quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Parceria amplia total de vagas do projeto soldado-cidadão



Educação profissional

Parceria amplia total de vagas do projeto soldado-cidadão


Os ministérios da Educação e da Defesa assinaram esta semana acordo de cooperação para suprir a demanda do projeto soldado-cidadão. Na parceria, o MEC ampliará a quantidade de cursos ofertados no projeto por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ministério da Defesa selecionará os candidatos beneficiados.

O soldado-cidadão foi criado em 2004 para oferecer aos jovens brasileiros das Forças Armadas cursos profissionalizantes e capacitação técnico-profissional básica, além de condições para o ingresso no mercado de trabalho. O projeto está presente em 134 municípios de todo o país e já formou mais de 165 mil militares.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, observou que a parceria entre os ministérios tem se dado em diversas áreas, como o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa), o Programa de Apoio à Mobilidade Discente em Pós-Graduação em Ciências do Mar (Pró-Amazônia Azul) e o apoio das Forças Armadas na guarda e transporte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A parceria oferecerá, ainda esse ano, 4 mil vagas no projeto soldado-Cidadão. Em 2012, haverá 35 mil oportunidades. “A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) trabalhou na constituição de catálogos de cursos técnicos e tecnológicos que darão uma enorme oportunidade de colaborar para o desenvolvimento nacional àqueles que deixam as forças armadas ou mesmo aos que lá permanecem”, disse Haddad.

Para o ministro da Defesa, Celso Amorim, os cursos técnicos preparam os jovens egressos do serviço militar a ter um trabalho que os habilite a ganhar a vida e a colaborar com o desenvolvimento do país.



Palavras-chave: Pronatec, soldado-cidadão
FONTE: PORTAL DO MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário