quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ENSINO DE QUALIDADE É POSSÍVEL


Ensino de qualidade é possível
Em busca de um ensino inovador e motivador, a professora Juraci Araújo nunca perdeu a paixão pela sala de aula. Já próximo de se aposentar atuando na educação há mais de 30 anos, a professora já perdeu as contas de quantas vezes teve seus projetos, desenvolvido na escola, em destaque no Portal do Ministério da Educação: “Eu gosto de ver o brilho nos olhos dos meus alunos quando estão na sala de aula, nunca gostei de aulas tradicionais”, revela a professora, que é graduada em Ciência Biológica e especialista em Tecnologia em Educação.


Dinâmica e incansável, Juraci se preocupa em fazer da escola um ambiente prazeroso e agradável para os estudantes. Dai surgem às ideias dos projetos que levam o nome da escola estadual Teônia Amaral, na cidade de Florânia, em nível nacional. 

Entre os projetos desenvolvidos por Juraci reconhecidos e destacados pelo MEC, estão “Cinema na Escola” ,“Poesia na Escola e na Sala de Aula” e “A Importância do Esporte na Vida dos Jovens”.

Recentemente, a professora implantou junto aos alunos da disciplina de Fundamentos da Educação Física, no curso Normal, o projeto “Revivendo a Infância através das Cantigas de Rodas, Jogos e Brincadeiras". Esse último, tem como objetivo  oportunizar os alunos a montarem seu próprio projeto de incentivo e resgate das brincadeiras antigas, despertando a criatividade no cotidiano escolar. 


O projeto resgata as atividades vivenciadas por pais, professores, avós, vizinhos e amigos, ganhando forma variada nas mãos das crianças, que por meio deles expressam sua visão de mundo, unido à tecnologia que também está presente na escola. “É gratificante o envolvimento dos alunos nas brincadeiras que realizamos em sala de aula, nas cantigas de rodas e nas confecções de brinquedos”, revela a professora, que comemora o retorno de estudantes que tinham abandonado a escola.

A experiência desenvolvida em Florânia, e será exposta em uma exposição aberta para a comunidade,  foi destaque no Encontro do PROLER, em Natal, no último dia 28 de agosto, dentro do projeto da Secretaria de Educação e Cultura do Agosto Alegria. “Os participantes do encontro ficaram encantados com nosso projeto, no qual foram apresentados os brinquedos confeccionados na sala de aula”, disse Juraci, que também recebeu a informação que, por indicação da própria Secretaria de Educação, o projeto será implantado por outros professores que irão trabalhar o tema em suas aulas.


Autoestima

E quem pensa que a professora esgotou suas ideias está redondamente enganado. Sempre trabalhando com parcerias, desde de 2013, Juraci incrementou um trabalho de autoestima com os seus alunos, trazendo palestras de ex-alunos da escola que passaram por dificuldades na sua adolescência e conseguiram fazer a diferença através da educação.

Esse projeto tem como objetivo melhorar a convivência com os colegas e disciplina na sala de aula, além de promover atitudes de solidariedade, alegria, cooperação, comunicação, o prazer de aprender e conviver juntos, buscando um futuro promissor. “Tem sido gratificante essa parceria com nossos ex-alunos, eles incentivam os educandos a não desistirem de seus sonhos, tivemos a participação dos amigos Francisco de Assis e Hélio Araújo, que encantaram a todos com seus depoimentos, e uma de nossas alunas ficou muito emocionada com as palavras de incentivo e falou que não vai desistir de seus objetivos. Ela tem dois filhos pequenos e voltou a estudar depois de muitos anos”, comemora Juraci.

Sempre com um sorriso estampado no rosto, a Professora Juraci é um exemplo vivo, de que educação é feita com criatividade e iniciativa. “Eu amo o que faço, sou a pessoa mais realizada do mundo, já me emociono quando penso que um dia terei que deixar a sala de aula”, finaliza.


** Fátima Souza - Da Redação do Portal CN Agitos, com informações do blog da Professora Juraci

Nenhum comentário:

Postar um comentário