e reflexões a respeito de temas variados, certamente fomentará a construção de vasta discussão quando o educador poderá exercer literalmente seu papel na formação de cidadãos críticos, em busca de uma sociedade melhor.
Segundo Inácio, a utilização de cinema como recurso pedagógico não é novo. Estudos mostram que desde 1910 já se empregava o cinema no ensino e na pesquisa científica. Vale lembrar que em janeiro de 1937 o então Presidente Getúlio Vargas criou o Instituto Nacional de Cinema Educativo, destinado a promover e orientar a utilização da arte cinematográfica, especialmente como processo auxiliar do ensino, e ainda como meio de educação popular em geral. E não vamos longe:no ano de 2005 o prefeito Ducimar Costa assinou a lei Nº 8.432, instituindo o programa Cinema nas Escolas na Rede Municipal de Ensino que consiste nas exibições de filmes de curta e longa metragem, incentivando pesquisas, debates e exibição de obras cinematográficas com prioridade ao cinema nacional, latino americano e, em especial, do cinema paraense. A exibição das obras cinematográficas, a pesquisa e os debates decorrentes deverão possuir caráter pedagógico, em consonância com os conteúdos programáticos da Rede Municipal de Ensino.
Mas para que as leis sejam colocadas em pratica, cabe também ao professor/educador desenvolver um planejamento prévio e adequado, possível de ser executado, através de um roteiro que o guie a explorar o filme por uma perspectiva educativa, preparando antecipadamente o que vai ser visto fazendo uso de melhores formas de abordagem do assunto, antes e depois da exibição. Técnicas essas que serão exploradas durante o curso cujos participantes receberão vasto material de leitura e sugestões para o uso de cada obra em sala de aula, garante Inácio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário