quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reserva técnica e conservação garantem obras para escolas

Reserva técnica e conservação garantem obras para escolas


Uma boa gestão dos livros garante os exemplares para os anos seguintes (Foto: Fabiana Carvalho) Em 2012, as escolas públicas receberam 162,4 milhões de livros didáticos, que serão distribuídos para alunos do ensino médio e das séries finais do ensino fundamental. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) baseia nas últimas duas edições do censo escolar a quantidade de livros que deve ser comprada. “É feita uma estimativa com projeção para o ano em que os livros serão entregues para que nenhum aluno fique sem exemplar”, explica Sonia Schwartz, coordenadora-geral do programa do livro didático do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Uma reserva técnica, da ordem de 3% do total de livros, é enviada para as secretarias municipais de educação, nas capitais, e para as secretarias estaduais de educação. “Mesmo se uma escola nova for aberta, há livros reservas que deverão ser remanejados pela secretaria de educação para que os alunos possam estudar”, esclarece a coordenadora. Mas é importante que a escola tenha controle da entrega no início do ano e da devolução no final do ano, porque a maioria dos livros não é consumível, ou seja, tem durabilidade de três anos.

Nos dois anos subsequentes à entrega de livros, as escolas públicas recebem complementação para a reposição natural de livros inutilizados ou perdidos. Essa taxa de reposição é variável. O Norte e Nordeste são as regiões que registram as maiores perdas – recebem 20% do volume de livros entregues no segundo e terceiro ano. No Sudeste e Centro-Oeste, a taxa de reposição é de 15% e na Região Sul, de 10%. “Mas se a gestão da devolução dos livros didáticos não for bem feita, faltarão livros para o ano letivo seguinte”, ressalta Sonia.

Conservação – No ano passado, o FNDE promoveu pela primeira vez um concurso para premiar escolas com ações inovadoras na gestão do livro didático, para as etapas de remanejamento, conservação e devolução. A vencedora, em nível nacional, foi a Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, de Maceió, que conseguiu aumentar de 60% em 2009 para 80% em 2010 a porcentagem de livros devolvidos com capa e bom estado de conservação.

A escola promoveu uma semana pedagógica com a participação de pais, alunos, professores, funcionários e voluntários da comunidade para atividades relacionadas à conservação do livro didático – desde pesquisa sobre a importância de conservar o livro, até encapar os exemplares e realização de peça teatral na escola sobre o assunto.

O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento. Para 2013, serão atendidos os alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. No entanto, em casos em que houver necessidade de reposição adicional, as escolas devem entrar em contato com a rede de ensino (secretaria municipal ou estadual de educação) que, por sua vez, recorrerá ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  Essa solicitação deverá ser formalizada até 31 de março com justificativa para a aquisição complementar. O formulário estará disponível na página do FNDE na internet.

A compra dos livros didáticos para o ano letivo de 2012 ficou em R$ 1,1 bilhão. O Programa Nacional do Livro Didático atende também alunos da Educação de Jovens e Adultos das redes públicas de ensino e das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado. Os professores escolhem democraticamente, entre os livros do Guia do PNLD, os que estão mais de acordo com a proposta pedagógica da escola.


Ouça entrevista com Sonia Schwartz, coordenadora geral do programa do livro didático do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
FONTE: PORTAL DO MEC.

Candidato tem prazo até dia 2 para saber se foi convocado

ProUni

Candidato tem prazo até dia 2 para saber se foi convocado


Candidato a bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), não pré-selecionado nas chamadas regulares, e que manifestou interesse em continuar na lista de espera, agora deve procurar a instituição de ensino superior para verificar se foi convocado. O prazo da primeira convocação da lista de espera vai até esta sexta-feira, 2 de março.

Conforme o cronograma do ProUni, para saber se seu nome consta da lista de espera, o estudante deve consultar a página eletrônica da instituição onde concorre à vaga ou comparecer à instituição.

A relação dos candidatos concorrentes foi elaborada pelo Ministério da Educação, com base no interesse manifesto pelos alunos no período de 22 a 24 de fevereiro. Em 27 de fevereiro, o MEC encaminhou a lista de espera para cada instituição participante do programa, que é obrigada a divulgá-la para conhecimento dos interessados.

A página eletrônica do ProUni traz o cronograma que deve ser observado pelos candidatos e uma relação de perguntas e respostas sobre  pontos importantes para o esclarecimento dos estudantes.

Assessoria de Comunicação Social
Palavras-chave: educação superior, ProUni
FONTE: PORTAL DO MEC.

Mercadante defende piso dos professores como uma questão de valorização

Mercadante defende piso dos professores como uma questão de valorização


Ao lado do senador Roberto Requião, presidente da Comissão de Educação, o ministro Mercadante defende o uso dos tablets (Foto: Fabiana Carvalho)“A questão do salário do professor não é apenas trabalhista, mas uma questão de valorização”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante audiência pública realizada nesta quarta-feira, 29, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Ao defender o piso nacional dos professores, o ministro observou que a docência deve ser uma carreira bem remunerada e valorizada, caso contrário não será possível trazer os melhores profissionais para as escolas.

Mercadante fez uma exposição sobre as principais metas e diretrizes do Ministério da Educação, apresentando os planos da pasta, desde a educação infantil até a pós-graduação. Também fizeram parte da mesa o presidente e o vice-presidente da comissão, Roberto Requião (PMDB-PR) e Paulo Bauer (PSDB-SC).

No debate, o ministro apontou a importância da alfabetização até a idade de oito anos. De acordo com ele, a alfabetização – saber ler e escrever e fazer contas matemáticas simples – na idade certa permitirá melhor desenvolvimento no restante do processo educacional, reduzindo a evasão escolar. “Alfabetização na idade certa tem que ser a prioridade das prioridades deste país. Temos que atacar esse problema na origem e olhar para a valorização e capacitação dos 200 mil profissionais que fazem a alfabetização.”

Entre os temas de sua apresentação, o ministro fez questão de dedicar especial atenção ao uso de novas tecnologias e ideias inovadoras na sala de aula, entre eles o projetor digital e os tablets, que serão distribuídos às escolas e professores. Para Mercadante, a escola precisa ser o caminho de acesso do jovem aos recursos tecnológicos, para que ele tenha maior acesso ao conhecimento. “É preciso educar nossos jovens para o século 21”, disse.

Um programa nacional a ser lançado, sobre educação no campo, pretende impedir que escolas sejam fechadas nas zonas rurais, além de aumentar a escolarização da população dessas regiões. O projeto prevê a distribuição de material didático voltado para o campo, formação inicial e continuada de professores, educação de jovens e adultos, educação tecnológica voltada para atividades rurais, além de empreendedorismo e atendimento a escolas quilombolas. 
FONTE: PORTAL DO MEC.

Ano Letivo começa em 699 escolas da Rede Estadual

Ano Letivo começa em 699 escolas da Rede Estadual

Wendell Câmara
Aulas começam em todo o Rio Grande do Norte
Aulas começam em todo o Rio Grande do Norte
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
Rede estadual de Ensino abre as portas de suas 699 Escolas para receber mais de 302 mil estudantes nesta quinta-feira (1º) no início do ano letivo 2012.

A secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho, visitará diversas Escolas Estaduais da capital acompanhando o andamento do primeiro dia de aulas em 2012.

A Rede Estadual de Ensino conta com 302 mil alunos, segundo o Censo 2011. O Ensino Médio tem 123 mil alunos e o Ensino Fundamental, 133 mil.

Ainda existem vagas em Escolas Estaduais e o estudante, aonde quer que esteja no RN, terá sua matrícula assegurada. Os alunos que estão em escolas com número excedente de estudantes serão recebidos por unidades de ensino do Estado no mesmo bairro ou próximas de suas residências.

A Secretaria Estadual da Educação também está garantindo transporte escolar para os alunos que estudem em bairros distantes de suas casas.

"Nosso objetivo é estimular a rede pública estadual e dar condições para garantir a matrícula e o ensino gratuito para todos no Rio Grande do Norte. A inclusão social vem verdadeiramente pela via da Educação", afirma a secretária Betania Ramalho.

Nomeação

Nos próximos dias sai a nomeação no Diário Oficial do Estado dos professores aprovados do Concurso Público para o Magistério realizado em novembro de 2011. Serão convocados 2.900 professores e 600 profissionais de suporte pedagógico. Esse novo contingente de profissionais da Educação preenche as necessidades existentes no quadro da rede estadual de ensino.


FONTE: SEEC/RN.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Governo do RN divulga lista de aprovados no concurso para professor do Estado

Governo do RN divulga lista de aprovados no concurso para professor do Estado
O Governo do RN divulgou na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial do Estado a lista com os aprovados no concurso para o cargo de professor e pedagogo da rede estadual de ensino. Foram mais de 30 mil candidatos inscritos e 13 mil candidatos aprovados na primeira etapa, composta de provas objetivas (1ª Fase) e de redação (2ª Fase), ambas de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos participaram então da prova de Títulos, de caráter classificatório.
“Temos 2.900 vagas para professores e 600 para suporte pedagógico, nossa prioridade é de efetivar professores no lugar de estagiários e depois substituir os professores temporários que foram contratados em caráter emergencial”, disse a secretária de Estado da Educação Betânia Ramalho. Segundo a secretária, com a homologação do resultado no Diário Oficial do Estado ficam faltando agora apenas alguns procedimentos para que os aprovados tomem posse. “Nossa determinação é que os alunos não acumulem mais prejuízos por falta de professor em sala de aula”, declarou Betânia.
Clique AQUI e confira
Obs: devido a grande quantidade de acessos ao Diário Oficial, a página acima poderá demorar a carregar.
Fonte: V & C

Entrevista da secretária de Educação provoca desconfiança à direção do Sinte

Entrevista da secretária de Educação provoca desconfiança à direção do Sinte

Em entrevista concedida ao Jornal de Hoje de 25 e 26/02, a secretária de Educação Betânia Ramalho afirma que não haverá pagamento abaixo do piso salarial nacional para os professores. No entanto, a gestora não falou sobre a carreira, muito menos sobre os aposentados. Mas disse que algumas reivindicações serão atendidas como as promoções e os pagamentos atrasados. colocaria os passivos em dia.
Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso a posição da secretária é muito clara: com este anúncio o governo diz que somente os professores que estão na letra "A" receberão a correção salarial. “Não adianta fazer críticas ou apresentar à sociedade um falso discurso de preocupação com o ensino. Não existe trabalho pedagógico de qualidade sem que todos sejam valorizados nos seus salários. Mas iremos enfrentar esta turbulência, sim, e com a consciência de que se há alguém a ser responsabilizado pela greve, este alguém é o governo.”, avalia.
Balanço
Há muita coisa que depõe contra o discurso do Governo, entre elas as condições físicas de prédios que abrigam escolas. O CAIC poeta Renato Caldas de Assú, por exemplo, está sem funcionar no seu prédio desde 2011 e os alunos e professores estão espremidos em salas quentes, sem ventilação de uma antiga central do cidadão. Escolas tradicionais também não ficaram de fora do descaso. É o que comenta Fátima Cardoso: “o Governo quer se eximir da culpa sobre as condições de ensino no Estado, mas como irá explicar à sociedade situações como a que vive o Atheneu, um patrimônio de 176 anos que já passou por vários alagamentos nas salas de aula, que, inclusive comprometeram o acervo da biblioteca e chegou ao final do ano com infiltrações de esgotos que escorriam na cabeça dos professores?”.
Há outras situações que fazem cair por terra o discurso do Governo, como a falta de professores nas escolas. “Quando estamos em greve, eles relacionam ao Sindicato a responsabilidade pela falta de aulas, apesar de este ser o resultado da má administração do Governo. Mas não há como eles transferirem a responsabilidade ao Sinte pela escassez de profissionais, nem pela falta de estrutura física adequada para as escolas. Admiro a eloquência coerente. Admiro a capacidade das pessoas pelo seu conhecimento. Mas admiro muito mais os meus colegas professores e professoras que mesmo sendo massacrados pelos governos a têm coragem de enfrentar uma sala de aula.”, afirma a dirigente.
Fátima Cardoso diz lamentar que a secretária não conheça os motivos da categoria para a tomada de medidas que vão de reivindicações ao anúncio de greve. Mas afirma que a justificativa por essa falta de conhecimento é ausência de diálogo. “A última vez que ela nos recebeu foi em agosto de 2011. É por isso que continuamos a nossa luta sem virar as costas para a educação.”, finaliza. 
FONTE: PORTAL DO SINTE RN.

MEC divulga valor do novo piso nacional de professores em R$ 1.451

MEC divulga valor do novo piso nacional de professores em R$ 1.451

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta segunda-feira (27) que o piso salarial nacional dos professores será reajustado em 22,22% e seu valor passa a ser de R$ 1.451,00 como remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais. A decisão é retroativa para 1º de janeiro deste ano.
Segundo o MEC, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010. O piso aplicado em 2011 foi de R$ 1.187, e em 2010, de R$ 1.024.
A aplicação do piso é obrigatória para estados e municípios de acordo com a lei federal número 11.738, de 16 de junho de 2008. Estados e municípios podem alegar não ter verba para o pagamento deste valor e, com isso, acessar recursos federais para complementar a folha de pagamento. No entanto, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/02/mec-divulga-valor-do-novo-piso-nacional-de-professores-em-r-1451.html

Leia Mais: Hora atividade será levada ao Judiciário
FONTE: PORTAL DO SINTE RN.

3.500 concursados da educação são convocados para contratação imediata

3.500 concursados da educação são convocados para contratação imediata

O Governo do Estado está convocando 3.500 aprovados no concurso para professor e especialista de educação. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado, edição desta terça feira (28).
Os convocados deverão assumir seus postos logo depois de serem aprovados pela Junta Médica. A contratação será feita posteriormente com data retroativa ao início dos trabalhos.
O coordenador geral do Sinte-RN, professor Rômulo Arnauld comemorou a medida como mais uma conquista da luta dos trabalhadores em educação. No entanto alerta que o número de convocados ainda é insuficiente. “O SINTE-RN já está cobrando do Governo a contratação dos demais aprovados”, ressaltou.
De acordo com o edital do concurso, os candidatos devem estar aptos para posse em até 30 (trinta) dias contados da nomeação, incluído nesse período o prazo para obtenção do atestado de saúde ocupacional. No entanto, a diretora de assuntos Jurídicos do Sinte-RN Vera Messias lembra que o concursado pode solicitar a prorrogação desse prazo por mais 30 dias.
Requisitos para a contratação: apresentação dos documentos relacionados a seguir (Original e Cópia autenticada):
1) Prova de conclusão de curso de habilitação para o cargo, mediante a apresentação do respectivo Diploma, ou de documento oficial da instituição de ensino superior que ateste a conclusão do curso pelo candidato, acompanhado de protocolo de requerimento de expedição do Diploma e Histórico Escolar
2) Título de eleitor e certidão de quitação eleitoral
3) Certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino
4) Certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiças estadual e federal, assim como pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos 5 (cinco) anos
5) Atestado de saúde ocupacional (ASO), habilitando o candidato para o exercício do cargo, expedido por junta médica oficial
6) Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF)
7) Documento de identidade expedido por órgão oficial
8) Outros documentos que forem exigidos na portaria de nomeação.
Como conseguir o Atestado de Saúde Ocupacional
Os concursados de Natal e Nova Cruz poderão se submeter à avaliação da Junta Médica se dirigindo ao auditório Angélica Moura, da Secretaria Estadual de Educação. Quem mora em Mossoró, Caicó ou Pau dos Ferros poderá se submeter à avaliação na Unidade Regional de Saúde do seu município. A Junta funcionará nos dias 12 e 13 de março, em Mossoró e Caicó e nos dias 13 e 14, em Pau dos Ferros.
Caso o morador desses municípios que não consegui se submeter a avaliação médica nessas datas, deverá fazê-lo no auditório da secretaria estadual de educação em Natal.
Veja a seguir a relação dos exames que devem ser apresentados à Junta Médica:
. Hemograma
. Glicemia de Jejum
. Sumário de Urina c/ Sedimentoscopia
. Parasitológico de Fezes
. VDRL
.Raio X do Tórax em PA e Perfil(com Laudo de Radiologia)
. Testes Alérgicos com Parecer do médico alergista
. Audiometria com Parecer do médico Otorrinolaringologista
. Eletrocardiograma com Parecer do médico Cardiologista
. Citologia Oncótica (com validade até 12 meses – para candidato do sexo feminino)
. Cartão de Vacina Anti-tetânica
. Atestado de Sanidade Mental (emitido por Médico Psiquiatra – com validade de 30 dias)
(Os exames acima solicitados terão validade máxima de 90(noventa) dias da data da sua realização)
OBS:
1. Candidatos do sexo masculino com idade igual ou superior a 40 anos:
. Dosagem de PSA
2. Candidatos do sexo feminino com idade igual ou superior a 40 anos:
. Mamografia – validade de 12 meses
. Candidatas gestantes: Laudo de Ginecologista Assistente por estarem isentas dos exames de radiologia.
* A Comissão Permanente no Ato Admissional poderá solicitar dos candidatos outros exames bem como Pareceres Médicos que julgar necessário.

 FONTE: SINTE RN.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Os desafios da Educação

Opinião: Os desafios da Educação

Artigo de Antonio Jacinto Matias afirma que o salto de qualidade no ensino público só será garantido se o novo ministério, os entes da Federação e a sociedade civil despertarem para a urgência do tema

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)


O novo ministro da Educação deu posse à sua equipe e inicia sua jornada para responder ao grande desafio do setor. A oportuna divulgação do relatório De Olho nas Metas 2011 pelo Movimento Todos pela Educação reforça o alerta sobre o grande desafio que ainda persiste para que o Brasil proporcione um ensino público de qualidade, concretizando o direito de aprender a crianças e jovens brasileiros, como estabelece a Constituição.
Precisamos criar as condições para que o atual ciclo virtuoso da economia seja mantido nos próximos anos e alcancemos o desenvolvimento econômico e social sustentáveis.

É inegável que tivemos importantes avanços. A ampliação do acesso ao ensino fundamental, a crescente inserção de programas de Educação integral nas escolas públicas e a utilização de sistemas de avaliação que ajudam a estabelecer metas e a mensurar resultados de aprendizado foram pontos essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes naEducação.

Embora o acesso ao ensino tenha aumentado 9,2% entre 2000 e 2010, o relatório indica, contudo, que ainda existem no País 3,8 milhões de crianças e jovens fora da escola. Nenhum Estado brasileiro superou a meta intermediária e persistem grandes diferenças entre as regiões.

De acordo com a análise, realizada com base no Censo Demográfico de 2010, 96,7% das crianças e dos jovens de 6 a 14 anos estão na escola. No entanto, o índice é bem menor nas faixas dos 4 aos 5 anos (80,1%) e dos 15 aos 17 (83,3%). A perspectiva é que até 2022 apenas 65,1% dos jovens de até 19 anos tenham concluído o ensino médio. Reside aí o maior desafio para universalização do acesso.

No Sudeste, onde vivem 92% de crianças e jovens de 4 a 17 anos matriculados, embora com bons índices relativos, verifica-se a maior concentração de excluídos do sistema de ensino em números absolutos. O atendimento na pré-escola permanece em patamares muito mais baixos do que a meta estabelecida, particularmente no Norte, onde somente 69% das crianças de 4 aos 5 anos são atendidas.

Os dados reforçam que a questão do fluxo escolar, determinada por atrasos na entrada na escola, repetência e abandono, é um ponto essencial a ser considerado nos investimentos públicos e na definição das políticas de Educação para que os jovens concluam o ensino médio na idade certa.

Em relação à meta de alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade, um fator adicional que preocupa é a grande desigualdade entre as redes pública e particular.
Nas avaliações de desempenho em leitura, escrita e matemática, a rede particular concentrou duas vezes mais alunos com o nível de conhecimento esperado para essa fase. Em matemática, 74,3% dos alunos da rede particular tiveram o desempenho esperado, ao passo que só 32,6% dos estudantes da rede pública chegaram ao mesmo nível de proficiência.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o investimento por aluno no Brasil, do ensino fundamental ao superior, era de US$ 2.416 dólares ao ano em 2008. A média da OCDE nesse mesmo ano foi de US$ 8.961. O Brasil ampliou em 130% seu investimento por aluno de 2005 a 2008, ante 54% da média da OCDE.

Aumentar o investimento é necessário, mas tão importante quanto o montante a ser investido é a qualidade da gestão desses recursos. Conforme o censo, o gasto público por estudante da Educação básica no País é cinco vezes menor que o gasto por aluno do ensino superior, somados os investimentos do governo federal, de Estados e municípios.
Embora essa disparidade venha sendo reduzida ao longo dos anos - em 2000 o gasto por estudante do básico era 11,1 vezes menor -, esse ponto certamente precisa receber atenção se desejarmos reverter os déficits de atendimento e aprendizagem no País.

Algumas iniciativas que precisariam ser tomadas têm grande potencial para abrir caminho à construção de um sistema educacional eficiente, que garanta condições de acesso, alfabetização e sucesso escolar a todos os estudantes brasileiros, o que só será possível a partir de uma boa gestão dos recursos públicos investidos na Educação.
Uma é a aprovação de uma lei de responsabilidade educacional, que desde 2006 vem sendo proposta e debatida, com o firme engajamento do movimento Todos pela Educação, dada a necessidade inquestionável de estabelecer regras para a aplicação dos recursos públicos no ensino.

A execução do orçamento hoje depende muito da qualidade e do comprometimento dos gestores. Não há mecanismos de controle para garantir a aplicação dos recursos em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), a Lei de Diretrizes de Bases daEducação e os objetivos pretendidos pelo Estado para a melhoria do ensino.

Um ponto fundamental para o cumprimento das metas do PNE é a construção de um regime de colaboração efetivo entre municípios, Estados e governo federal. Embora a Constituição de 1988 tenha transferido boa parte das atividades educacionais dos Estados para os municípios, ainda hoje não existem normas para explicitar os papéis de cada uma das esferas e articular suas ações. Essa situação se torna ainda mais desafiadora pelo fato de o Brasil ser um país federativo e seus municípios terem total autonomia para formular suas próprias políticas.

Medidas estruturais, como formação e plano de carreira de professores, estabelecimento de um currículo nacional mínimo, ampliação da oferta de Educação integral e da Educação infantil e ações múltiplas para alavancar o ensino médio e torná-lo atrativo para os jovens são inviáveis sem a cooperação técnica e financeira dos entes federados.

A agenda está repleta de desafios. É preciso que o novo ministério, os entes da Federação e a sociedade civil despertem para a grande prioridade nacional e comecem a desatar todos esses nós. Só assim vamos garantir o tão sonhado salto de qualidade do ensino público brasileiro.

* Antonio Jacinto Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social, é membro do Conselho de Governança do Movimento Todos Pela Educação
http://www.todospelaeducacao.org.br/

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SEEC vai implantar comissão para realizar Promoção Horizontal do magistério estadual

SEEC vai implantar comissão para realizar Promoção Horizontal do magistério estadual

81662

Janeayre Souto nos informa que na manhã desta sexta-feira (17), esteve participando de um plantão na SEEC acompanhada por Anselmo Pamplona e Larrúbia Tavares.
Esse plantão tinha como objetivo buscar confirmações sobre o anuncio da governadora Rosalba Ciarline (DEM), na abertura da jornada pedagógica para as DIRED’s, no Instituto Kennedy.
De acordo com informações colhidas junto ao setor de recursos humanos da SEEC, será instalada no mês de março a comissão que irá tratar das promoções horizontas (Progressão) do magistério estadual.
Ainda de acordo com as informações colhidas o governo estadual pretende formalizar a comissão que irá trabalhar as promoções horizontais (progressão), para analisar os processos de acordo com a LC 322/06 (Lei do PCCR do Magistério Estadual), após análise os processos serao publicados e em seguida pagos pela SEEC.
http://janeayresouto.com.br

Trabalhadores em Educação do RN cobram da SEEC pagamento de atrasados que dormem nas prateleiras da Secretaria

Trabalhadores em Educação do RN cobram da SEEC pagamento de atrasados que dormem nas prateleiras da Secretaria

DSC03577
Da Redação
Não podemos nos calar diante do tamanho absurdo que encontramos na SEEC, direitos dos trabalhadores em educação dormindo nas prateleiras lá na SEEC.
Encontramos mais de 3.000 processos de pecuniárias prontos para o pagamento e a SEEC não paga, diga-se de passagem, que esses processos foram todos trabalhados durante todo o ano de 2011 e que no mês de fevereiro de 2012 retornaram todos ao setor de origem.
Encontramos vários processos como: Títulos publicados e não pagos, Promoção Horizontal, Vencimento Atrasados, Quinquênios, Horas Suplementares, etc.. A fotografia postada fala por si.
Isso é o maior dos absurdos. É a demonstração total de falta de respeito para com os trabalhadores em educação do nosso estado.
Exigimos que o governo do DEM pague o que é devido aos trabalhadores em educação, até por que dinheiro, nós já demonstramos que o estado possui. O que falta é vontade politica do governo do DEM em quitar o debito com os trabalhadores em educação do nosso estado.
http://janeayresouto.com.br/2012/

Incentivo à qualidade do ensino

Incentivo à qualidade do ensino
Prêmio de Gestão Escolar revela iniciativas na rede estadual de ensino para democratizar e melhorar a educação pública


Francisco Francerle // franciscofrancerle.rn@dabr.com.br
A secretária estadual de Educação, professora Betânia Leite Ramalho, presidiu ontem no Auditório "Angélica Moura", da Seec, a solenidade de lançamento do 13º Prêmio de Gestão Escolar no Rio Grande do Norte. O lançamento ocorreu durante a 1ª etapa da Jornada Pedagógica 2012. Ao lado de gestores potiguares que foram premiados em edições anteriores, a secretária conclamou as escolas estaduais a desenvolverem projetos que apontem para a gestão democrática e a melhoria da qualidade do ensino público. As escolas selecionadas como "Destaques Estaduais" recebem premiação de R$ 6 mil. As seis finalistas no plano nacional ganham R$ 10 mil, e a escola vencedora, "Destaque Brasil", na etapa nacional recebe R$ 30 mil. A escolha das finalistas nacionais é feita por uma comissão formada por representantes das entidades e instituições parceiras do Prêmio de Gestão Escolar.

Para a coordenadora estadual do Prêmio de Gestão Escolar, Luciene Urbano, que foi contemplada com apremiação quando dirigiu a Escola Estadual Donivaldo Monte, em Parnamirim, a iniciativa motiva a interação entre comunidade e escola à medida que há uma participação efetiva dos conselhos escolares, pais, alunos e toda a sociedade nos projetos desenvolvidos por cada estabelecimento.

Ela lembra que na época que a Escola Donivaldo Monte ganhou o prêmio, em 2007, houve ações de prevenção à violência com o projeto "Transformando pichação em arte", valorizando a vocação e a autoestima do aluno, além de ter promovido parcerias com a UFRN no desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica. "Esses projetos resultaram em premiações nas feiras nacionais e internacionais de ciência da USP e na melhoria dos índices do Ideb que retiram a escola do centésimo para o décimo lugar no estado", ressalta.

Outra gestora premiada foi Ângela Maria dos Santos, diretora da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros, da cidade de Cruzeta. Ela disse que o projeto ajudou a escola a avançar no processo de ensino aprendizagem à medidaque fez parcerias que visavam o combate à evasão e à repetência escolar dos anos de 2007 a 2009. No ano 2000, o Prêmio Nacional de Gestão Escolar foi conquistado por uma escola do Rio Grande do Norte - a Escola Estadual Joaquim José de Medeiros, da cidade de Cruzeta, na região do Seridó. Na última edição do Prêmio Gestão Escolar a ganhadora no Rio Grande do Norte foi a Escola Estadual Antônio Carlos, do município de Caraúbas, região do Médio Oeste.

Desenvolvido pelo MEC desde 1998, o Prêmio de Gestão Escolar seleciona iniciativas e práticas de sucesso na educação básica da rede pública em todos os estados brasileiros. Nas várias etapas do Prêmio são avaliadas cinco dimensões envolvendo a gestão escolar: a gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas. A Embaixada dos Estados Unidos oferece viagem de intercâmbio aos diretores de escolas escolhidas para conhecerem experiências de escolas públicas americanas.
FONTE: DIÁRIO DE NATAL.


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Caixa Econômica lança editais para níveis médio e superior

Caixa Econômica lança editais para níveis médio e superior

:

A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou dois editais de concursos públicos para formar cadastro reserva em cargos de níveis médio e superior. São eles o de técnico bancário, advogado, arquiteto e engenheiro (agrônomo, civil, elétrico e mecânico). De acordo com o documento, as remunerações variam de R$ 1.744 a R$ 7.734. A carga de trabalho varia de seis a oito horas diárias.

As seleções serão organizadas pela Cesgranrio e constarão de provas objetivas e de redação para quem possui formação intermediária e de provas objetivas, discursivas e de títulos para quem possui graduação. Todos os aprovados passarão por exames médicos. A primeira fase avaliativa para advogados, arquitetos e engenheiros está marcada para acontecer no dia 15 de abril. Já para técnico, as provas acontecerão em 22 de abril.

As inscrições, nos dois casos, podem ser feitas dos dias 27 de fevereiro a 13 de março, pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa de participação varia de R$ 37 a R$ 73. As informações estão disponíveis no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17/2), na página 120 da terceira seção.
 
FONTE: DN ONLINE.

SBPC critica corte orçamentário na área de ciência, tecnologia e inovação

SBPC critica corte orçamentário na área de ciência, tecnologia e inovação


Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou nota “repudiando” o corte de R$ 1,486 bilhão do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciado esta semana pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento. Segundo o documento, o corte “foi recebido com desagrado pela SBPC”.
Em entrevista à Agência Brasil, a presidenta da entidade, Helena Nader, disse que “a ciência brasileira está muito preocupada”. Ela lembrou que o ministério incorporou “inovação” ao nome, mas não recebeu reforço orçamentário. “O ministério ganhou mais um penduricalho e está com menos dinheiro. É uma incoerência”, ponderou.
Segundo Helena, o país vai perder competitividade porque o governo não preserva o orçamento do MCTI. “Vocês vão ver o efeito nefasto disso não é agora, vai levar um tempo”, previu. Ela lembra que os Estados Unidos, no epicentro da crise financeira internacional de 2008, anunciou aumento de gastos com ciência e tecnologia e não cortes. “O mundo não está parado, é só olhar o que os tigres asiáticos, a Índia e a China investem”, comparou.
A presidenta da SBPC salienta que a diminuição do orçamento do MCTI “não vai ao encontro do discurso da presidenta Dilma Rousseff”, se referindo às promessas de campanha, ao lançamento do programa Ciência sem Fronteira e à decisão do governo de tentar repatriar cientistas brasileiros que estejam no exterior e de atrair pesquisadores estrangeiros para trabalhar no Brasil. “Eu acho que a presidenta não está vendo o corte que estão fazendo”, comentou.
A SBPC mandou este ano duas cartas à presidenta Dilma alertando sobre a possibilidade de cortes. A última foi enviada uma semana antes do anúncio. A primeira, assinada em conjunto com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), no começo de janeiro.
Nas cartas, a entidade destaca “a necessidade de se manter os investimentos na área, de modo a alcançar as metas previstas na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 2012-2015, e assim alcançar ao final desse período investimentos em pesquisa e desenvolvimento da ordem de 1,8% do PIB [Produto Interno Bruto]”. Atualmente, o Estado e as empresas privadas investem juntos cerca de 1,1% do PIB nacional em ciência e tecnologia.
A Agência Brasil tentou ouvir o ministério e colher informações sobre as áreas e os programas que serão afetados com os cortes, mas não obteve retorno. Em discurso de posse, o ministro Marco Antonio Raupp (MCTI) defendeu que “a alocação de mais recursos deve estar atrelada a padrões de eficiência na sua utilização” e que “sem investimento, pesquisa e desenvolvimento, as empresas brasileiras não inovam, perdem competitividade e correm o risco de serem engolidas ou trucidadas pelas concorrentes de outros países”.
Como ocorreu em 2011, o corte no orçamento do MCTI poderá ser contrabalançado pelo aumento de crédito da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para empréstimos a empresas que façam inovação. De acordo com nota publicada no site da agência, a previsão para este ano é que a “Finep opere, em recursos reembolsáveis para empresas, R$ 6 bilhões, contra os R$ 3,75 bilhões aplicados em 2011, o que corresponde a um aumento de 62,5%”. Os recursos são do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que tem como fonte o Tesouro Nacional.

  FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Pais devem providenciar identificação para os filhos durante o carnaval, orienta juíza


Rio de Janeiro - A juíza titular da Vara da Infância, Juventude e Idoso do Rio de Janeiro, Ivone Caetano, destaca a necessidade de identificação das crianças e adolescentes de todo o país, durante as festas de carnaval. “Que tragam com eles algum documento que possibilite um socorro ou tomada de posição da autoridade que os encontre em qualquer lugar ou em uma situação não adequada.”
Ela sugere que os pais coloquem nos filhos pulseiras identificadoras, com o telefone do adulto responsável. “Se as crianças não estiverem com os pais, deverão estar com pessoas responsáveis e também identificadas”, disse em entrevista à Agência Brasil.
No caso de crianças se perderem durante o carnaval, a orientação é encaminhá-las para os conselhos tutelares. No caso do Rio de Janeiro, se isso ocorrer no Sambódromo, elas podem ser levadas ao posto do Conselho Tutelar instalado na avenida ou ao da Vara da Infância, Juventude e Idoso.
“Temos no Rio de Janeiro dez conselhos tutelares. É muito pouco, mas vai resolver a situação, porque os conselhos tutelares encaminharão as crianças para o Juizado de Menores, que fica permanentemente de plantão, na Vara da Infância, Juventude e Idoso, no Sambódromo, ou para uma central de abrigamento”, ressalta a juíza.
Ivone Caetano também aconselha os pais a orientar os filhos com idade até 18 anos para que eles não consumam bebida alcoólica. “Eu tenho uma advertência a fazer. Os pais proíbem os filhos de usar bebida ou qualquer substância ilícita. Entretanto, eles têm um discurso e uma postura diferente. Eles bebem na frente dos filhos e, se estiverem em um local mais privativo, dão até um golinho às crianças. Tudo isso desvirtua os princípios e os costumes que devem ser mantidos”, adverte.
Para a juíza, os pais devem cuidar da postura diante dos filhos. “É a regra geral: ter uma postura condizente com aquilo que a criança terá de ter”, diz. “Não adianta dar [orientação sobre] uma conduta e ter uma postura diferente”, destaca.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Ensino técnico a distância vai abrir mais 150 mil vagas este ano


Brasília - Os cursos técnicos de nível médio contarão, este ano, com o reforço de 150 mil vagas que serão abertas na modalidade de ensino a distância pela Rede e-Tec Brasil. A rede funciona em regime de cooperação entre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), os estados e municípios com base em uma plataforma virtual de ensino e aprendizagem.
Também serão ofertados cursos de idiomas com o objetivo de qualificar profissionais para os megaeventos esportivos que o país vai promover nos próximos anos, principalmente a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
De acordo com coordernador-geral de Fortalecimento das Redes de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Camilo Pedra, a educação a distância permite que o aluno se programe para estudar no momento e pelo tempo que ele quiser, devido à flexibilidade de horários.
Em 2011, a expectativa era atender a 50 mil estudantes, porém, mais de 75 mil se matricularam nos cursos técnicos oferecidos pela Rede e-Tech. Dos 48 cursos disponíveis, os mais procurados foram os de informática, administração e segurança do trabalho.
No total, 33 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica, as escolas técnicas ligadas às universidades federais do Rio Grande do Norte, de Santa Maria (RS) e Rural de Pernambuco e nove instituições públicas estaduais oferecerão os cursos a distância.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Governo anuncia audiência e suspende encontro logo em seguida

Após uma longa espera da categoria, a governadora Rosalba Ciarlini decidiu falar com o Sindicato. E, mais uma vez, recuou. A audiência seria realizada nesta quinta-feira (16), às 18h na Governadoria, mas foi adiada, sem uma nova data definida para a realização, porque a gestora viajou. A justificativa foi uma audiência com a presidenta da República, Dilma Roussef, a ser realizada em Brasília.
A expectativa da direção do Sindicato é que a discussão com a gestora considere como ponto principal a pauta emergencial entregue pela entidade ao Governo no mês de janeiro, que traz, entre outros pontos, o repasse imediato dos 22,22% na carreira dos professores ativos e aposentados.
“Queremos tratar desde a aplicação dos 70% restante da tabela do plano de carreira até os casos em que o Funcionário sequer recebeu a parcela dos 30%. Também iremos discutir a situação dos antigos ASGs e TEDs, que voltaram a ganhar o salário mínimo em janeiro.”, afirmou a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.
Mesmo que a audiência ocorra antes da data marcada para a assembleia da categoria, o encontro dos trabalhadores, no dia 29, será mantido. “Toda a categoria deve se manter mobilizada para os próximos desdobramentos. Devemos estar preparados e preparadas para qualquer situação que se aproxime.”, disse a sindicalista.
  FONTE: PORTAL DO SINTE RN.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Vinte dicas para economizar na hora de comprar o material escolar

Vinte dicas para economizar na hora de comprar o material escolar

Comprar material escolar para os filhos não costuma ser um motivo de alegrias. Além de ser um sinal de que as férias estão acabando, o gasto muitas vezes pode gerar um rombo no orçamento familiar.
Especialistas do Procon-SP e da DSOP Educação Financeira dão 20 dicas para economizar e transformar o compromisso escolar em um gostoso programa familiar.
ANTES DE SAIR ÀS COMPRAS
1 – Faça uma caça aos materiais espalhados pela casa. Vejam gavetas, armários, escrivaninhas e bolsas e procurem por itens que podem ser aproveitados.
2 – Estabeleça prioridades financeiras que venham antes do material escolar. Se querem viajar, comprar um computador, uma bola, um Ipad, digam para a criança que uma parte será tirada do material. O ideal é que o sonho seja a prioridade delas.
3 – Ligue para outros pais e faça uma compra coletiva no atacado. Entre em contato, por telefone ou e-mail, com os pais de colegas se seus filhos. Se comprarem juntos, podem conseguir bons descontos. Há lojas que reduzem o valor total em 10% quando a soma passa de R$ 1 mil, por exemplo. Elejam um pai ou uma mãe com mais tempo livre – e que possa fazer isso com prazer – para ir à loja escolher os itens.
4 -Peça emprestado. Procure pais de crianças mais velhas, que possam emprestar seus livros usados ao seu filho. Isso pode gerar uma economia brutal. Se conseguir cinco livros, de uma lista de 10, já será cerca de 50% de economia.
FONTE: ANOTE RN.

Inscrições para Olimpíadas de Biologia vão até dia 31 de março

Inscrições para Olimpíadas de Biologia vão até dia 31 de março

Escolas de ensino médio de todo o País podem participar. Vencedor competirá nas Olimpíadas internacionais em Cingapura e Portugal
As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Biologia – OBB continuam abertas e as escolas de todo o País têm até 31 de março para fazer o cadastramento. Todos os alunos de ensino médio e pré-universitários podem participar da competição que premia estudantes pelo empenho e pesquisa em biologia. O vencedor participará automaticamente na disputa internacional, que será realizada em Cingapura e Portugal.
A OBB entra em sua 8ª Edição e é organizada, desde 2005, pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio). “O sucesso das edições anteriores prova que essa é uma grande oportunidade para que os estudantes brasileiros mostrem sua importância e empenho na área”, acredita a Dra. Leila Macedo Oda, presidente da entidade. Para ela, além da premiação, a chance de representar o País nas Olimpíadas Internacionais é mais um reconhecimento para os estudantes do Brasil.
No ano passado, mais de 500 escolas e 40 mil alunos participaram da OBB. Os oito primeiro colocados puderam fazer um treinamento prático na UNIRIO, UERJ e Instituto ORT, no Rio de Janeiro. Além disso, a equipe brasileira participou da Olimpíada Internacional em Taipei, em Taiwan, e na Ibero-Americana, na Costa Rica. Foram obtidas três medalhas internacionais. A primeira em Taiwan e as outras duas na Costa Rica. As provas iniciais serão realizadas em abril de 2012 e as etapas vão até setembro, quando também será divulgado o resultado final.
Alunos poderão fazer treinamento gratuito no site da ANBio
A ANBio oferecerá na internet um tutorial gratuito (www.anbiojovem.org.br) dedicado, principalmente, para estudantes de escolas públicas, para diminuir a defasagem de aprendizado e conteúdo. “A ideia é permitir uma presença maior desses estudantes nas etapas finais, muito embora o conteúdo também possa ser utilizado por todos os inscritos”, conta a presidente.

Seleção do Trilhas Potiguares 2012‏

Seleção do Trilhas Potiguares 2012‏

A Pró-Reitoria de Extensão da UFRN informa que Seminário e a seleção dos coordenadores para o Trilhas Potiguares 2012 será dia 24 fevereiro, no Auditório da Reitoria, a partir das 8h. A participação no Seminário será critério para a seleção. Para os estudantes, as datas permanecem mantidas, o processo de seleção será executado pelos respectivos coordenadores. Os critérios de seleção para o Trilhas Potiguares 2012 estão disponíveis no site da PROEX (www.proex.ufrn.br).  
FONTE: ANOTE RN.

UFMG aceita inscrições para vestibular de 2012 de cursos à distância

UFMG aceita inscrições para vestibular de 2012 de cursos à distância

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aceita inscrições para o vestibular 2012 dos cursos de Educação a Distância (EaD), oferecidos por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A taxa de inscrição é de R$95. As inscrições podem ser feitas até 9 de março. 
A UFMG oferece 1.150 vagas para cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, licenciatura em Matemática, licenciatura em Pedagogia e licenciatura em Química, sendo que 50% são destinadas a professores em exercício na rede pública de ensino há pelo menos um ano e que não possuem diploma de licenciatura no curso de sua opção.
A avaliação será feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que valerá como etapa única. O candidato deve ter prestado ou a edição de 2010 ou a edição de 2011 e apresentar o número de inscrição no exame durante o preenchimento da inscrição no vestibular.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Parceria oferece apoio técnico para avaliação do ensino médio

Parceria oferece apoio técnico para avaliação do ensino médio


A superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, e o ministro Mercadante (Foto: Wanderley Pessoa)Pará, Ceará, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Piauí unidades da Federação que participam do programa Ensino Médio Inovador, do governo federal, também irão integrar o Projeto Jovem de Futuro, que é uma iniciativa do Instituto Unibanco. Estes estados vão receber apoio técnico para qualificar a gestão do ensino médio. Um termo de cooperação técnica, assinado nesta terça-feira, 14, entre o Ministério da Educação e o Instituto Unibanco, garante a parceria.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o índice de evasão no ensino médio é muito grande e os governos da União e dos estados precisam ampliar as parcerias em busca de soluções para o problema. Desde 2009, quando foi instituído o Ensino Médio Inovador, o MEC repassa recursos para que as secretarias estaduais de educação reestruturem os currículos e aumentem progressivamente o número de horas de aula anuais.

Para Mercadante, além de buscar mecanismos que estimulem a permanência dos jovens na escola, é preciso modificar a estrutura do currículo, para que ela seja mais criativa, acolhedora e motivadora. “A escola tem que se modernizar, buscar entender um pouco a juventude, essa inquietação, essa vontade de participar”, explicou. Então, diz o ministro, o Ensino Médio Inovador e o Projeto Jovem de Futuro “são para nós um caminho bastante importante para avaliar essas metodologias.”

Formação – Segundo a superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, o foco do projeto é a capacitação de quadros técnicos dos sistemas de ensino e das escolas. Nos sistemas de ensino, o projeto vai capacitar supervisores, acompanhar as atividades e fazer avaliações anuais; as escolas inseridas no Jovem de Futuro receberão curso de gestão e formação em recursos financeiros.

A superintendente executiva diz que a meta deste ano é trabalhar com 789 escolas públicas de ensino médio; em 2013, com 2.185, e em 2014, com 4.125 dos estados participantes. Ela estima que o instituto vai investir, nos próximo cinco anos, R$ 233 milhões em assistência técnica no projeto.

Ensino Médio Inovador – Dados da coordenação geral do ensino médio da Secretaria de Educação Básica do MEC mostram que 24 estados e o Distrito Federal aderiram ao Ensino Médio Inovador. Apenas Minas Gerais e Alagoas estão fora. Sandra Garcia, que coordena o ensino médio na Secretaria de Educação Básica, informa que a meta do MEC em 2012 é ter 2 mil escolas no programa, o que representa cerca de 10% das escolas públicas desta etapa do ensino.

Para receber recursos do Programa Dinheiro Direito na Escola (PDDE), os estabelecimentos precisam cumprir itens como o aumento do número de horas de aula por ano. Segundo Sandra Garcia, o currículo do ensino médio tem 800 horas anuais de aula; no ensino médio inovador, o mínimo são 1 mil horas por ano.

FONTE: PORTAL DO MEC.

Professora adota e compartilha aulas criativas de matemática

Professora adota e compartilha aulas criativas de matemática


Aulas criativas ajudam a aumentar a concentração dos alunos e, consequentemente, contribuem para facilitar a aprendizagem (foto: acervo da professora Ana Lúcia Pintro)Professora de matemática há 18 anos, Ana Lúcia Pintro considera o magistério uma missão, não um trabalho. Por isso, procura ler, estudar, pesquisar e descobrir novos caminhos capazes de melhorar a educação. “Preciso sentir que estou evoluindo como profissional e como gente”, diz Ana Lúcia, que leciona em nove turmas do sexto ao nono ano na Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol, em Cocal do Sul, Santa Catarina, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Francisco Bertero, em Criciúma, no mesmo estado.

Segundo a professora, uma aula criativa pode aumentar a concentração dos alunos e, assim, contribuir para a aprendizagem, mas aulas inovadoras de matemática exigem metodologia e recursos diversificados. Ela destaca como outro ponto importante para a elaboração de aulas o conhecimento da disciplina. “É preciso estudar muito bem os conceitos para poder planejar aulas criativas.”

Para apresentar as atividades a outros professores, Ana Lúcia criou e mantém vários blogs. “Sinto necessidade de compartilhar o que sei. Quero ajudar os colegas que não têm tempo ou conhecimento para realizar um trabalho diferente.”

Com licenciatura plena em matemática, licenciatura curta em biologia e especialização em educação matemática, ela diz gostar de história e de português e que sempre gostou de aprender. “Escrevi 173 crônicas entre 2003 e 2006”, revela. Em 2007 e 2008, dedicou-se à produção de “baralhinhos didáticos”, com a participação dos alunos na elaboração e digitalização dos jogos. “Como gastei muito tempo na produção do material, resolvi compartilhá-lo na internet para que outros professores pudessem aproveitar”, explica.

Recursos — Em 2009, ela passou a elaborar atividades usando o software gratuito GeoGebra. Desenvolvido para ensino e aprendizagem da matemática do nível básico até o universitário, a ferramenta inclui, em um mesmo ambiente, recursos de diferentes áreas, como álgebra, geometria e estatística. Por meio do software, a professora constatou ser possível desenvolver pelo menos 15 das 37 competências destacadas na Prova Brasil, avaliação desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação. “Percebo que os alunos têm aprendido muitos conceitos matemáticos enquanto se familiarizam com as ferramentas do GeoGebra, da mesma maneira que, um dia, aprenderam a caminhar, a falar, a tomar banho”, analisa.

De acordo com Ana Lúcia, os estudantes demonstram interesse pelas aulas realizadas na sala de tecnologias educacionais. O conteúdo desenvolvido em sala de aula pode ser complementado de forma eficiente. “As aulas não são tão lúdicas quanto pode parecer”, revela. É necessário que os estudantes se concentrem na leitura dos passos exigidos no desenvolvimento das atividades. Também precisam de concentração no manuseio do computador, ao usar as ferramentas. “Os alunos precisam fazer cálculos e observar relações para responder os exercícios solicitados após a construção das figuras”, salienta. Ana Lúcia já criou 50 atividades para utilização do GeoGebra, postadas no blog Os Alunos que Exploravam.

Fátima Schenini e Ana Júlia Souza

Confira os blogs da professora Ana Lúcia Pintro

Os Alunos que Calculavam
Os Alunos que Jogavam
Os Alunos que Exploravam
Atividades hot potatoes
Projeto Cocrimat

Saiba mais no Jornal do Professor
Palavras-chave: aula criativa, matemática
FONTE: PORTAL DO MEC.

Rosalba Ciarlini e Betania Ramalho abrem Jornada Pedagógica 2012

Rosalba Ciarlini e Betania Ramalho abrem Jornada Pedagógica 2012

Marlio Forte
Jornada tem presença dos gestores das 16 Direds
Jornada tem presença dos gestores das 16 Direds
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
Jornada Pedagógica da Educação do Rio Grande do Norte inicia as ações do Ano Letivo 2012. A 1ª etapa da Jornada Pedagógica iniciada na tarde desta terça-feira (14), no auditório do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho.

Falando na oportunidade, a governadora do Rio Grande do Norte destacou a importância da Educação para formação do Cidadão e os esforços empreendidos na área do planejamento e da valorização e respeito ao professor. "Só se avança com melhorias na Educação. Precisamos avançar com um planejamento participativo e reconhecendo os direitos e deveres do professor", afirmou Rosalba Ciarlini.

A secretária Betania Ramalho ressaltou os esforços empreendidos no primeiro ano de gestão para melhorar o funcionamento da estrutura educacional do Estado e, consequentemente, a qualidade do ensino na sala de aula. "O início do ano letivo começa agora para a Educação. Estaremos entregando 150 ônibus escolares, kits escolares para todos os alunos, equipamentos técnicos pedagógicos. Estamos também preparando um plano para a criação de um Mestrado em Educação, valorizando o conhecimento do professor, que deverá ser iniciado no Instituto Presidente Kennedy", destacou Betania Ramalho.

Com o lema "Expectativas e metas do ensino aprendizagem no novo Projeto de Educação do Rio Grande do Norte", a Jornada está apresentando os desafios da Educação no contexto da sociedade do século XXI, e tem como meta as práticas de gestão para melhorar e potencializar a organização didática e pedagógica das Escolas.

Palestrantes

A secretária Betania Ramalho proferiu palestra sobre o tema - "Na busca de uma trajetória de Educação pública virtuosa: novos rumos para o projeto de Educação do RN". Em sequência o professor Isauro Beltran Núñez falou sobre: "Currículo e as expectativas de aprendizagem no novo contexto da Educação no século XXI".

A Jornada prossegue nesta quarta-feira (15), das 8 às 18h, no Instituto Presidente Kennedy com grupos de trabalho. Na quinta-feira (16), das 8 às 12h30, no Auditório "Angélica Moura" da SEEC, o evento prossegue com a abertura oficial do Prêmio Referência em Gestão Escolar, e exposição da proposta da Fundação Roberto Marinho para enfrentar a distorção idade/série no Ensino Médio e no EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Participam da Jornada Pedagógica os diretores das 16 Direds (Diretorias Regionais de Educação), técnicos da SEEC responsáveis pela coordenação pedagógica, gestão democrática, inspeção escolar, e vices-diretores da 1ª e 12ª Dired.
  FONTE: GOVERNO RN.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Aberto prazo de inscrição de estudantes para a competição deste ano

Aberto prazo de inscrição de estudantes para a competição deste ano


Estão abertas, até 30 de março, as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A inscrição dos estudantes deve ser feita pelas escolas. Podem participar alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.

Na edição deste ano serão premiados 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 de prata, 3,1 mil de bronze, além de certificados de menção honrosa. Projeto de estímulo ao estudo da matemática, a olimpíada é voltada para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país.

Para incentivar a participação, a Obmep produz e distribui materiais didáticos, oferece estágio aos professores premiados e a participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC). No PIC, medalhistas estudam matemática por um ano com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Calendário – O regulamento da 8ª edição da olimpíada define as datas de todas as etapas do evento: 30 de março encerramento das inscrições; 5 de junho, aplicação das provas da primeira fase nas escolas; 26 de junho, último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase; 15 de agosto, divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas; 15 de agosto a 14 de setembro, período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos alunos classificados para a segunda fase; 15 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), provas da segunda fase; 30 de novembro, divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada.

Promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Na 7ª edição, em 2011, a Obmep recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Ionice Lorenzoni

Confira o regulamento da 8ª edição na página eletrônica da Obmep.

Confira a relação dos estudantes, professores, escolas e secretarias de educação premiados em 2011.
Palavras-chave: olimpíada, escolas públicas, Obmep, matemática
FONTE: PORTAL DO MEC.

Professor desenvolve projetos criativos em escola potiguar

Professor desenvolve projetos criativos em escola potiguar

Elementos da cultura nordestina são usados na escola de Ipanguaçu como formas alternativas de ensino e mostram aos alunos diferentes maneiras de estudar e analisar a língua portuguesa (foto: arquivo da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira) Os projetos criados por um professor de apenas 20 anos contribuíram para a premiação de sua escola em diferentes ocasiões. Estudante de letras, André Magri Ribeiro de Melo dá aulas de língua portuguesa e literatura na Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, em Ipanguaçu, município potiguar a 200 quilômetros de Natal. Na mesma instituição, localizada no assentamento Tabuleiro Alto, área rural do município, ele iniciou a carreira de professor, há quatro anos.

A primeira iniciativa premiada de André foi o projeto Literatura de Terror: uma Visita à Elegante Essência do Medo. A experiência conquistou o primeiro lugar do prêmio Construindo a Nação, edição 2010, no ensino fundamental. Em 2011, o projeto Identidade e Voz do Povo Nordestino na Literatura Regionalista proporcionou à escola o primeiro lugar na mesma premiação. Com esse projeto, a instituição também foi vencedora do Selo Escola Solidária (2011) e conquistou o segundo lugar no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita (2011).

Na visão desse jovem educador, o uso de meios alternativos de ensino, como músicas, filmes e desenhos animados, mostra ao estudante diferentes formas de estudar e analisar a língua materna que não sejam apenas o livro didático e o quadro com giz. “Se o aluno sentir prazer em estar na sala de aula e na escola, renderá bem mais, e seu aprendizado sofrerá evolução significativa”, afirma André. Em todo os projetos que desenvolve, ele conta sempre com a parceria dos professores de língua inglesa e ensino da arte.

Seus planos para 2012 incluem uma grande viagem pela história da literatura brasileira com o projeto De Caminha a Lobato: A Evolução da Literatura Brasileira. “Os alunos serão apresentados aos diferentes momentos de construção da nossa literatura e conhecerão as influências recebidas, bem como as relações das obras escritas com os momentos históricos que nosso país vivia a cada surgimento de um novo olhar sobre a palavra”, revela.

A viagem pelas letras terá início com a leitura de uma versão infantil da Carta de Pero Vaz de Caminha (sexto e sétimo anos) e trechos do texto original (oitavo e nono). Terá continuidade com a passagem pelas escolas da literatura brasileira, como o Romantismo e o Modernismo, até chegar às obras de Monteiro Lobato. “Um batalhão de personagens, histórias e emoções pretende bater à porta da escola e das famílias de Tabuleiro Alto”, adianta André.

Ele assegura que os alunos lerão todas as obras indicadas, integralmente. Embora o acervo da biblioteca da escola seja pequeno, os estudantes contam com a ajuda da família para a aquisição de obras, com doações e visitas a bibliotecas municipais. “Entendemos que a leitura dos textos integrais garante maior compreensão do aluno e o insere mais ainda no mundo letrado e literário”, diz o professor.
FONTE: PORTAL DO MEC.

Debate sobre segurança na internet une especialistas em torno dos cuidados que os pais devem ter

Debate sobre segurança na internet une especialistas em torno dos cuidados que os pais devem ter


São Paulo – O diretor de Prevenção e Atendimento da organização não governamental (ONG) Safernet, Rodrigo Nejm, faz um alerta a pais e adolescente de que a web (rede mundial de computadores) e o mundo virtual são territórios tão perigosos quanto os da vida real. “Principalmente para as crianças que, muitas vezes, têm domínio técnico, mas não têm consciência das consequências de publicar algumas informações e de que há criminosos disfarçados [na web]”, disse ele.
Rodrigo Nejm disse que, da mesma maneira que os pais orientam os filhos a se cuidar quando estão em uma praça pública, também devem ter critérios para definir limites quando navegam na internet. A coordenadora do Portal da Terceira Idade, Anísia Spezia, concorda com o dignóstico sobre os riscos do mundo virtual, mas lembra que esse não deve ser uma preocupação, apenas, dos pais. Os idosos também ficam expostos na rede e, sem orientação adequada, acabam caindo em armadilhas.
“A terceira idade é dona do seu próprio nariz. Enquanto com os adolescentes as mães continuam dando conselhos sobre a conduta na internet, nem sempre há um filho que faça a mesma coisa com os pais”, disse ela.
Essa discussão dominou o debate Conectando Gerações e Ensinando Uns aos Outros: Descobrindo o Mundo Digital com Segurança, que marcou as comemorações do Dia Mundial da Internet Segura, comemorado no dia 7 e fevereiro.O debate ocorreu na sede da Procuradoria Regional da República em São Paulo.
A procuradora regional Janice Ascari disse que a vida virtual não é diferente da vida pessoal e, por isso, é preciso estar sempre vigilante. “Isso não é querer ter controle da vida do filho, é apenas uma atitude de primeiros educadores e de exemplos que eles vão ter para o resto da vida. Por isso, devemos auxiliá-los quanto à melhor maneira que eles devem se comportar na sua vida”.
O estudante Bruno Agostinho Barreto Ascari, de 18 anos, acessa a internet desde os 7 anos de idade, com o monitoramento dos pais. Ele aprova esse tipo de controle. “Isso foi muito bom para a construção do meu caráter porque eu posso me relacionar com as pessoas e, mesmo assim, eu sei os limites que tenho que ter conhecendo essas pessoas na internet”.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Diário Oficial traz portaria que cancela edição de abril do Enem


Diário Oficial traz portaria que cancela edição de abril do Enem


Brasília – Portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicada hoje (15), no Diário Oficial da União, confirma o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) previsto para os dias 28 e 29 de abril. Com isso, este ano, será realizada apenas uma edição do Enem, marcada para 3 e 4 de novembro.
No ano passado, o Inep havia anunciado que, a partir deste ano, haveria duas edições da prova – a primeira em abril e a segunda provavelmente em outubro. No entanto, os planos foram cancelados.
O ministério solicitou um levantamento à empresa que faz a gestão de risco do Enem e a conclusão foi que duas edições em 2012 sobrecarregariam a estrutura logística do exame. O diagnóstico foi feito depois de consulta a todas as entidades envolvidas na organização da prova: o consórcio Cespe-Cesgranrio, os Correios e a gráfica responsável pela impressão do material.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Sinte quer acabar com silêncio do Governo

Sinte quer acabar com silêncio do Governo

A direção do Sinte está determinada a quebrar o silêncio do Governo com a realização da assembleia da categoria no próximo dia 29. O objetivo do Sindicato é fazer com que à iminência de uma greve, o Governo e a SEEC sejam sensibilizados a dialogar com a categoria e a atender às reivindicações apresentadas.
“Esse pedido de audiência não é novo. Ele tem sido reiterado há cerca de seis meses e sua realização poderia ter evitado muitas perdas para a sociedade, para os trabalhadores e para o próprio Governo”, comenta a diretora jurídica do Sinte, Vera Messias. Para ela, os gestores ainda não se deram conta de que a categoria tem enfrentado todo tipo de adversidade, incluindo os mais desumanos atos de truculência contra o trabalhador e que, portanto, não sairá dessa luta sem encará-la de frente. “O Governo não tem se importado com as nossas reivindicações, mas o início do ano letivo se aproxima e alguma resposta ele terá que nos dá. A governadora bem sabe disso.”, afirmou a sindicalista.
FONTE: SINTE RN.

Sinte-RN convoca categoria a participar do início dos trabalhos da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira

Sinte-RN convoca categoria a participar do início dos trabalhos da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira

A direção do Sinte convoca todos (as) os (as) Trabalhadores (as) em Educação do Estado a participarem da abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa na próxima quarta-feira (15). Na ocasião será realizada a leitura da mensagem do Governo para 2012. A concentração ocorre na própria AL, às 15h30min. Participe!
  FONTE: SINTE RN.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Escolhidos os bolsistas para estágio de doutorando nos EUA

Escolhidos os bolsistas para estágio de doutorando nos EUA


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 10, a lista de bolsistas contemplados para estágio de doutorando nos Estados Unidos, selecionados pelo programa Capes-Fulbright. Foram recomendados 15 candidatos, que permanecerão nove meses nos Estados Unidos.

Constam da lista candidatos de instituições de ensino superior de várias partes do Brasil, como as universidades federais do Ceará (UFC), da Bahia (UFBA) e de Santa Catarina (UFSC). Entre as áreas contempladas estão história, linguística, letras e biologia.

O Programa Capes-Fulbright de Estágio de Doutorando nos EUA 2012-2013 é fruto de parceria entre a Capes e a Comissão Fulbright daquele país, e tem como objetivo incrementar as pesquisas realizadas por doutorandos e estreitar as relações bilaterais entre os dois países.

Fulbright – O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos, conhecido em todo o mundo como Programa Fulbright, foi estabelecido em 1946, por lei de autoria do Senador J. William Fulbright. Tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e a de outros países. Com o passar do tempo, vem permitindo uma real integração cultural e educacional entre as nações.

No Brasil, o programa teve início em 1957, quando foi instituída a Comissão Fulbright. É dirigida por um conselho diretor, formado por seis brasileiros e seis cidadãos norte-americanos residentes no Brasil.

O Programa Fulbright oferece bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores. Nesses mais de 50 anos no Brasil, beneficiou 3,5 mil brasileiros e 2,7 mil norte-americanos que puderam realizar o sonho de estudar no exterior, conhecer uma nova cultura e estreitar os laços de amizade entre os dois países. No mundo, o programa já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

Assessoria de Imprensa da Capes

Acesse o edital nº 34/2011

Acesse a lista completa do resultado

Conheça o Programa Capes-Fulbright de Estágio de Doutorando nos EUA 2012-2013

Conheça o conselho diretor da Comissão Fulbright
FONTE: PORTAL DO MEC.

Candidato a bolsa de doutorado na Alemanha pode se inscrever

Candidato a bolsa de doutorado na Alemanha pode se inscrever


Estão abertas as inscrições para candidatos a bolsas de doutorado integral, doutorado-sanduíche e dupla titulação (no Brasil e no exterior) na Alemanha. Para concorrer, os candidatos devem apresentar propostas, sob a forma de projeto, e encaminhá-las pela internet, no formulário disponível na Plataforma Carlos Chagas, até as 18 horas (de Brasília) de 15 de março próximo. O resultado será divulgado até julho, e as bolsas serão implementadas a partir de abril de 2013.

O candidato precisa atualizar o Currículo Lattes antes do preenchimento do formulário. A documentação a ser anexada ao formulário e aquela a ser enviada pelos Correios está especificada no Edital da Capes n° 7/2010. Após o envio do projeto, um recibo eletrônico de protocolo da proposta servirá como comprovante da transmissão.

Desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), o programa de oferta das bolsas prevê a formação de professores e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre os dois países.

As bolsas serão concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, em todas as áreas de conhecimento. A seleção caberá a uma comissão de consultores e representantes da Capes, do CNPq e do Daad.

O programa prevê a oferta de cursos de alemão para os selecionados. A duração pode variar, de acordo com o conhecimento do idioma pelo candidato, área da pesquisa na Alemanha, condições e pré-requisitos da universidade anfitriã naquele país. Para bolsistas que necessitem de seis meses de curso, as aulas terão início em outubro; quatro meses, em dezembro; dois meses, em fevereiro de 2013. Os candidatos a doutorado-sanduíche terão direito ao curso de alemão caso a permanência no país seja de no mínimo dez meses.
Mais informações no Edital nº 7/2012.


Assessoria de Imprensa da Capes

Confira a Plataforma Carlos Chagas

Confira a Plataforma Lattes
FONTE: PORTAL DO MEC.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Espaço virtual reúne um grande conteúdo de apoio para aulas


Espaço virtual reúne um grande conteúdo de apoio para aulas


O Portal do Professor do Ministério da Educação não para de inovar e de crescer em volume de conteúdos digitais. Desde 2007, quando entrou no ar, já armazena mais de 16 mil conteúdos digitais, que podem ser utilizados gratuitamente por professores da educação infantil ao ensino superior. Mais de um milhão de visitantes de 190 países acessam mensalmente a página, em busca de recursos multimídia ou de sugestões de aulas sobre diferentes temas, postadas pelos próprios professores.

O Portal do Professor ainda indica endereços virtuais de bibliotecas e museus de todo o mundo, revistas pedagógicas e outras páginas com conteúdo educacional de qualidade. Por exemplo, as aulas do professor norte-americano Salman Khan, que virou sucesso na internet com seu método de ensinar utilizando um quadro negro virtual e uso de recursos multimídia. Além de ter acesso às aulas originais, em inglês, os internautas são redirecionados para aulas de química, física, matemática e biologia, traduzidas para o português pela Fundação Lemann.

O ministro Aloizio Mercadante já anunciou que o Portal do Professor e as aulas de Khan serão inseridas nos tablets a serem entregues a partir do segundo semestre deste ano a professores de ensino médio das escolas públicas. A previsão do ministro é de que até abril todas as aulas já estejam traduzidas para português. “É um professor que desenvolveu formas bastante pedagógicas de exposição”, disse. “São geralmente filmes de 10 minutos e exercícios. Se você não conseguiu fazer, o computador diz que você deve voltar e assistir novamente a aula. É uma aula personalizada, a que o ritmo de cada um pode ir se adequando”, disse Mercadante.

Portanto, os professores do ensino médio do Brasil vão poder ver as aulas do professor Khan, ver os exercícios e utilizar essas informações da forma mais adequada. E é só um exemplo.

Sugestões – Há meses em que o Portal do Professor recebe 1.500 propostas de aulas enviadas por professores. Antes de ser publicada, a experiência passa por um processo de validação. Caso precise de informações adicionais, retorna para o professor com sugestões de endereços e conteúdos digitais que podem enriquecer aquela aula. Atualmente, estão publicadas 12 mil aulas, abordando diferentes temáticas para a educação básica e profissionalizante.

Como as sugestões de aula enviadas pelos professores brasileiros são de livre acesso, outro professor pode reeditá-la, acrescentando ideias e outros recursos. De toda forma, a aula original é mantida no portal. É uma espécie de rede social, em que os professores podem fazer comentários sobre as aulas enviadas.

A aula mais acessada é a da professora Lívia Raposa Bardy, da Universidade Federal de São Carlos, que trata sobre o corpo humano para os anos iniciais do ensino fundamental. Já recebeu mais de 278 mil acessos.

As melhores sugestões de aulas são selecionadas e agrupadas em coleções temáticas, criando sequência didática de determinado tema do currículo. Há, atualmente, 726 coleções, da educação infantil ao ensino médio. Um diferencial do Portal do Professor é que a sugestão de aula é uma ferramenta para que professores de escolas públicas e privadas possam compartilhar suas aulas e suas experiências.

A maioria dos conteúdos digitais refere-se ao currículo da educação básica – são 11.500 no total, incluindo recursos de alta qualidade, como material da coleção da Agência Espacial Brasileira sobre o aquecimento global e pesquisas de universidades do Brasil e de outros países em diferentes áreas do conhecimento.

O espaço virtual foi criado para dar suporte à formação dos professores à sua prática na escola. No portal, os professores não têm apenas vídeos, mas também recursos em PDF, áudio, simuladores de laboratórios virtuais de química e física. Eles ainda alimentam o portal, enviando sugestões de blogs das suas próprias escolas e vídeos educativos postados pelos alunos no portal Youtube. Depois do Brasil, Portugal e Estados Unidos são os países que mais acessam o Portal do Professor. 
FONTE: PORTAL DO MEC.

Instituto Kennedy seleciona Professores Formadores

Instituto Kennedy seleciona Professores Formadores

Candidato fazendo inscrição.
Candidato fazendo inscrição.
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
Conforme Editais Nº01/2011 e 02/2011 o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy continua inscrevendo até o dia 10/02/2012, professores e especialistas integrantes do Quadro Funcional do Magistério Público Estadual da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) para participarem do processo seletivo para Professor Formador desta Instituição.
FONTE: GOVERNO RN.