Inscrições para o Prêmio de Gestão Escolar começam em fevereiro
Dada a largada para o Prêmio Gestão
Escolar (PGE) 2012 – ano base 2011. A publicação do edital e a abertura
das inscrições estão previstas para a segunda quinzena de fevereiro.
Poderão participar instituições de ensino de educação básica (educação
infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino médio integrado) das
redes públicas estaduais e municipais de todo o país.
Na última quarta-feira (25), os
coordenadores e os responsáveis pela área pedagógica das secretarias de
educação dos estados e do Distrito Federal estiveram reunidos no Consed,
em Brasília, para definir os detalhes finais desta edição. "Além de
estimular e reconhecer práticas de gestão exitosas, o prêmio tem o
objetivo de fomentar a cultura de autoavaliação entre as escolas",
destacou a secretária executiva do Consed, Nilce Costa.
Ela também antecipou uma das novidades para
2012. As inscrições online, implementadas no ano passado, foram
aperfeiçoadas. Pela internet, as escolas também irão encaminhar os
dossiês – conjunto de formulários a ser preenchidos, documentos e fotos
que demonstram o processo de gestão. A remessa do dossiê pelo correio
continuará obrigatória, mas a disponibilidade em meio eletrônico irá
facilitar o trabalho do gestor.
"A inserção de informações poderá ser feita
na medida em que a escola reunir a documentação. Ao final, o próprio
sistema vai organizar o dossiê para remessa já na ordem apropriada,
incluindo itens como capa, sumário e anexos", esclareceu Nilce Costa.
"Antes, esta etapa do trabalho era manual, o que demandava mais tempo
para concluir o dossiê", completou a secretária executiva.
O Prêmio
O Gestão Escolar estimula iniciativas
exitosas na educação básica pública. Cada unidade da federação seleciona
seu destaque estadual/distrital. Posteriormente, uma comissão formada
por representantes dos parceiros do prêmio escolhe seis finalistas, que
concorrem ao título de "Destaque Nacional". Em todas as etapas, são
avaliadas cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa,
gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas.
A escola selecionada na etapa nacional
recebe R$ 30 mil. As seis finalistas ganham R$ 10 mil cada uma. Já as
escolas selecionadas como "Destaques Estaduais" recebem R$ 6 mil cada.
Por meio de uma parceria com a Embaixada dos
Estados Unidos, os diretores das escolas escolhidas como destaque nos
estados e no DF é recebem uma viagem de intercâmbio, onde conhecem
experiências de escolas públicas americanas.
Em 2011, a Escola Estadual Antônio Carlos,
do município de Caraúbas ganhou o prêmio e foi reconhecida como
Referência Brasil, ano base 2010. Com um percentual de aprovação de 80% e
um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEBs)
do Estado, a escola foi uma das vencedoras com uma média de 4,2, índice
superior a média nacional. Na última edição, 51 escolas da rede estadual
e 15 das redes municipais participaram do prêmio. A expectativa para
este ano é de que esse número atinja, pelo menos, o dobro de
participação.
FONTE: GOVERNO RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário