segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PROJETO DA POESIA É REFERÊNCIA NACIONAL NO JORNAL DO MEC.


Ícone da Seção

Edição 47 - Poesia na Sala de Aula

Notícias

Poesia na escola traz resultados gratificantes

Alunos da professora Juraci são convidados a participar de recitais de poesia.
Alunos da professora Juraci são convidados a participar de recitais de poesia.
Autor: Arquivo da escola
  • É gostoso trabalhar a poesia no ambiente escolar, diz a professora Juraci.
  • A professora Juraci também incentiva o gosto pelo cinema.

Poesia na Escola e na Sala de Aula é o título de um projeto desenvolvido, há dez anos, pela professora Juraci Araújo, do município de Florânia (RN), há cerca de 200 Km de Natal. Além de buscar a ampliação do repertório dos alunos, o projeto pretende trabalhar o texto poético e incentivar os estudantes a criarem o seu mundo de fantasia, liberando seus sonhos.
“É gostoso trabalhar a poesia no ambiente escolar, incentivar a produção poética e descobrir as novas gerações, isto é, os grandes talentos poéticos”, diz a professora, que é graduada em ciências biológicas, com especialização em tecnologias da educação. Segundo ela, que trabalha como professora de telessala na Escola Estadual Teônia Amaral, os resultados são gratificantes: os alunos melhoram a autoestima, o rendimento escolar, e o comportamento.
De acordo com Juraci, seus alunos têm sido convidados a participar de eventos, quando recitam seus próprios poemas ou de autores da cidade e de outras regiões do Brasil. Também têm participado de vários programas produzidos pela TV Escola, durante a Semana da Poesia. “Sinto-me feliz e estimulada a continuar o trabalho de valorização cultural da nossa cidade, tão rica em poetas”, enfatiza.
Dinâmica e incansável, a professora se preocupa em fazer da escola um ambiente prazeroso e agradável para os estudantes. Nesse sentido, participa de outros projetos, como o Cinema na Escola, realização da Secretaria Estadual de Educação e do Ministério da Cultura, que Juraci ajudou a implantar na Teônia Amaral, em 2008. Além de assistirem filmes na escola, os alunos são incentivados a fazerem suas próprias produções, com a participação de estudantes, professores e a própria comunidade - Um dos filmes produzidos é Feliciana e os Cabaços do Sertão, dirigido pelo professor J. Júnior.
(Fátima Schenini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário