sexta-feira, 30 de maio de 2014

90% dos brasileiros acreditam que cursos técnicos são o caminho para conseguir um emprego


Gustavo Morita
Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope revelou que 90% dos brasileiros acreditam que os cursos técnicos e profissionalizantes são um caminho rápido para conseguir um emprego e ter um bom salário. No entanto, a percepção contrasta com o baixo número de pessoas que buscam esse tipo de formação. As principais razões para que 75% da população nunca tenha feito cursos do gênero são: falta de tempo para estudar (40%), falta de recursos para pagar (26%) e falta de interesse (22%). Entre os que optaram pela educação profissional, 43% estudaram ou estudam em instituições do sistema S, formado pelo Senai, Senac, Senar e Sebrae. A rede privada vem em segundo lugar, com 37% das respostas, seguida da rede pública com 20%. O levantamento ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 143 municípios brasileiros. Em contrapartida, o Censo Escolar 2013, divulgado recentemente, mostrou um aumento de 5% no número de matrículas na modalidade Educação Profissional, que inclui matrículas de ensino médio técnico, ou seja, integrado à educação profissional. 

http://revistaeducacao.uol.com.br/

MEC autoriza criação de 25 mil vagas em instituições privadas

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação autorizou, nesta sexta-feira, 30, a criação de 25.130 vagas em 181 cursos de bacharelado, tecnólogo e licenciatura, todas em instituições de ensino superior privadas. 

As portarias nº 337, 338, 339, 340, 341, 342, 343, que autorizam as vagas, foram publicadas no Diário Oficial da União. Entre os cursos autorizados se destacam as engenharias, com 6.330 vagas em 43 cursos. Também foram criadas 1.040 vagas em sete licenciaturas em pedagogia. 

As portarias podem ser acessadas no portal da Imprensa Nacional

Assessoria de Comunicação Social

MEC autoriza abertura de 30 novos cursos superiores presenciais

O Ministério da Educação publicou hoje (30) no Diário Oficial da União portaria que autoriza o funcionamento de 30 cursos superiores em instituições privadas. Os cursos estão distribuídos em faculdade de 11 estados brasileiros.
As novas vagas são em cursos como arquitetura e urbanismo, engenharias civil, mecânica, elétrica e ambiental, administração, teologia, ciências contábeis, gestão de recursos humanos, logística, entre outros. No geral, cada curso tem entre 100 e 200 vagas disponíveis.
Para serem autorizados, os cursos devem preencher uma série de requisitos quanto ao projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura, e ainda passar por uma visita ao local. Após a autorização para oferta de turma e quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária total a instituição deve solicitar o seu reconhecimento, que é necessário para a validade nacional dos diplomas dos estudantes.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Relação de cursos já pode ser consultada pelos candidatos

Os candidatos que pretendem o acesso à educação superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação já podem consultar a relação de cursos e vagas ofertadas. As inscrições para a edição do Sisu neste segundo semestre estarão abertas na segunda-feira, 2 de junho, e se estenderão até as 23h59 do dia 4 (horário de Brasília), conforme edital publicado na terça-feira, 27. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
O Sisu toma como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição para a segunda edição de 2014 do Sisu estará restrita ao estudante que tenha participado do Enem de 2013 e que não tenha tirado nota zero na redação.
Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode vai tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
A primeira chamada será divulgada em 6 de junho, com matrículas nos dias 9, 10, 11 e 13. A segunda chamada, prevista para o dia 24, terá matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.
A consulta à oferta de vagas e as inscrições serão feitas exclusivamente na página do Sisu na internet a partir desta quarta-feira, 28.
Edital nº 18/2014, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, que define o processo de seleção unificada para este segundo semestre, foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira, 27.

Assessoria de Comunicação Social

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Plenário aprova texto-base do Plano Nacional de Educação

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10), segundo o parecer do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) para o texto do Senado. Por acordo entre as lideranças, os destaques apresentados pelos partidos ao texto serão analisados na próxima semana.

Entre as mudanças aprovadas pela Câmara na comissão especial está a meta de atingir a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação pública ao final dos dez anos de vigência do novo plano.

Um dos pontos em debate nos destaques é a possibilidade de a União ter de complementar recursos de estados, Distrito Federal e municípios se estes não atingirem o montante necessário para cumprir padrões de qualidade na educação, conceituados como Custo Aluno Qualidade inicial (CAQi) e Custo Aluno Qualidade (CAQ).

terça-feira, 27 de maio de 2014

Convite , Rádio Ibiapina 12 anos de alegria

Programação de Aniversário dos 12 anos da Ibiapina Fm em Florânia.
Terça - Feira - 03/06
20:00h - Programa Especial S.O.S Vida.
Responsável: Ação Integrar.
Local: Coreto da Praça.
Quarta – Feira - 04/06
20:00h – Programa Especial em Homenagem a Difusora
Responsável: Maria José
Quinta – Feira – 05/06
10:00h – Santa Missa em ação de graças pelos os 12 anos da Ibiapina Fm.
Local: Prédio Anexo a Rádio.
20:00h – II Encontro de Poetas e Repentistas.
Responsável: José Lúcio.
Local: Coreto da Praça.
Sexta – Feira – 06/06
21:00h – Show em Praça Pública.
Animação: Jandy do Acordeon e Banda.
Participação: Sistema Nervoso.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Trabalho em telessala resulta em produção de filme sobre Lampião


O filme tem cenas de ação, romance e um toque de humor
O filme tem cenas de ação, romance e um toque de humor
Autor: Arquivo da professora
  •  O filme, A Revolta de Lampião, foi feito utilizando um telefone celular
  • O projeto foi desenvolvido com muita determinação e força de vontade

A professora Irene Maria de Medeiros é adepta das teleaulas. Na Escola Estadual Capitão-Mor Galvão, no município potiguar de Currais Novos, ela é orientadora do ambiente da telessala, que considera importante e capaz, em combinação com outros espaços, de ampliar as possibilidades de aprendizagem.
“A telessala, aliada ao projeto TV Escola-Multidisciplinar, pode ser, cada vez mais, um ponto de partida e de chegada”, diz Irene. “Nesse espaço, que defendo como um ambiente estimulador, pois adota as mídias de forma construtiva, atendo alunos do terceiro ano do ensino médio noturno diferenciado, com projetos interdisciplinares”, explica.
Na metodologia de telessala são combinados diversos recursos didáticos para favorecer a aprendizagem. O grupo de estudantes é conduzido por um orientador, responsável pela organização do ambiente e pelo desenvolvimento da aula. A telessala é, assim, um ambiente de aprendizagem, de investigação, pesquisa, construção e criatividade, com o apoio de equipamentos eletrônicos. “Educar com novas tecnologias é um desafio, mas podemos fazer adaptações”, destaca a professora, com conhecimento de causa. Seu projeto, O Prazer de Educar na Arte do Fazer Cinema, que usa como ferramenta um telefone celular, foi um dos vencedores da sétima edição do Prêmio Professores do Brasil em 2013, na subcategoria Educação Digital Articulada ao Desenvolvimento do Currículo.
“Apresentar ao aluno a linguagem do cinema usando um simples celular serve de alerta a nós, professores”, enfatiza. “Precisamos aprender a gerenciar vários espaços integrados de forma aberta, equilibrada e inovadora, pois só assim avançaremos de verdade e poderemos falar de qualidade na educação, onde a tecnologia seja um apoio facilitador da aprendizagem humanizadora.”
Cinema — Segundo Irene, só com muita determinação e força de vontade foi possível desenvolver o projeto. “E a interação entre a família e a escola foi crucial”, destaca. O projeto contou com algumas parcerias e com o apoio da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte. “A escola nos apoiou em todos os momentos, sempre aprovando as ideias e colocando, na medida do possível, materiais disponíveis para a execução das filmagens”, afirma.
Como o propósito da professora era orientar os alunos sobre a linguagem do cinema, ela aproveitou o que eles tinham em mente para, a partir daí, orientá-los na criação do roteiro. O filme, A Revolta de Lampião, tem cenas de ação, romance e um toque de humor. O personagem principal é Virgulino Ferreira da Silva, cangaceiro nordestino, conhecido como Lampião [1898-1938].
Parte do filme foi realizada em Povoado da Cruz, localidade próxima. Os estudantes foram muito bem recebidos pelos moradores. “Algumas cenas precisaram ser gravadas até 15 vezes, sob o sol. Mas o resultado final ficou maravilhoso”, avalia a professora. Este ano, ela dará sequência ao projeto, com novo assunto. Por ser ano eleitoral, ela enfocará o tema Democracia e Cidadania: meu Voto Consciente. Para tanto, pediu a participação de professores de filosofia, sociologia, língua portuguesa e história. “O projeto vai ser de grande significado para a instituição de ensino e para o aprendizado dos nossos alunos”, diz.
Irene entende que cada educador deve escolher a mídia educacional que melhor se encaixa em sua disciplina e em seu cotidiano a fim de tornar a sala de aula um ambiente interativo e prático, que busque a relação entre o aprender e o ensinar. Pedagoga e pós-graduada em tecnologias em educação, ela atua no magistério há 32 anos. (Fátima Schenini)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

domingo, 25 de maio de 2014

PNE fixa 20 metas para educação

Quando o projeto do Plano Nacional da Educação foi enviado ao Congresso Nacional em 2010, toda a turma do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisca Ferreira, nas Quintas, ainda ensaiava os primeiros passos na educação infantil. Quatro anos depois, envolto em polêmicas relacionadas principalmente às fontes de recursos para o setor, o plano finalmente está prestes a ser votado na Câmara dos Deputados. 
Junior SantosCláudia Santa Rosa: plano se aproxima das grandes demandasCláudia Santa Rosa: plano se aproxima das grandes demandas

O projeto, que traça metas e diretrizes para a Educação em todo o país  no decênio 2011 a 2020, foi aprovado por uma comissão especial da Casa no dia 6 deste mês, e agora espera a apreciação no Plenário para então, sendo aprovado, seguir para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.  A votação deve ocorrer na próxima quarta-feira (28), segundo o presidente da Câmara,  deputado Henrique Alves. 

As 20 metas do PNE, entre outros pontos, prevêem a melhora dos índices educacionais brasileiros, passando pela universalização do acesso à escola, alfabetização na hora certa, ampliação do ensino em tempo integral e valorização e qualificação do magistério. O ponto que gerou a maior discussão foi o uso de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação, bem como a destinação dos royalties do pré-sal. No princípio, a proposta do Governo Federal era deixar em 7% do PIB, a exigência mínima de investimentos. 

Especialistas e gestores locais afirmam que, mesmo antes de se tornar lei, o PNE serve de direcionamento das políticas públicas voltadas para a Educação. Para a professora Cláudia Santa Rosa, diretora do  Instituto do Desenvolvimento da Educação (IDE), trata-se de uma proposta benéfica, porém atrasada. “É um plano que se aproxima das grandes demandas nacionais da Educação. É resultado de um debate da sociedade. Mas estamos com um atraso. O país já podia estar  executando e planejando o plano da próxima década”, avalia. Ela defende principalmente o aumento da carga horária das escolas, passando para o ensino integral. A proposta é que até 2020, 50% das escolas de ensino básico funcionem neste formato. “O Brasil tem uma das menores cargas horárias do mundo, com quatros horas e meia, ou cinco. Isso quando o professor não falta”, pontua. 

Ainda de acordo com a diretora do IDE - ONG de controle social da Educação criada há dez anos no Rio Grande do Norte - apesar de positivas,  as metas ainda seriam voltadas para temas básicos. “A gente continua lutando para fazer o óbvio, o trivial. Me refiro, por exemplo, à presença do aluno e do professor na sala de aula. Se as metas forem cumpridas, o país estará muito bem”, coloca. Um dos avanços apontados por ela, seria a redução de metas. “Antes eram centenas e os gestores não sabiam para onde ir”. 

A secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho avalia  que as metas são exequíveis. É preciso porém, continuidade das estratégias, visto que os planos ultrapassam o período de um governo. Ela também confirma que a Lei beneficia a sociedade como um todo, uma vez que fica mais fácil cobrar, dos gestores, as responsabilidades quanto aos resultados obtidos. 

Para o servidor público e universitário Emilson Silva, cuja filha estuda na rede municipal da capital potiguar, o projeto é imprescindível. “É preciso que isso seja feito. Que os alunos sejam educados na idade certa... mas também precisamos de  uma reforma geral”, defende. 

Além do planejamento, Cláudia Santa Rosa aponta outros dois pontos, a execução e a avaliação das metas, como coisas fundamentais. Com a ampliação dos investimentos na Educação, caberá à sociedade verificar se o dinheiro “que muitas vezes é gasto com coisas secundárias”, vai ser bem utilizado.
http://tribunadonorte.com.br/

sábado, 24 de maio de 2014

Profª Juraci Araújo comemorar seu niver em grande estilo ao lado da Deputada Fátima Bezerra



Nesse dia 23 de maio  do corrente mês a prof.ª Juraci Araújo participou da grande festa de aniversário da Deputada Federal Fátima Bezerra em Natal, no qual a mesma comemorou seu niver em grande estilo ao lado de amigos, colegas professores e a mana Dora Araújo.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Projeto de incentivo ao esporte e alimentação saudável é sucesso em Florânia RN



 Alunos da Escola Estadual Teônia Amaral, localizada na cidade de Florânia, RN, região do Seridó, continuam participando do projeto " A Importância do Esporte na vida do jovem".
O objetivo do projeto é incentivar a prática do esporte na vida dos jovens e manter uma alimentação saudável.
Dentro do projeto, são trabalhadas várias atividades : leituras e produções de textos sobre o tema, exibição de vídeos, recorte e colagem, entrevistas, caminhadas, práticas de exercício e oficina no qual temos a parceria do nosso ex-aluno concluinte do curso de Nutrição UFRN, o aluno Cállysson Pinheiro.
Graças a Deus esse projeto pedagógico tem nos dados resultados positivos, que já estamos trabalhando e até ouvir alunos que participaram no ano de 2013 que mudaram seu hábito alimentar, depois do projeto, falou a prof.ª Juraci Araújo, coordenadora .
Tudo isso nos dar força para continuarmos com nosso trabalho.
Fotos: Juraci Araújo

Em reunião com o SINTE/RN, SEEC responde pauta de professores e funcionários

Em reunião com o SINTE/RN, SEEC responde pauta de professores e funcionários

A direção do SINTE/RN se reuniu com a chefe de gabinete da SEEC na manhã desta quarta-feira (21), para tratar de diversos assuntos. Veja abaixo as reivindicações apresentadas pelo SINTE/RN e as respectivas respostas dadas pela SEEC:

*Pagamento da gratificação dos diretores e vice-diretores das escolas
O pagamento será efetuado ainda em maio e com efeito retroativo a abril
* Pagamento do 1/3 de hora atividade para 600 profissionais
A chefe de gabinete informou que está trabalhando para encaminhar o pagamento na folha de maio.
* Carga Suplementar 
Segundo a chefe de gabinete, o pagamento continuará no mês de maio
*Convocação de concursados
Segundo a chefe de gabinete, novas convocações serão feitas no mês de junho, no entanto, não foram informados os números de recrutamentos.
* Os 1.400 professores 
A SEEC havia informado que cerca de 1.400 professores estavam sem trabalhar, no entanto, durante a reunião, a representante da secretaria informou que houve um erro nas informações, e que são poucos os que se encontravam sem trabalhar.

Pauta dos funcionários
*Plano de Carreira
A direção do SINTE/RN recebeu a confirmação de que um estudo está sendo realizado, o objetivo é pagar os 70% restantes ainda em 2014. A chefe de gabinete da SEEC, durante a reunião, falou com a governadora Rosalba Ciarlini por telefone. A chefe do executivo estadual disse ter mando fazer o estudo e adiantou que no mês de junho poderá antecipar algum percentual.
*Pagamento da GME
A gratificação do mérito educacional (GME) será paga ainda neste mês de maio.
http://www.sintern.org.br/

terça-feira, 20 de maio de 2014

Parabéns ao Maestro Damião e seus alunos formandos no Curso Técnico em Música UFRN.

Primeiros músicos da Filarmônica da Juventude de Florânia a ingressarem e concluírem o ''Curso Técnico em Música'' da escola de música da UFRN através do Pronatec. Isso tudo é obra das mãos de Deus. Agradeço á todos por persistirem e chegarem até o final desta jornada.
Maestro Damião Celestino ( Dãozinho)
Primeiros músicos da Filarmônica da Juventude de Florânia a ingressarem e concluírem o ''Curso Técnico em Música'' da escola de música da UFRN através do Pronatec...
Foto: Dãozinho.

Alunos de Florânia participam da Mostra de Profissões na UFRN



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu as portas para receber os alunos que desejam ingressar na instituição através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Durante três dias, na última semana, os candidatos a uma das 6.982 vagas ofertadas pela UFRN para o próximo ano, conheceram um pouco mais sobre as profissões que eles almejam alcançar. Durante a quinta edição da “Mostra de Profissões”, foi apresentado a tabela com os pesos e ponto de corte das provas que servirá para avaliação das notas do Enem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nas edições 2014.1 e 2014.2.O único modo de acesso à UFRN, a partir desse ano, será através do Enem e posterior seleção no Sisu. Somente pode se inscrever no Sisu o candidato que fizer o Enem no ano anterior. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, por meio da página do Sisu, sem a cobrança de taxa. O Sisu abre inscrições duas vezes ao ano, conforme planejamento do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A UFRN oferta vagas no Sisu para o primeiro e segundo semestre. O candidato, no momento da inscrição, pode escolher até duas opções de curso entre as vagas ofertadas pelas instituições.

No caso da UFRN, serão ofertadas, nas duas edições do Sisu em 2014, 6.982 vagas. Esse número ainda pode sofrer alterações pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN. Para conseguir uma das vagas, o aluno precisa alcançar a nota mínima exigida e sua posição é influenciada diretamente pelos pesos de cada área do ensino. Em maio passado, o Consepe, através da Resolução 078/2013, definiu os pesos e pontos de corte, bem como agrupou os cursos em áreas específicas.Alunos da Escola Estadual Teônia Amaral , Florânia-RN também  participaram desse grande evento da Mostra de Profissões e ficaram encantos e incentivados a construírem  seus projetos de vida através da educação.
Presentes no evento os professores da referida escola: Canindé Silva, Felipe Medeiros e Juraci Araujo.
Fotos: Juraci Araújo

Candidatos aprovados no concurso da UERN são convocados -

Também foram convocados outros três agentes administrativos em dois municípios
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) convocou mais 18 aprovados no concurso público realizado em 2010. São 15 novos servidores que vão trabalhar no Campus Central, em Mossoró, sendo dez técnicos de nível superior e cinco agentes administrativos.
Também foram convocados outros três agentes administrativos. São dois para o Campus Avançado de Assú e outros dois para o de Pau dos Ferros.
Os novos servidores terão entre 21 de maio e 20 de junho para se apresentarem à Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), situada no Edifício Epílogo de Campos, Praça Miguel Faustino, s/n, Centro, Mossoró. CEP: 59.610-190. No ato da apresentação os convocados devem apresentar uma série de exames que estão listados no edital de convocação. 
Os candidatos insclusos na lista de chamada que não puderem assumir o cargo podem requerer passar para a última colocação. Nesse caso será convocado o candidato melhor colocado na lista. A partir da posse o candidato inicia o processo de estágio probatório de três anos.

Outras informações podem ser obtidas nos telefones (84) 3315-3028 e 3315-2122.


Tags: UERN; Novos Servidores; Convocação - See more at: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=30458&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA#sthash.DQ7eBLKy.dpuf

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Seminário discute integração do curso de Medicina com a comunidade caiconse

secretaria saude caico
A secretaria municipal de Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Ceres Caicó) estão realizando o II Seminário de Integração Ensino-Serviço-Comunidade para o Curso de Medicina Multicampi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento iniciou nesta segunda-feira (19), no Hospital de Oncologia do Seridó, e contou com a presença da vice-reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, Secretário de Saúde, Galvão Freire, Coordenador do Curso de Medicina, George Dantas, profissionais de saúde e a comunidade.
Com quarenta alunos inicialmente, o Curso de Medicina Multicampi da UFRN vai funcionar em sua primeira fase nas dependências do Hospital de Oncologia, em Caicó, e já conta com 19 professores do quadro efetivo da instituição. As matriculas para os alunos da primeira turma deve seguir o calendário do Sisu e da própria Universidade.
http://www.robsonpiresxerife.com/

Proposta sobre dados abertos vence maratona de projetos

Após maratona de 48 horas de atividades, a iniciativa Dados Abertos API foi a vencedora da segunda edição do Hackathon Dados Educacionais, evento realizado em Brasília, de sexta-feira, 16, a domingo, 18. Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com o apoio da Fundação Lemann, o Hackathon reúne hackers, programadores e inventores para o desenvolvimento de projetos de tecnologias digitais, com destaque para a transparência das informações públicas.
Os projetos inscritos foram avaliados em relação ao interesse público da iniciativa, à criatividade, à qualidade técnica e à aplicabilidade no trabalho desenvolvido pelo Inep. Os três primeiros colocados receberão bolsas da Fundação Lemman de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente. Ao todo, participaram do evento 38 pessoas, entre programadores, desenvolvedores de sistemas, estudantes, professores e outros profissionais.
O projeto vencedor está baseado em uma API [application programming interface], que pode ser traduzida como interface de aplicação de programas. Interface, em informática, é o meio pelo qual o usuário interage com um programa ou sistema operacional. Basicamente, o funcionamento de uma API é a criação de link (vínculo) que libera um canal aberto e direto para uma base de dados e facilita o acesso remoto a ela de forma atualizada. É o que acontece quando se entra em um site e logo são encontradas informações sobre a conta do usuário em uma rede social (facebook e twitter, por exemplo).
“Tentamos criar um parâmetro para que todos possam ter acesso aos dados de forma fácil”, diz o técnico em processamento de dados Luís Leão, 32 anos, ao explicar como surgiu a ideia da equipe
Segundo Leão, que já participou de eventos semelhantes, com os hackathons é possível avaliar o que vai ser oferecido pelas instituições. “As pessoas que participam saem do evento com um conhecimento novo, que nunca pensariam em usar”, afirma.
Educação infantil — Designs de mídias digitais, cariocas e xarás, Rafael Crespo e Rafael Rocha, ambos de 25 anos, criaram uma startup — empresa de inovação tecnológica —, em janeiro deste ano, voltada para a educação infantil. A partir de bases do IBGE e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o projeto GeoEdu, que ficou em segundo lugar, desenvolveu proposta de sistema para mapear localidades em que há demanda por creches. “Queríamos validar uma ideia que tem um público-alvo definido” diz Crespo. “O foco era apresentar algo que seja aproveitado pelo setor público.”
O terceiro colocado na maratona foi o projeto Cultiveduca, voltado para o mapeamento do perfil e formação dos professores municipais. A iniciativa usa bases do Inep, como o Censo Escolar e a Prova Brasil. Um dos objetivos do trabalho foi criar um sistema capaz de auxiliar os gestores no planejamento e na implementação de políticas de formação de professores. “Nossa plataforma surgiu a partir da demanda por dados e perfil de formação de professores na rede municipal”, explica Rafaela Melo, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).
Coordenador de mídias sociais da Secretaria-Geral da Presidência da República e integrante da comissão julgadora, Ricardo Popi, salienta que eventos como o Hackathon são momento para debates, entre sociedade civil e governo, em torno de bases públicas. “A construção dessa rede é importante, e todos aprendem como a tecnologia pode transformar a gestão pública.”
http://portal.mec.gov.br/

Pontos de Cultura se reúnem após quatro anos sem editais do ministério

A partir de hoje (19), os pontos de Cultura se reúnem na cidade de Natal (RN) durante a Teia da Diversidade, que tem programação prevista até sábado (24). Além de concentrar a diversidade cultural e regional do país, o encontro também será um momento de definição política dessa rede de fomento à cultura, criada em 2004 pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil para estimular iniciativas culturais da sociedade civil já existentes por meio de convênios.
A última reunião entre os pontos de Cultura foi realizada em 2010 no Complexo Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (CE). Nesse espaço de quatro anos sem um encontro nacional, algumas demandas ficaram represadas e os representantes esperam retomar o diálogo com o Ministério da Cultura durante o evento. "Há quatro anos sem um fórum nacional, perdemos muito de nossa articulação e das prioridades de nossas ações", comenta Lula Dantas, representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.
Dantas queixa-se de que, durante esse período, o Ministério da Cultura não tenha lançado nenhum edital ou prêmio voltado para os pontos e está na expectativa de que algo nesse sentido possa ser concretizado durante a teia, que contará com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. "Buscamos  recursos em outros editais e em opções regionais para nos manter. O Ministério da Cultura já acenou positivamente com relação ao lançamento de editais e prêmios este ano, mas nada de concreto foi oficializado ainda".
Procurado pela reportagem, o Ministério da Cultura não respondeu até o fechamento desta matéria.
 http://agenciabrasil.ebc.com.br/

UERN pretende aderir ao ENEM já em 2014

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulgou o interesse em aderir ao ENEM ainda neste ano de 2014. A UERN recomenda aos estudantes que querem ingressar em seus cursos se inscreverem no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Com isso, o acesso aos seus cursos se daria por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação.

Essa intenção encontra resistência por parte de alunos do Ensino Médio, notadamente na cidade de Mossoró, já que a adesão ao ENEM/SiSU estende a concorrência em nível nacional. Por outro lado, informações dão conta de que com a adesão, a UERN receberia verba federal da ordem de 2,25 milhões.

A proposta ainda vai ser levada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERN, que dará a palavra final. Contudo, o reitor da UERN, Pedro Fernandes, recomenda que os alunos interessados em estudar na instituição se inscrevam no ENEM. "É muito importante que o candidato participe do ENEM, até porque essas questões da adesão já estão sendo discutidas com as escolas da rede pública", afirmou.
http://www.anotern.com.br/

Ufersa articula preparativos para implantação de cursos de Medicina no RN

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) está trabalhando na implantação de dois novos cursos de graduação em Medicina no Rio Grande do Norte. Um curso estará sediado no campus central da Ufersa em Mossoró e ofertará 60 vagas, o outro funcionará no novo campus da Ufersa que será instalado na cidade de Assú, e também terá 60 vagas.
O objetivo agora é Medicina
Os novos cursos deverão seguir as orientações previstas nos parâmetros curriculares para o Ensino Médico no Brasil, conforme estabelece a Resolução CNE nº 4/2001. Entre outros pontos, a normativa estabelece que os egressos sejam dotados de uma formação generalista, humanística, crítica, reflexiva e capacitado para atuar na perspectiva da integralidade.

Seguindo essa premissa,  a Ufersa promove nesta sexta-feira (16), o seminário O Novo Panorama do Ensino Médico no Brasil, voltado para profissionais liberais da área da saúde (médicos, enfermeiros, assistentes sociais e afins), docentes e gestores.

O Seminário teve início às 8h, no auditório do Cetarn, localizado no Campus Leste da Ufersa Mossoró.

sábado, 17 de maio de 2014

Exame tem mais de 3 milhões de candidatos e ritmo de inscrições é 11% superior ao de 2013

O ritmo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 já supera em 11,33% o verificado no mesmo período da edição anterior. Até as 16h desta sexta-feira, 16, havia 3.038.209 pessoas inscritas, enquanto no mesmo horário do quinto dia, no ano passado, havia 2.728.908 inscritos.
Quem ainda não se inscreveu deve fazê-lo até 23h59 de 23 de maio, próxima sexta-feira, exclusivamente pela internet. Antes e durante o período, os candidatos podem acompanhar a inscrição na página do sistema.
São Paulo é o estado com o maior número de inscritos, 476.061, o que representa 15,66% do total. Em seguida estão Minas Gerais, com 314.321 (10,34%); Ceará, com 253.697 (8,35%); Rio de Janeiro, com 235.604 (7,75%); e Bahia, com 225.047 (7,4%). Juntos, esses estados somam 49,5% do total de inscrições.
As mulheres representam a maior parte dos inscritos, com 1.819.268 (59,87%).  A maior parte dos inscritos é de isentos, 63% do total, com 1.916.493.
A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de que os candidatos façam a inscrição com antecedência, em horários com menor número de acessos ao sistema – no início da manhã, até as 9 horas; à tarde, entre 14 e 17 horas; à noite, após as 21 horas.
Oportunidades – A nota do Enem é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, a aprovação no exame é requisito para participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no programa Ciência sem Fronteiras e para acesso às vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
O Enem será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, com início às 13h (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13h, também de acordo com o horário de Brasília.
Os procedimentos, passo a passo, para a inscrição estão disponíveis no hotsite do Enem. Antes e durante o período, os candidatos podem acompanhar todo o processo na página do Enem na internet.
Assessoria de Comunicação Social

Governo divulga escolas que receberão ingressos para Copa

A lista das 901 escolas públicas contempladas no sorteio de 48 mil ingressos para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 já está disponível para consulta. A tabela mostra a quantidade de ingressos que cada instituição de ensino vai receber e os jogos correspondentes. O sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal no dia 3 de maio, a partir de combinações de números geradas pelo resultado da extração da Loteria Federal.
As escolas estão localizadas nas cidades sedes do torneio e fazem parte do programa Mais Educação. Para cada jogo, as instituições receberão ingressos para serem distribuídos aos alunos e para uma pessoa responsável. Os diretores das unidades de ensino deverão aderir por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do Ministério da Educação, e informar o nome e documentos das pessoas que ficarão responsáveis pelo processo.
Esses responsáveis farão a retirada dos ingressos nos centros de distribuição da Fifa e preencherão no próprio Simec os nomes e lugares dos alunos e seus responsáveis. A lista com o nome de todos os alunos sorteados, com os respectivos jogos, será divulgada publicamente antes do início da Copa do Mundo.
Assessoria de Comunicação Social
Confira a lista das 901 escolas do Mais Educação sorteadas e respectivos jogos.

Dilma diz que Brasil precisa de trabalhadores com formação técnica para crescer

Ao participar da formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Cabedelo, na Paraíba, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (16) que capacitar e qualificar técnicos é fundamental para que o Brasil cresça.
“Queremos esse país com emprego de qualidade para todos, queremos uma nação que seja integrada por técnicos, cientistas, universitários, mas que seja integrada por técnicos capacitados. Em muitos países um técnico ganha mais que um universitário. Nenhum país se torna desenvolvido sem ter técnico: técnico é essencial”, disse Dilma acrescentando que o Brasil não tinha pessoas com essa qualificação em quantidade suficiente.
A presidenta destacou aos formandos do Pronatec que a educação é o caminho para assegurar a manutenção das melhorias sociais alcançadas pelo Brasil nos últimos anos. “Um país como o nosso que diminuiu a desigualdade entre as pessoas precisa da educação como principal caminho para assegurar a permanência das mudanças”.
A presidenta reafirmou que o governo vai lançar a segunda etapa do Pronatec e falou sobre características fundamentais do programa que são a oferta gratuita de cursos e a diversificação para oferecer cursos de acordo com a necessidade de emprego da região. “Sabemos que as pessoas querem diferentes cursos e que, dependendo do local, a agricultura, o comércio e a indústria demandam profissões variadas”, explicou a presidenta.
Mais tarde, Dilma Rousseff participou da formatura de alunos do Pronatec, em Teresina. A presidenta pediu aos novos técnicos que não parem de estudar após concluir a etapa do ensino. Segundo ela, nem um presidente da República pode parar. “A gente tem que estar o tempo inteiro inquieto procurando cada vez mais aprender”, disse em discurso.
O Pronatec foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A meta é ofertar 8 milhões de matrículas em cursos técnicos, de formação inicial e continuada até 2014. O programa contabiliza atualmente 6,89 milhões de matrículas, e o governo federal investe no Pronatec R$ 14 bilhões até o final de 2014.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/

terça-feira, 13 de maio de 2014

Cerca de 830 milhões de mulheres não têm proteção à maternidade no trabalho

Cerca de 830 milhões de mulheres em todo o mundo não têm proteção adequada no trabalho em relação à maternidade. A conclusão está no relatório Maternidade e Paternidade no Trabalho: Lei e Prática no Mundo, divulgado hoje (12) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). De acordo com a organização, 80% dessas mulheres estão na África e na Ásia, regiões em que há predominância de trabalho informal e altas taxas de mortalidade materna e infantil.
Para esse contingente de mães que trabalham, direitos como licença-maternidade remunerada, pausas para amamentação, garantia de emprego no fim da licença, acesso a creches, proteção contra ameaças à saúde e à segurança durante a gravidez e igualdade de tratamento no ambiente de trabalho não são garantidos na prática. Conforme o estudo, essas trabalhadoras, na maioria, são autônomas, migrantes, empregadas domésticas, trabalhadoras rurais, informais ou temporárias ou de origem indígena ou tribal.
“Para ter igualdade de gênero, tem de haver proteção à maternidade. E se você não tem equidade em casa, será uma batalha tê-la no trabalho. É aí que entram os benefícios à paternidade [para estimular a ajuda masculina em casa], assistência à criança e outras políticas de proteção à família”, disse a chefe a OIT sobre questões de Gênero, Equidade e Diversidade, Shauna Olney.

O relatório também constatou que a discriminação em relação à maternidade persiste em muitos países e piorou com a crise econômica global. Em economias europeias, há registros de trabalhadoras que tiveram de assinar cartas de demissão, no momento da contratação, para serem usadas caso a mulher ficasse grávida ou tivesse de se ausentar por doença ou problema familiar.
De acordo com o documento, embora 66 dos 185 países-membros da OIT tenham se comprometido a pelo menos uma das três convenções da organização sobre o tema, 87 (47%) não respeitam o padrão mínimo de 14 semanas de licença-maternidade. Em relação à licença-paternidade, nos 167 países sobre os quais há informações, 70 a concedem de forma remunerada. O descumprimento das exigências é maior nos países em desenvolvimento.
“Enquanto os dados sugerem que muitos países adotaram em suas leis os princípios da proteção da maternidade e do suporte aos trabalhadores com responsabilidades familiares, a falta de proteção, na prática, continua sendo um dos maiores desafios para a maternidade e a paternidade no trabalho hoje em dia”, destacou o documento.
No Brasil, as mulheres têm direito a quatro meses de licença-maternidade remunerada (16 semanas) pelo sistema de Previdência Social, prorrogáveis por mais dois, caso o empregador permita. Em relação à licença-paternidade, são cinco dias corridos remunerados a partir do dia do nascimento do bebê. Os mesmos direitos são estendidos aos pais adotantes heterossexuais.
No caso de homens homossexuais, é concedida licença do trabalho, mas o salário-maternidade não era admitido. Recentemente, a Justiça brasileira concedeu a um pai homossexual adotante o direito de receber salário integral enquanto cuidava do filho.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/

MEC autoriza 420 vagas de medicina em universidades federais no interior do país


UnB
MEC autoriza 420 vagas de medicina em universidades federais no interior do país Wilson Dias / Arquivo Agência Brasil

O Ministério da Educação autorizou a abertura de 420 vagas para oito novos cursos de medicina em universidades federais. As vagas são para campi das universidades localizados em cidades do interior de seis estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A autorização está em portaria publicada na edição de hoje (13) do Diário Oficial da União.
Os estados contemplados são Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. A autorização de vagas faz parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, no âmbito do Programa Mais Médicos. O programa prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017 com foco na melhor distribuição da oferta de profissionais no país, e nas regiões onde há necessidade de ampliar a formação de médicos.
O maior número de vagas, 80, foi autorizado para o bacharelado em medicina na Universidade Federal do Sul da Bahia, no campi de Teixeira de Freitas (BA). Serão abertas 60 vagas em cada uma das seguintes instituições: Universidade Federal de Goiás (UFG), em Jataí (GO); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Teófilo Otoni (MG); e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas (MS).
Três instituições foram autorizadas a abrir cursos com 40 vagas em unidades do interior: Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, Paulo Afonso (BA); Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Caicó e Universidade Federal do Oeste da Bahia, em Barreiras.
Em dezembro de 2013 o Ministério da Educação havia autorizado a abertura de 560 vagas em cursos de medicina de universidades federais das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Educação do RN em queda livre: Secretaria deverá fechar 75 escolas em 2014

A Secretaria de Educação do RN está preparando estudo para o fechamento de 75 escolas estaduais. As escolas deverão ser fechadas e os alunos e professores existentes, realocados.

O fechamento dessas escolas, que deveriam representar cerca de 11% do total da rede estadual de ensino, representa queda considerável nos números efetivos da Educação pública do Rio Grande do Norte. Já foram fechadas em 2014, 11 escolas de um total de 666 que existiam.

Sala do Isabel Gondim (Joana Lima/TN)
Na reportagem publicada na Tribuna do Norte neste sábado (10), o secretário adjunto da Educação do RN, Joaquim Oliveira apresenta quatro motivos para a queda livre na Educação Estadual: diminuição da taxa de natalidade e menos jovens na população; elevação do poder aquisitivo do povo e mais gente colocando filhos em escolas particulares; mobilidade urbana que faz com que as famílias mudem de endereço (bairros originariamente residenciais vão se tornando comerciais); e o próprio descrédito da escola pública junto ao povo.

Das possíveis motivações da queda livre da Educação do RN, duas devem ser destacadas como de responsabilidade direta do poder público estadual: a busca, mesmo em famílias de baixa renda, pela escola particular, e a desconfiança das pessoas com relação as escolas estaduais.

A coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN), Fátima Cardoso, não entende a solução de fechar escolas.“Para nós fechar escola não é a solução. É criar mais um problema. A secretaria está ao invés de construir, destruindo a estrutura da rede”, diz.


A tradicional Escola Estadual Isabel Gondim, no bairro das Rocas, também não vai escapar da onda de fechamento de escolas da Secretaria de Educação do RN. A escola que já foi um dos expoentes da Educação em Natal tem boa estrutura com quadra de esporte, mais de 10 salas de aula, biblioteca, refeitório, e salas de direção e de supervisão. Mas, toda essa estrutura hoje comporta apenas 76 alunos matriculados frequentando as aulas nos três turnos em seis turmas do Ensino Fundamental - do 4º ao 9º ano.
http://www.anotern.com.br/

sábado, 10 de maio de 2014

Saudades da minha mãe Birunga, grande seresteira do Sertão



Dia das Mães
Uma saudades tamanha, vc não está mais aqui, mamãe, as noites de serestas ficaram tristes.
O som do violão ou cavaquinho faz uma falta!
A sua voz forte e vibrante não ecoa nos quatro quanto da Cidade.
Hoje, só saudades, saudades de vc mamãe.
Vc faz muita falta!
Te amo!!!!!
Juraci Araujo