sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PROFESSORA JURACI NO JORNAL DO MEC.


> www.rn.gov.br / NOTÍCIA
09/12/2010 | 11:26

Projeto de professora potiguar ajuda no rendimento dos alunos

Poesia na Escola e na Sala de Aula é um projeto desenvolvido há dez anos pela professora Juraci Araújo em Florânia, Rio Grande do Norte (a 200 quilômetros de Natal). Além de buscar a ampliação do repertório dos alunos, o projeto ajuda o estudante a trabalhar o texto poético e o incentiva a criar um mundo particular de fantasia, de liberação dos sonhos.

"É gostoso trabalhar a poesia no ambiente escolar, incentivar a produção poética e descobrir as novas gerações isto é, os grandes talentos poéticos", diz a professora, graduada em ciências biológicas com especialização em tecnologias da educação. Segundo ela, os resultados são gratificantes. Os alunos melhoram a autoestima, o rendimento escolar e o comportamento.

Professora de telessala na Escola Estadual Teônia Amaral, Juraci revela que os alunos têm sido convidados a participar de eventos, nos quais recitam os próprios poemas ou os de autores da cidade e de outras regiões do Brasil. Os estudantes têm participado também de programas produzidos pela TV Escola durante a Semana da Poesia. "Fico feliz e estimulada a continuar o trabalho de valorização cultural da nossa cidade, tão rica em poetas", diz Juraci.

Preocupada em garantir um ambiente agradável para os estudantes, a professora participa de outros projetos. Entre eles, o Cinema na Escola, da Secretaria Estadual de Educação e do Ministério da Cultura, que Juraci ajudou a implantar na escola Teônia Amaral em 2008. Além de assistir filmes na própria escola, os alunos são incentivados a também produzir, com a participação de professores e a própria comunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário