terça-feira, 29 de julho de 2014

Prêmio Respostas para o Amanhã segue com inscrições abertas



Com o objetivo de estimular e difundir práticas educativas do Ensino Médio, a Samsung realiza a primeira edição do prêmio Respostas para o Amanhã. Alunos e professores serão desafiados a desenvolverem práticas educativas a partir das questões que fazem parte da comunidade de cada participante, apresentando soluções simples que transformem a realidade local.

Podem se inscrever professores da rede pública – municipal, estadual e federal – que lecionem as disciplinas do Ensino Médio das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias (Biologia, Física, Química ou Matemática). Para ter acesso a inscrição, clique aqui. O período de inscrições encerra-se em 14 de setembro.

Devem ser inscritas práticas educativas realizadas durante o ano letivo de 2014. Cada professor poderá realizar mais de uma inscrição, podendo uma mesma escola participar com mais de um professor inscrito, desde que com salas diferentes. Cada inscrição corresponde a uma prática educativa desenvolvida numa determinada sala de aula, que só poderá participar uma única vez e com limite de 50 alunos por sala.

A Samsung, por meio de uma comissão contituida por representantes de instituições públicas e privadas, premiará cinco práticas pedagógicas em todo o país com tablets, TV de 60”, câmeras, notebooks e troféu. Terão direito a receber o prêmio alunos, professores e gestores das escolas selecionadas. Dessas cinco, a grande vencedora será conhecida por meio de voto direito dos internautas. Acesse a página do prêmio e inscreva-se.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

MEC autoriza seis cursos de medicina

O Ministério da Educação autorizou o funcionamento de seis cursos de medicina em instituições particulares. Com isso, serão ofertadas mais 498 vagas no país. A portaria que autoriza os cursos foi publicada hoje (23) no Diário Oficial da União.
As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 42 na Faculdade Meridional, em Passo Fundo (RS), 76 no Centro Universitário Uniseb, em Ribeirão Preto (SP); 100 no Centro Universitário de João Pessoa, em João Pessoa, 100 na Faculdade das Américas, em São Paulo; 80 no Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria (RS) e 100 na Faculdade Integrada Tiradentes, em Maceió.
O governo busca a expansão das vagas nos cursos de medicina para alcançar a meta do Programa Mais Médicos que prevê abrir 11.447 vagas em cursos de medicina até 2017 — 3.615 em universidades federais e 7.832 em instituições particulares.
No começo do ano, o ministério autorizou 1,3 mil vagas em instituições públicas e privadas; em maio, foram 420 vagas em universidades federais. No mês passado, foram autorizadas 120 vagasem dois cursos de medicina em instituições privadas.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Ministro defende investimento em ciência e tecnologia para país ser mais competitivo

Educação, ciência, tecnologia e inovação foram os temas abordados pelo ministro da Educação, Henrique Paim, em palestra aos participantes da 66ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nesta sexta-feira, 25, na sede da Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. A reunião da SBPC começou dia 22 e será encerrada no domingo, 27. 

De acordo com Paim, um dos desafios do Brasil é ampliar a competitividade no mercado mundial. Para alcançar esse objetivo, é preciso desenvolvimento tecnológico e inovação que, por sua vez, dependem da formação de pessoas. Para promover o casamento entre ciência e o mundo produtivo, disse o ministro, é preciso trabalhar todas as etapas da educação, a começar pela educação básica, que envolve avaliação, financiamento, gestão e formação de professores.

A educação profissional e tecnológica é outro investimento necessário como estratégia para aumentar a competitividade nacional. Nesse campo, Paim falou aos participantes da reunião da SBPC sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que já está presente em mais de quatro mil municípios; e sobre a expansão da rede de educação profissional e tecnológica, que hoje tem 38 institutos federais nas 27 unidades da Federação e oferece de cursos técnicos até a pós-graduação, articulados com o mundo do trabalho.

O ministro da Educação também explicou que a articulação entre os institutos federais, as universidades públicas e as redes de educação profissional do Sistema S visam ampliar a oferta de formação de técnicos, tecnólogos, engenheiros e profissionais voltados para a inovação e o empreendedorismo.

O tema central da 66ª reunião anual da SBPC é Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras. Em coerência com a temática, a reunião é realizada em Rio Branco, Acre, desde terça-feira, 22. 

Assessoria de Comunicação Social

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Morre no Recife, aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna


Em março de 2010, Ariano Suassuna deu uma aula-espetáculo durante o Festival de Teatro de Curitiba (Foto: Lenise Pinheiro / Folhapress)Em março de 2010, Ariano Suassuna deu uma aula-espetáculo durante o Festival de Teatro de Curitiba (Foto: Lenise Pinheiro / Folhapress)
Morreu no Recife, nesta quarta-feira (23), o escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, aos 87 anos. Ele estava internado desde a noite de segunda (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Segundo boletim médico, o escritor faleceu às 17h15. "O paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana".
O velório do corpo do escritor começa ainda esta noite, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, que decretou luto oficial de três dias. A partir das 23h, será aberto o acesso do público ao local. O enterro está previsto para a tarde de quinta-feira (24), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Abertas as inscrições para novas turmas de cursos de Especialização



A partir desta segunda-feira (21), servidores públicos efetivos da administração direta e indireta do Estado podem se inscrever no Processo Seletivo para os cursos de pós-graduação (Lato Sensu), ofertados pela Escola de GoveRNo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), através de convênio realizado entre a Secretaria Estadual da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).  As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, através do site www.escoladegoverno.rn.gov.br.
Estão sendo ofertadas especializações em Gestão de Pessoas e Gestão e Cuidado de Enfermagem em Urgência e Emergência, com 45 vagas cada. Os cursos serão presenciais, sendo o de Gestão de Pessoas realizado em Natal, na sede da EGRN, e o de Gestão e Cuidado de Enfermagem em Urgência e Emergência, em Mossoró, na Faculdade de Enfermagem do Campus Mossoró da UERN.
As inscrições para a Especialização em Gestão de Pessoas ficarão abertas até 13 de agosto, enquanto as da Especialização em Gestão e Cuidado de Enfermagem em Urgência e Emergência, até 8 de agosto.
Para participarem da seleção, os servidores interessados devem preencher o Formulário de Inscrição, informando dados funcionais e acadêmicos, além de justificativa, de acordo com as instruções disponíveis na tela.
A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas (análise do Curriculum Vitae e entrevista) e a lista dos servidores aprovados e classificados será divulgada no site da EGRN. Para mais informações, consulte o edital do processo seletivo ou contate Diretoria de Capacitação da Escola de GoveRNo por meio do telefone 3232 1699 ou do e-mail  escoladegoverno@rn.gov.br.

Governo do Estado convoca mais 734 servidores para Sesap

O Diário Oficial do Estado (D.O.E) deste sábado (19), publicou a nomeação em caráter efetivo, de 734 candidatos classificados em concurso público – Edital nº 001/2010-SEARH/SESAP, do Quadro Geral de Pessoal do Estado para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os convocados serão encaminhados para reforçar os serviços da região Metropolitana.
Entre os nomeados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, neste sábado, estão 35 médicos (Clínicos, Pneumologista, Urologista e Ultrassonografista), 174  enfermeiros e 471 técnicos de enfermagem, 22 Farmacêuticos Bioquímicos  e 32 técnicos em Radiologia. 
Desde 2012, foram convocados mais de 2300 servidores, para trabalharem na Rede Estadual de Saúde.
Os profissionais convocados devem se apresentar na Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), situada no 9° andar do edifício sede da Sesap, na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 730 - Centro, Natal, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A relação de exames e documentos necessários se encontra disponível no site da Sesap: www.saude.rn.gov.br.

Estudantes falam da expectativa de atuar no Parlamento Juvenil


Aos estudantes que vão representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul, o ministro Paim destacou a importância da participação de cada um: “Temos de trabalhar muito para melhorar a educação no país” Representar o Brasil e debater políticas para a juventude fazem parte da missão dada a 27 jovens brasileiros selecionados para compor a delegação brasileira no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Cada unidade da Federação será representada por um estudante de escola pública, com mandato de dois anos.
O PMJ promove a participação e a integração de estudantes do ensino médio público dos países-membros do bloco — Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Espaço de encontro e diálogo entre os jovens, o parlamento destina-se a alunos com idade entre 14 e 18 anos para o debate de temáticas de interesse comum, com foco na formação política e cidadã. Entre os temas a serem debatidos pelos novos representantes estão inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho e direitos humanos.
Para a estudante Clécia Karen, 16 anos, representante do Acre, a expectativa é atuar da melhor forma possível, com trabalho em equipe, para desenvolver, nas partes teórica e prática, os principais eixos temáticos. “Meus objetivos no Parlamento são desenvolver cada eixo e propor soluções na elaboração de projetos e conferências” disse. “Pretendo representar da melhor forma possível o nosso país no encontro do Mercosul, em agosto na Argentina.”
Alexandre Kleydson, 17 anos, do Piauí, ressalta a importância de representar o Brasil e os estudantes de seu estado. “Para nós, estudantes, é importante tratar do desenvolvimento da educação e do ensino médio que queremos”, afirmou. É o mesmo caso do representante do Maranhão, Bruno de Sousa Nolêto, 15 anos, que pretende lutar pela melhoria do ensino médio e para torná-lo acessível a todos. “O verdadeiro objetivo é realmente mudar a educação, universalizá-la, de modo que todos possam desfrutar dos conhecimentos em geral”, disse.
Participar de uma experiência parlamentar não é novidade para Yan Busquet Braga, 16 anos. No ano passado, ele participou do Parlamento Jovem do Rio de Janeiro. Assim, foi convidado a integrar o PJM. “Acredito que todo o jovem tem o direito a participar das mudanças da sua comunidade e de sua escola”, afirmou.
Para atuar como parlamentares, os jovens participaram, na quinta-feira, 17, e nesta sexta, 18, em Brasília, do 1º Encontro de Formação do Parlamento Juvenil do Mercosul. Eles receberam orientações sobre a participação no encontro prévio do PJM, em agosto próximo, na Argentina. No país vizinho, será elaborada declaração que servirá de base para o Parlamento Juvenil no biênio 2014-2016.
Desafio — Os eleitos foram recebidos nesta sexta-feira, 18, pelo ministro da Educação, Henrique Paim. Ele destacou a importância da participação de cada um no parlamento e para o desenvolvimento dos países do Mercosul. “Temos de trabalhar muito para melhorar a educação no país”, disse o ministro. “O desafio é ter um ensino médio mais flexível, que permita a vocês, a partir do ensino médio, melhorar a educação profissional no Brasil.”
Segundo Paim, o avanço dos jovens brasileiros depende do avanço educacional. “E a maior expressão dessa mudança são as inscrições para a prova do Enem” afirmou. “Estamos avançando nessa direção e podemos avançar ainda mais.”
Seleção — Os parlamentares foram eleitos durante encontro nacional, em Gramado (RS), em junho último. Nas etapas anteriores, estaduais, as secretarias de Educação promoveram encontros nos quais cada uma selecionou três estudantes — um do sexo masculino, um do feminino e um que representasse a diversidade brasileira, escolhido entre negros, indígenas, moradores de comunidades populares ou áreas rurais ou pessoas com deficiência. Em votação, os estudantes escolheram um representante por unidade da Federação.
De acordo com a coordenadora do Rio Grande do Norte, Vera Reis, o trabalho de coordenação em cada unidade federativa esteve centrado principalmente na divulgação do programa e no esboço dos critérios de seleção. “A maioria dos estados optou por uma redação sobre o tema O Ensino Médio que Queremos”, disse. “Depois, os estudantes selecionados falaram sobre o tema Por que eu Quero ser Parlamentar no Mercosul.”
O estudante Estevão Nogueira, 17 anos, que representa a diversidade brasileira, faz parte da etnia Kokama, do Amazonas. Ele tem a expectativa de demonstrar a verdadeira realidade das comunidades indígenas existentes em todo o território brasileiro. “A liberdade de expressão demonstra a cultura, o talento dos indígenas dentro dos projetos político-educacionais, fazendo com que eles sejam valorizados e respeitados”, enfatizou.

Assessoria de Comunicação Social

Brasileiros vão à Finlândia em busca da excelência na formação


O professor Domingos (E) pretende, quando voltar ao Brasil, compartilhar as experiências adquiridas no exterior, enquanto Mansur mostra entusiasmo com a chance de conhecer uma nova realidade em um país que é referência em educação e tecnologia (foto: João Neto/MEC)Autor de um projeto voltado para a melhoria do processo de formação na área técnica e integração com pesquisa aplicada, o professor Domingos Sávio Soares Felipe, do Instituto Federal do Ceará, campus de Fortaleza, é um dos selecionados do programa Professores para o Futuro, na Finlândia. Lá, ele espera conhecer o modelo de excelência na formação tecnológica e na educação como um todo. “Isso vai causar um grande impacto na instituição porque a tendência é, quando retornarmos, compartilhar as experiências adquiridas, de forma que não seja uma questão individual, mas com todos os colegas”, ressalta Domingos, que tem formação em telemática e faz mestrado em computação.

Os profissionais selecionados para participar do programa na Finlândia participaram de reunião técnica nesta sexta-feira, 18, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Estiveram presentes representantes da Embaixada da Finlândia e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os 32 professores selecionados, ligados a instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, embarcarão no início de agosto para aquele país do norte europeu.

Outro selecionado é o professor André Fernando Uebe Mansur, do Instituto Federal Fluminense. “A possibilidade de conhecer uma nova realidade em um país que é referência em educação e tecnologia e poder trazer resultados práticos para o Brasil é no mínimo empolgante”, enfatizou. Formado em administração, com doutorado em informática na educação, Mansur destaca ainda que o programa é eclético nas áreas dos saberes científicos. Para ele, não havendo prioridade de áreas, cria-se uma rede interdisciplinar de conhecimento.

Iniciativa do MEC e do CNPq, o programa propõe-se a apoiar projetos de pesquisa aplicada que contribuam para a capacitação dos professores com a concessão de bolsas de desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior júnior (DEJ). Os estudos são realizados na University of Applied Sciences (Hamk), University of Applied Sciences (Haaga-helia) e University of Applied Sciences (Tamk), todas da Finlândia.

Segundo o diretor da rede federal, Oiti José de Paula, um dos propósitos do programa é aproximar o ensino na rede das demandas reais da sociedade. “Isso possibilitará ao nosso egresso aplicar efetivamente os conhecimentos adquiridos durante o curso”, disse.

De acordo com o coordenador do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Setec, Luciano Toledo, esse é o momento de investir na capacidade de atuação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no desenvolvimento econômico regional, a partir do atendimento às demandas por inovação das principais cadeias produtivas do país. “O modelo da educação na Finlândia é uma referência a ser alcançada, o que justifica essa ação”, enfatizou.

Integração — Na Finlândia, o ensino superior tem papel significativo na sociedade e no sistema nacional de inovação. O país conta ainda com um modelo de educação técnica que absorve cerca de 80% dos estudantes. No ensino médio, mais de 40% dos alunos optam pela modalidade integrada à educação profissional.

Os diplomas, tanto do ensino médio regular quanto do integrado à educação profissional, dão acesso a instituições de ensino superior. A formação dos professores baseia-se em pesquisa, com exigência de dissertação de mestrado. Além disso, há cursos sobre prática didática e pelo menos um ano de estágio docente em escola municipal ou de aplicação.

Os professores brasileiros selecionados tiveram de comprovar que são efetivos do quadro permanente dos institutos federais, ter o currículo Lattes atualizado e proficiência em inglês.

O início efetivo do programa contempla uma primeira etapa na Finlândia e outra no Brasil. A fase nacional será acompanhada a distância pelos instrutores finlandeses.

Inscrições para cursos oferecidos pelo Sisutec podem ser feitas até sexta-feira, 25

As inscrições para cursos profissionalizantes pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), abertas nesta segunda-feira, 21, podem ser feitas até sexta-feira, 25. Nesta segunda edição do Sisutec em 2014, a oferta é de 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (sistema S), distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação.
No momento da inscrição, o candidato pode fazer até duas opções de curso. As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.
Por meio do Sisutec, sistema informatizado do Ministério da Educação, instituições públicas e particulares de educação superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente. Criado em 2013, o sistema integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas em todo o país.
As inscrições, gratuitas, devem ser feitas na página do Sisutec na internet.
Assessoria de Comunicação Social

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Deputado e senador custam mais de R$ 1 bi por ano

Os custos para a manutenção dos salários e benefícios atrelados aos deputados e senadores já chegam passam de R$ 1 bilhão por ano. De acordo com levantamento exclusivo doCongresso em Foco, as despesas para cada deputado somam R$ 143 mil por mês. No caso dos senadores, a conta é mais salgada, são R$ 160 mil mensais.
Ao final de um ano, a despesa total será de R$ 1,1 bilhão, sendo R$ 939,2 milhões gerados pelos 513 deputados e R$ 164,8 milhões pelos 81 senadores. Em média, cada deputado custa R$ 1,8 milhão por ano; a despesa anual com um senador é de R$ 2 milhões.
Com despesas correntes desse montante, é possível apurar que, no recesso parlamentar “branco”, que começou nesta sexta-feira (18) e vai até as eleições de outubro, serão gastos R$ 228 milhões, como mostrou o Congresso em Foco. Nesse período de 79 dias, os deputados e senadores só vão se reunir para votar projetos em quatro dias.
O cálculo do Congresso em Foco inclui o subsídio parlamentar, de R$ 26.723 por mês, e uma série de benefícios como ajudas de custo, auxílio-moradia, verba de gabinete para contratar mais de 20 funcionários, verbas para bancar passagens aéreas, locação de veículos, serviços de segurança, combustíveis, correspondências, telefones, além de ressarcimentos médicos e odontológicos. Os salários, afora os encargos trabalhistas, somam R$ 206 milhões por ano na conta da Câmara e do Senado.
Passagens
Na Câmara e no Senado, os parlamentares têm direito ao chamado “cotão”, apelido da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceaps), uma verba multiuso que serve para pagar inúmeras despesas, mas, principalmente, passagens aéreas, combustíveis e aluguel de veículos. Sozinho, o benefício custa até R$ 253 milhões por ano às duas Casas.
A verba varia de estado para estado. Entre os deputados, a média é de R$ 35 mil mensais; entre os senadores, de R$ 34 mil. Deputados do Distrito Federal recebem R$ 27.977,26, enquanto os de Roraima, R$ 41.612,80. No Senado, o benefício varia de R$ 21.045,20, para parlamentares do Distrito Federal e de Goiás, a até 44.276,60, para os do Amazonas.
Os senadores têm uma vantagem sobre os colegas da Câmara. Para eles, as despesas com serviços postais, telefone fixo e celular e assinaturas de jornais são pagas à parte, fora do cotão. É permitido aos senadores o uso ilimitado do telefone celular.
Funcionários
Outro benefício importante para um deputado e senador é a contratação de servidores em seu gabinete em Brasília ou nos escritórios estaduais. Essa medida custa cerca de R$ 606 milhões por ano à Câmara e ao Senado, bem mais que os salários e o cotão.
Na Câmara, são R$ 78 mil por mês disponíveis para contratar ate servidores comissionados, os chamados secretários parlamentares. No Senado, não há um valor específico, mas uma lista de cargos que podem ser preenchidos. Cada gabinete tem direito a possuir até 61 funcionários, sendo até seis efetivos. Uma estimativa da ONG Transparência Brasil aponta que isso significa uma despesa mensal de R$ 82 mil.
http://congressoemfoco.uol.com.br/

Morre o escritor João Ubaldo Ribeiro



Morre o escritor João Ubaldo Ribeiro Arquivo/Arquivo
João Ubaldo Ribeiro tinha 73 anosFoto: Arquivo / ArquivoAutor de livros que buscaram reinterpretar o Brasil, seguindo a tradição de Jorge Amado, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, João Ubaldo Ribeiro o morreu na madrugada de ontem, aos 73 anos, em sua casa no Leblon, na zona sul do Rio, vítima de embolia pulmonar. Baiano radicado no Rio, ele ocupava, desde 1993, a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras. Enterro deve acontecer neste sábado no mausoléu da ABL.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Mestrado em artes e música atrai mais de 1,5 mil professores


Mais de 1,5 mil professores licenciados em artes cênicas, artes visuais e música concorrem a 161 vagas no primeiro curso de mestrado profissional em artes (ProfArtes). Um conjunto de 11 instituições de educação superior públicas, federais e estaduais, faz parte dessa edição do projeto, com destaque para a região Nordeste, que abre 64 vagas. A cinco regiões do país estão contempladas.

O coordenador do ProfArtes, André Carreira, professor do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), explica que a grande procura dos educadores mostra o quanto eles pretendem aprimorar os conhecimentos. A proposta da pós-graduação, segundo Carreira, é instalar entre os docentes a prática da pesquisa e da renovação constante. “O professor que pesquisa dá melhores aulas”, avalia.

O mestrado profissional em artes, conforme o Edital nº 6/2014, é um curso semipresencial, oferecido por instituições que aderiram ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O concluinte recebe o título de mestre em artes. O candidato deve ser educador, com graduação em artes cênicas, artes visuais ou música, estar no exercício da profissão e lecionar a disciplina objeto do mestrado em rede pública de educação básica ou instituição cultural.

O curso tem 420 horas, ministradas durante dois anos. São cinco disciplinas obrigatórias, duas optativas e um trabalho de conclusão sobre prática de ensino a ser desenvolvido na escola onde o professor trabalha.

A tabela mostra a distribuição das 161 vagas entre as 11 universidades:



Provas — A seleção do ProfArtes compreende duas provas, ambas classificatórias e eliminatórias. A prova escrita foi realizada em 7 de junho último.  Os aprovados farão exame de arguição no período de 21 a 25 próximo, na instituição de educação superior na qual pretendem fazer o curso. O resultado final será divulgado no dia 30. As aulas começam em agosto. 

O curso, de acordo com Carreira, terá edições anuais, com lançamento de editais até que todos os educadores da área sejam atendidos. Em agosto, será aberto processo de adesão das universidades para a oferta da segunda turma do mestrado. André Carreira é licenciado em artes pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em teatro pela Universidade de Buenos Aires, Argentina. 

Formação — O ProfArtes é o quarto curso que entra em execução dos seis mestrados profissionais aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os anteriores são matemática (Profmat), letras (ProfLetras) e física (ProFis). História (ProfHistória), sob a coordenação da Universidade do Estado do Rio e Janeiro (UERJ), e administração pública (ProfiAP), coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais e Ensino Superior (Andifes), estão autorizados a abrir processos seletivos.

Mais informações e o edital estão disponíveis na página do ProfArtes na internet.

Aniversário do floraniense Jordão em Lagoa de Pedra RN




O empresário floraiense Jordão, comemorou em grande estilo seu aniversário com amigos em familiares em sua chácara na cidade de Lagoa de Pedra RN.
A festa contou com a participação do cantor Miguel Calistony e seus cabras da peste, aminando a turma presente nos três dias de comemoração.
O bolo foi confeccionado pela amiga Dora de Birunga, que esteve presente com seus esposo e mana Juraci e sobrinho Thiago.
No cardápio churrasco, galinha caipira, guiné, feijão verde, feijoada, lagosta e outras delícias.
Fotos: Juraci Araújo.

SINTE/RN promove 1° Seminário de Formação Sindical

O SINTE/RN, juntamente com a CNTE, promove o primeiro Seminário de Formação Sindical. Será nos dias 18 e 19 de julho, no Auditório do SINTE/RN.
O evento que é direcionado aos dirigentes sindicais do SINTE/RN e suas regionais, tem como objetivo abordar a busca pela reflexão coletiva para o aprofundamento dos conceitos e a aplicação prática na luta sindical a partir de uma visão crítica da realidade. As inscrições serão feitas no local.

Confira o Folder do Seminário AQUI.

Veja abaixo a programação

35 professores são convocados para atuar na rede estadual

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 09 de julho a convocação de 35 professores aprovados no concurso de 2011. Confira a lista com os nomes AQUI.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Cineastas chamam a atenção para seleção de filmes e planejamento das aulas

Nova lei pretende levar o cinema brasileiro para todas as escolas. Agora, elas terão que exibir mensalmente pelo menos duas horas de filmes produzidos no Brasil. Para cineastas e especialistas, a exibição obrigatória vai ajudar a escoar a produção nacional, além de formar plateia. Será necessário, no entanto, cuidado na seleção dos filmes e no planejamento das aulas.
"Há pelo menos duas formas de o cinema entrar na sala de aula: uma, a mais danosa para a sociedade brasileira, quando entra como substituto do professor ou como simples dispositivo para compensar buraco na ausência do professor. A outra é o cinema como espécie de mediação para que os alunos comecem a entender o mundo. Aí está a grande potência, até mesmo política", explica a professora e pesquisadora Ramayana Lira – integrante do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.
Um filme, segundo Consani, é um produto indivisível que deve ser analisado como obra completa. A exibição de trechos de filmes para que se dê tempo de analisá-los em um a aula pode ser algo danoso. A sugestão para tempos menores é que os professores escolham média e curta-metragens. Outra preocupação é não usar como verdade filmes que contenham erros históricos, por se tratarem de adaptações.
Nas salas de cinema, os filmes brasileiros têm ganhado espaço e público. Segundo o Informe de Acompanhamento do Mercado do primeiro trimestre de 2014 da Agência Nacional do Cinema (Ancine), no período, foram vendidos 35,8 milhões de ingressos. O público para filmes brasileiros aumentou em 15,9% em relação aos três primeiros meses de 2013, enquanto os estrangeiros tiveram uma redução de 0,6%. Apesar disso, as produções estrangeiras ainda detêm a maior parte da audiência (79,6% dos ingressos).
"O maior gargalo do cinema brasileiro é a distribuição. Fabricamos, fazemos filmes, mas eles não chegam às salas, ficamos a ver navios", diz o diretor de cinema Cláudio Assis. Seus longa-metragens Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) e Febre do Rato (2011) foram premiados em festivais de cinema nacionais e internacionais e todos receberam o título de melhor filme por um ou mais júri. As produções, no entanto, chegaram a poucas salas de cinema no Brasil.
"Nas escolas vamos ter a possibilidade de contribuir culturalmente para a formação social, a possibilidade de educar a criança para um olhar sobre a realidade brasileira, sobre o cinema brasileiro. O Brasil precisa de formação de plateia", analisa Assis.
O informe da Ancine mostra que foram 17 estreias de filmes brasileiros no primeiro trimestre nas salas de cinema e apenas cinco tiveram mais de 100 mil espectadores. Segundo o vice-presidente da Associação Paulista dos Cineastas, Sérgio Rosizenblit, a maior parte da produção não é exibida no cinema. Para se ter ideia, apenas em São Paulo estão sendo produzidas 100 obras.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Programa da Câmara atende alunos da 5ª à 9ª séries

Crianças e pré-adolescentes podem conhecer o que faz um parlamentar com o projeto Câmara Mirim. Eles vão ser deputados ou deputadas por um dia para defender um projeto de lei criado por eles mesmos. As inscrições individuais ainda estão abertas. Basta elaborar um projeto de lei e enviar pelo Correio até o dia 29 de agosto ou pelo portal da Câmara, até o dia 5 de setembro. O modelo do projeto está disponível na página.

Serão selecionados 400 alunos de todo país, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para debater em Plenário as três melhores propostas, escolhidas por uma comissão de servidores. As despesas com transporte e hospedagem serão custeadas pela Câmara.

A iniciativa é parte do Plenarinho - portal infanto-juvenil da Câmara dos Deputados - e já está em sua nona edição  A coordenadora do portal, Ana Cláudia Lustosa, diz que a atividade fortalece a participação dos jovens no  Parlamento brasileiro.

 Vale lembrar que alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental podem se inscrever no Câmara Mirim até 29 de agosto pelo Correio. Pela internet, o prazo é 5 de setembro, no endereço plenarinho.camara.gov.br. Repetindo: plenarinho.camara.gov.br.

UFRN: Inscrições para o programa Santander Universidades vai até 25 deste mês

As inscrições para o programa Santander Universidades irão até o dia 25 deste mês. O programa disponibiliza uma vaga para alunos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Programa Santander Universidades abre vaga para seleção.

Parceria com as universidades
O Candidato selecionado receberá o valor de RS 3.000,00 (três mil reais), para o período letivo 2014.2, a ser pago em cinco parcelas de R$ 600,00 (seiscentos reais). A bolsa será repassada ao discente de acordo com o calendário letivo da universidade.

O aluno, para concorrer à seleção, deverá possuir vínculo ativo a qualquer curso regular de graduação da UFRN; ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo 90% do currículo; não estar com o programa trancado ou com todos os componentes curriculares trancados no primeiro semestre de 2014; e não ter ingressado na instituição por meio do Programa de Estudantes Convênio de Graduação.

Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da Secretaria de Relações Públicas (SRI) www.sri.ufrn.br e enviá-lo como anexo digitalizado para o e-mail:mobilidade@sri.ufrn.br. O resultado será divulgado no dia 28 de julho no site do SRI.


Escolas podem enviar dados sobre a aplicação da Provinha Brasil

A partir desta segunda-feira, 14, diretores e professores de escolas públicas podem fazer o lançamento on-line dos dados da primeira aplicação da Provinha Brasil este ano. O prazo para envio das informações termina em 30 de setembro.
O sistema on-line funciona como ferramenta para visualização do desempenho dos alunos e também para a produção de relatórios de desempenho por estudante, turma e escola. Em setembro, os interlocutores estaduais e municipais terão acesso aos relatórios consolidados das respectivas redes de ensino.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em língua portuguesa e em matemática desenvolvidas pelas crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental das escolas públicas do país. A prova é aplicada no início e no fim do ano letivo para permitir o diagnóstico e a aferição da evolução da aprendizagem dos estudantes.
Mais informações sobre a Provinha Brasil na página do exame na internet. Na mesma página, diretores e professores devem fazer o lançamento dos dados da primeira aplicação da prova este ano.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

domingo, 13 de julho de 2014

Prof.ª Juraci curtir férias em Natal




Prof.ª Juraci Araújo passa férias em Natal na companhia dos seus familiares e reencontrados amigos.
O RN tem uma das mais lindas praias do Brasil  com sol o ano todo, gente bonita e hospitaleira.
Fotos: Juraci Araújo.

Secretaria de Educação anuncia finalistas do Parlamento Jovem Brasileiro


Os jovens são protagonistas de muitas das mudanças construídas em nossa sociedade nos últimos tempos. Quatro estudantes da rede estadual de ensino fazem parte deste grupo de adolescentes engajados com a formação cidadã. A Secretaria de Educação anunciou, na manhã de hoje, os finalistas da fase estadual do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Cada estudante teve que redigir um projeto de lei e encaminhá-lo a Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC para participarem do PJB.


Nesta edição, a Secretaria de Educação recebeu 152 projetos de leis, de 290 escolas de todo o Estado, oriundos da rede pública e privada de ensino. Para chegar aos quatro finalistas, uma banca composta por técnicos e professores julgou todos os projetos e atribuiu nota de acordo com a justificativa da proposição, relevância para o país e a técnica legislativa utilizada na escrita da lei. Cada estudante poderia criar a lei seguindo os eixos da Educação, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública.

Defendendo a Extinção da taxa de deslocamento cobrada pelas operadoras de telefonia móvel do Brasil, a estudante Dallyne de Fátima Silva, da Escola Estadual Profª Terezinha Carolino de Souza é uma das finalistas do PJB. Residindo no município de Jaçanã, a aluna pretende criar um mecanismo que gere menos gastos ao consumidor. Natal também terá um representante. A Aluna Débora Santos Silva, da Escola Estadual José Fernandes Machado, representará o Estado com o projeto de lei que visa medidas punitivas para jovens infratores, trata-se do Projeto Tratamento de Choque para Menores Infratores.


Com uma temática voltada para a educação, Mateus Praxedes de Freitas, da Escola Estadual Sebastião Gurgel, localizada no município de Caraúbas, propôs alteração na Lei 8.086/90, o Estatuto de Criança do Adolescente, criando a Escola Construção do Futuro, instituições de ensino que priorizem técnicas de aprendizagem. O último projeto selecionado também tem como objetivo a melhoria da educação, com a construção de cisternas em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, proposta da aluna Raiane de Oliveira Silva, da Escola Estadual Deputado Djalma Marinho, em Passa e Fica. 

Na segunda etapa, uma equipe formada por servidores da área legislativa da Câmara dos Deputados realiza a seleção final dos projetos, a partir de critérios de avaliação estabelecidos pela Câmara e define os 78 estudantes que serão os deputados jovens. O resultado final será divulgado nos próximos meses. 
http://www.rneducacao.com/