Pesquisadores interessados em realizar estudos acadêmicos em instituições na Alemanha já podem se inscrever no programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt, que concede bolsas nas modalidades de pós-doutorado e pesquisador experiente. O programa é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em cooperação com a Fundação Alexander Von Humboldt, daquele país.
O prazo de inscrição vai até 31 de dezembro, com atividades iniciando em julho ou agosto de 2015. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento de formulários e o envio de documentos na página do programa.
Serão concedidas bolsas para pesquisa nas modalidades de pós-doutorado, para pesquisador em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos, e de pesquisador experiente, para acadêmico com um perfil de pesquisa definido, com no mínimo quatro anos de doutorado e que tenha completado seu doutorado há menos de 12 anos. É prevista a aprovação de até 15 bolsistas nas duas modalidades, em qualquer área do conhecimento.
Podem se inscrever profissionais altamente qualificados, que possuam vínculo em instituições de ensino do Brasil. As pesquisas serão realizadas em cooperação com os anfitriões acadêmicos em instituições da Alemanha. Os candidatos vão escolher o tema dos estudos no país europeu.
Os selecionados receberão uma bolsa mensal, além de auxílios deslocamento, instalação e seguro saúde. A duração pode variar de seis meses a três anos.
Os selecionados receberão uma bolsa mensal, além de auxílios deslocamento, instalação e seguro saúde. A duração pode variar de seis meses a três anos.
Aqueles que cumprirem os requisitos exigidos devem se candidatar de acordo com o calendário disponível noedital. A página da Fundação Alexander Von Humboldt dá acesso ao programa.
Assessoria de Comunicação Social
As secretarias estaduais de Planejamento e Administração confirmaram que o calendário de pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de setembro. Nesta terça-feira (30), ao meio-dia, será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde e Educação (inclusive UERN), bem como todos os servidores do DETRAN, IDEMA, DEI, JUCERN e IPEM, independente do valor do salário, que representam um total de 60.055 servidores.





Dinâmica e incansável, Juraci se preocupa em fazer da escola um ambiente prazeroso e agradável para os estudantes. Dai surgem às ideias dos projetos que levam o nome da escola estadual Teônia Amaral, na cidade de Florânia, em nível nacional.
O projeto resgata as atividades vivenciadas por pais, professores, avós, vizinhos e amigos, ganhando forma variada nas mãos das crianças, que por meio deles expressam sua visão de mundo, unido à tecnologia que também está presente na escola. “É gratificante o envolvimento dos alunos nas brincadeiras que realizamos em sala de aula, nas cantigas de rodas e nas confecções de brinquedos”, revela a professora, que comemora o retorno de estudantes que tinham abandonado a escola.
E quem pensa que a professora esgotou suas ideias está redondamente enganado. Sempre trabalhando com parcerias, desde de 2013, Juraci incrementou um trabalho de autoestima com os seus alunos, trazendo palestras de ex-alunos da escola que passaram por dificuldades na sua adolescência e conseguiram fazer a diferença através da educação.