domingo, 30 de agosto de 2015

Florânia a Capital do Cinema , nova produção cinematográfica

 " E SE FOSSE O FIM DO MUNDO ?"
O cineasta José da Silva Júnior, juntamente com os professores Assis e Júnior Galdino e atores floranienses , estão realizando uma grande produção cinematográfica, tendo como título " E se fosse o fim do Mundo? 
Este projeto retoma as atividades na cidade de Florânia, sendo conhecida como a Capital do Cinema.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Projeto RPTV amplia as ações e monta estúdio em Florânia

O Projeto RPTV articula educação, cultura e comunicação a partir do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens. Nesse sentido, o projeto tem realizado trabalhos de formação na área de fotografia e produção audiovisual junto aos alunos de escolas públicas de Natal e Currais Novos. Agora o projeto também firmou base no município de Florânia, onde o Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP, já atuava desde 2008 com ações em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
“O município de Florânia sempre demonstrou aptidão para as artes visuais e agora o projeto vem somar com estudantes e professores para fazer da cidade um polo de produção para televisão”, disse Raimundo Melo – coordenador do projeto.
Assim como em Currais Novos o projeto montou um estúdio no espaço da Escola Estadual Teônia Amaral e além da escola tem agregados parcerias como o Ponto de Cultura Baú das Artes, o Pontão de Cultura e Comunicação e o Programa Mais Cultura nas Escolas. Nesse espaço, alunos e professores aprendem e exercitam a linguagem audiovisual.

Casa de Cultura de Florânia realiza grande encontro de cultura no Dia do Folclore!


Os agentes de cultura que atuam na Casa de Cultura de Florânia, que localiza-se na Região do Seridó, presentearam a população com um grande encontro de poetas, teatro, danças, apresentações culturais em paceira com escolas do município neste domingo dia 23 de agosto em comemoração O Dia do Folclore.
Presente no evento, professores, gestores, vereadores,  funcionários públicos, alunos e toda a comunidade floraniense..
Na ocasião as pessoas que trabalham com a culinária local, também tiveram o seu espaço para que os presentes na grande festa de cultura pudessem saborear as quitutes da Terra!
O prof. Josimar Tavares que fez a locução das apresentações e a agente cultural Andreia no apoio deste projeto.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Descobrindo Novos Leitores e Poetas é projeto de incentivo a leitura em escola de Florânia

A equipe de professoras que atuam na Biblioteca da  Escola Estadual Teônia Amaral, nas pessoas de  Rita Deusa , Divonete Pereiraa e prof.ª  aposentada  Juraci Araújo , todas ,   preocupada com a melhoria da leitura  e produção textual dos alunos, apresentaram o Projeto " Descobrindo Novos Leitores e Poetas no qual   a proposta de trabalho incentivar  os alunos a levarem  para suas casas livros da Biblioteca , para  fazerem boas leituras e depois realizarem produções poéticas.
A referida proposta de trabalho foi realizada no turno Noturno, com as turmas dos cursos Normal e Ensino Médio Diferenciado, no qual foi bem aceito por todos. E projeto tem todo o apoio da gestão da escola e coordenadores da referida escola.
A atividade fundamental desenvolvida na escola para a formação dos alunos é a leitura.
A leitura é a extensão da escola na vida das pessoas.
Hoje  muitos pesquisadores e professores reconhecem na leitura o seu papel fundamental  na aprendizagem, sabendo-se que é raro que desse a aprendizado os alunos venham a descobrir o prazer de ler.





MEC esclarece dados exibidos em programa de TV sobre cursos

1. O curso de medicina da faculdade Fama, em Mineiros (GO), que foi destaque no programa, não obteve a autorização do MEC. Sua abertura foi determinada por ordem judicial. O MEC já recorreu da decisão para derrubar a liminar em vigor.
2. O MEC tem compromisso com a qualidade na oferta dos cursos e vagas de medicina. As atuais políticas visam à melhor distribuição das vagas em cursos de todo o país, com critérios mais rigorosos para abertura e aperfeiçoamento dos mecanismos de avaliação. Assim, os jovens brasileiros terão maior oportunidade de ingressar em um curso de medicina, e o país formará os médicos que a população precisa.
3. Para isso, serão aplicadas avaliações bienais no 2º, 4º e 6º anos. Atualmente, a nota mínima para abertura de cursos de medicina é 4 (em uma escala de 1 a 5).
Assessoria de Comunicação Socia

sábado, 22 de agosto de 2015

Florânia terra de cultura forte



 
O Folclore é a riqueza das manifestações culturais.
Viva o povo que faz a cultura floraniense.

Viva a nossa cultura 22 de Agosto dia do Folclore!


                                                                                      
O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (incluindo no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o arqueólogo inglêsWilliam John Thoms.
Sabemos que o folclore, ou cultura popular, tem despertado grande interesse de pesquisadores de todo o mundo desde o século XIX. É fundamental para um país conhecer as raízes de suas tradições populares e cotejá-las com as de caráter erudito. Os grandes folcloristas encarregam-se de registrar contos, lendas, anedotas, músicas, danças, vestuários, comidas típicas e tudo o mais que define a cultura popular.
Parabenizar os artista e cantores  floranienses que fazem a nossa cultura ser forte e maravilhosa.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O poeta professor que se tornou Mestre, Parabéns Joelson Araújo

Parabéns para o prof. Joelson Araújo que hoje defendeu sua Tese de Mestrado na UFRN.
Menino que sempre estudou em escola pública e hoje é referência na educação do RN.
Grande poeta que nos encanta com seus lindos cordéis e defensor da valorização cultural.
Receba o nosso abraço, que Deus o abençoei!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto Cultivando Leitores é sucesso na Serra do Cajueiro

A Escola Municipal Aprígio Soares, localizada na comunidade Cajueiro município de  realizou neste dia 20, o grande encontro de alunos, no qual apresentaram atrações folclóricas para todos os presentes, dentro do Projeto " Cultivando Leitores", que tem como proposta inicial  o incentivo pela leitura.
Durante a semana foram realizadas várias atividades com intuito de proporcionar a transformação do aluno e comunidade a viajarem no mundo da imaginação através da leitura .
A referida escola, trabalha desde o pré-escola até o 4º, tendo nas suas professoras um compromisso com uma educação de qualidade.
A família é um grande aliado nessa proposta de integração e paceira , presente no cotidiano escolar do aluno.
Neste dia, estiveram presentes a equipe da SEMEC, nas pessoas da Secretaria de Educação  Julineide, Teônia Cruz e Lúcia Galvão.
Participando da programação, o prof. poeta Joelson Araújo, que encantou a todos com seus cordéis maravilhosos, também a presença da prof.ª Juraci Araújo, que sempre trabalhou projetos que contribuíram para o incentivo a leitura, produção textual e poética.
Na coordenação da escola, temos a prof.ª Nazaré , que fez a locução das apresentações da festa.
A prof.ª Gracinha Rodrigues apresentou com sua turma várias atividades de cultura e leitura. As demais professoras Maryfran, Dapaz Diniz e Gorete também  compartilharam com apresentações nesta linda que encantou a todos os presentes.
 

Gracinha Rodrigues a prof.ª nota 10!

Professora Gracinha Rodrigues fazendo a diferença na educação de Florânia/ RN, mostrando que quando se quer se faz um trabalho que valoriza a autoestima dos alunos, o incentivo a leitura e a cultura.
Trabalhar com amor, dedicação e ousadia , os resultados são gratificante.
Merece os nossos aplausos!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Prof. Canindé e as aulas no Laboratório de Biociências

Nesta quarta-feira dia 19 do corrente mês foi realizada uma aula no Laboratório de Biociências com microscópio e observação de células.
 A turma do 1º ano noturno da Escola Estadual Teônia Amaral, que está iniciando a disciplina Biologia, participou desta aula prática a qual puderam conhecer o microscópio, observar as estruturas histológicas e consequentemente as células das cebolas, que são células relativamente grandes comparadas às células animais, o que facilita a observação. Os estudantes coletaram dados e informações para posterior relatório juntamente com uma síntese sobre as teorias celulares desde Robert Rooke até a citologia moderna.
O prof. Canindé Silva, ter realizado aulas atrativas na referida escola.

Escola Teônia Amaral realiza reunião para a implantação do Grêmio Estudantil.

Escola Estadual Teônia Amaral realiza reunião  para escolha dos representantes de turma os quais irão fazer parte do conselho de classe. Como também, estudo sobre a importância do grêmio estudantil.
O Grêmio que estabelece uma boa rede de relações com os outros atores da comunidade escolar terá mais pessoas comprometidas com as ações que pretende realizar, e assim poderá ampliar o alcance e o impacto de suas iniciativas.
A reunião teve a coordenação da prof.ª Socorro Santos de Araújo e apoio da equipe gestora.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Prof. André e o projeto Projeto Ambiental Piracanjuba

 Projeto Ambiental Piracanjuba, que será realizado, em sua terceira edição, no dia 12 de setembro de 2015, no Rancho Morada do Sol, nas imediações da Prainha Artificial de Paulo de Faria, que infelizmente ainda está interditada, mas esperamos que todos os problemas se resolvam antes da edição desse projeto para que possamos admirar ainda mais a beleza do local. Tenho fé!.
Meu nome é André Dorta, sou professor na Rede Pública de Ensino de Orindiúva, e esse projeto surgiu de uma brincadeira entre amigos. Estávamos navegando de kaiak nas águas do Rio Grande em Paulo de Faria, onde resido, quando uma grande amiga, a fantástica professora Maria Henriqueta Ribeiro Gameiro percebe, com a percepção que lhe é peculiar, uma grande quantidade de lixo flutuando nas águas do rio e resolveu por conta própria ir coletando e colocando em um saco plástico. Passado algum tempo e percebendo a quantidade de material coletada, ela sugeriu que um dia fizéssemos um novo passeio só com esse objetivo.
Como era, nesse dia escolhido, um dia importante e no calendário da Sabesp, conseguimos firmar uma parceria sólida e, no dia 21/09/2013, surgiu a primeira edição do Projeto.

O projeto ainda está em desenvolvimento, mas já posso adiantar que esse ano não queremos nos limitar apenas a data do encontro do projeto em si e, com novas parcerias, queremos fazer uma Corrida Ecológica, um Enduro, passeios, atividades educacionais com a parceria das Instituições de Ensino Locais, pesquisas, Etc.
André Dorta
Paulo de Faria-SP
(17) 99738-4420


Projeto Cultivando Leitores faz sucesso na Serra do Cajueiro

A Escola Aprígio Soares realizou hoje A trilha do Saber,atividade essa que está inserida no projeto Cultivando Leitores.
 Na ocasião os alunos entregavam livros a comunidade com o objetivo de incentivo a leitura
.Durante todo o percusso tivemos a participação dos pais.
A prof.ª Gracinha Rodrigues tem feito grandes projetos que fazem a diferença educação municipal de Florânia/RN.
A referia escola, fica localizada numa comunidade rural, Serra do Cajueiro, no qual esse trabalho da prof.ª tem tornado aulas prazerosas aos seus alunos.
Projeto como esse, merece os nossos aplausos