O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)
do Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira, 2, os números
referentes à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.
Foram corrigidas 4.113.558 redações. Estavam em branco 1,82%; com nota
zero, 1,76%. Entre as motivações para a falta de nota estão texto
insuficiente ou com cópia do texto motivador.
Para um terceiro corretor foram encaminhadas 20,10% das redações —
826.798. Para a banca de examinadores, o índice ficou em 2,43% do total
de redações, ou 100.087.
“Os números ficaram dentro do previsto nas simulações realizadas por
técnicos do Cespe/UnB [Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da
Universidade de Brasília] e pela comissão de especialistas do Inep,
composta por pesquisadores e membros da Associação Brasileira de
Avaliação (Abav)”, disse o presidente do Inep, Luiz Claudio Costa.
Competências — A correção da prova de redação do Enem avalia cinco competências:
1. Domínio da norma padrão da língua escrita
2. Compreensão da proposta de redação e aplicação de
conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do
tema nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
3. Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e
interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um
ponto de vista
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
5. Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
A pontuação atribuída a cada competência pode variar até 200 pontos. A nota máxima da redação é de mil pontos.
As provas de redação do Enem de 2012 foram examinadas por dois
corretores, sem que um conhecesse a nota atribuída pelo outro. Caso a
diferença na nota final tenha sido superior a 200 pontos, o texto foi
avaliado por um terceiro corretor.
Em anos anteriores, isso ocorria quando a discrepância entre as duas
primeiras notas superava os 300 pontos. Caso a nota atribuída pelos dois
corretores em uma competência tivesse diferença maior que 80 pontos, de
200 possíveis, a correção passaria por uma terceira aferição.
A partir do exame de 2012, é acionada uma banca examinadora de
excelência caso a diferença entre as notas dos três avaliadores
permaneça superior a 200 pontos. Composta por três professores, a banca é
responsável pela atribuição da nota final ao participante. Esta
resultará da média aritmética daquelas atribuídas pelos avaliadores.
Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser de 640 pontos e a do
segundo, 480 — diferença inferior a 200 pontos —, a nota final da
redação do candidato será a média aritmética das duas. No entanto, caso a
de um corretor, em uma competência, seja 160 e a de outro, 40, a
redação será encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, na
mesma competência, se aproximar daquela atribuída por um dos dois
corretores anteriores, não haverá necessidade de intervenção da banca
examinadora. A avaliação mais baixa será eliminada.
O estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto,
apresentar estrutura textual que não seja a do tipo
dissertativo-argumentativo, entregar folha em branco ou com sete linhas
ou menos, copiar os textos motivadores e reproduzir impropérios,
desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.
Capacitação — Para atuar na avaliação das provas do
Enem, os corretores passaram por dois meses de treinamento presencial e a
distância, no qual foram abordadas as especificidades de cada
competência e o conjunto do texto. Nas duas semanas seguintes à prova,
os profissionais passaram por nova capacitação, voltada para a correção
do tema de 2012 — O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21. Os
examinadores foram submetidos a pré-teste de avaliação da capacidade de
proceder à correção de acordo com o padrão estabelecido pela banca
examinadora.
A divulgação do espelho das provas na internet é parte do termo de
ajustamento de conduta firmado pelo MEC com o Ministério Público
Federal. De acordo com o item 15.3 do edital do Enem,
as vistas da prova de redação têm finalidade exclusivamente pedagógica.
Não serão aceitos outros recursos além dos especificados no edital.
FONTE: PORTAL DO MEC.
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