segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Alunos da Escola Estadual Tristão de Barros ganham prêmio internacional da Samsung



Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Tristão de Barros, em Currais Novos, ganharam o 1º Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A premiação foi entregue em São Paulo na última segunda-feira, dia 8, e foi divulgada na edição deste final de semana da revista Carta Capital.

O concurso propôs aos alunos e professores do Ensino Médio das escolas públicas de todo país o desenvolvimento de projetos de Ciências e Matemática que trouxessem soluções e ideias para problemas identificados em suas comunidades, de forma a transformar a realidade local.

Na Escola Estadual Tristão de Barros funciona um programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que auxilia 24 alunos com necessidades especiais. Foi para ajudar esses alunos que surgiu a ideia de desenvolver uma tecnologia tanto sustentável quanto inclusiva, sob orientação do professor de Física, Ivanês Oliveira Alexandrino.

Os alunos  transformaram lixo eletrônico de peças de celulares, automóveis e computadores coletados pela escola desde 2012, em parceria com lojas de informática de Currais Novos, em instrumentos que auxiliam a locomoção. Dois desses objetos construídos foram uma cadeira de rodas motorizada controlada por meio de um joystick e uma bengala com sensores bidimensionais para cegos.

Os alunos curraisnovenses disputaram com outros 27 mil estudantes de sete países da América Latina e foram os grandes vencedores da etapa Brasil, ao lado de colegas da Escola Murilo Braga, de Martinópolis, Ceará, que criaram um filtro feito do pecíolo da folha de carnaúba para o tratamento de água. Juntos, os prêmios somam R$ 250 mil. O Tristão de Barros também ganhará dos organizadores uma sala interativa com infraestrutura e produtos tecnológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário