sábado, 5 de novembro de 2011

Segunda fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas será realizada hoje

Segunda fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas será realizada hoje

Rio de Janeiro - Será realizada hoje (5) em 5.380 municípios brasileiros a segunda fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O evento começará às 14h30 (horário de Brasília) e reunirá 818.522 estudantes dos ensinos fundamental e médio, classificados na primeira fase do certame, em agosto passado. No total,  a 7ª Obmep recebeu 18.719.916 inscrições de 44.691 escolas públicas.
Ao contrário da primeira fase, quando foram feitas provas de múltipla escolha, a de hoje é discursiva, será realizada em 8.685 centros de ensino e determinará os vencedores desta edição, disse à Agência Brasil a coordenadora-geral da Olimpíada, Mônica de Souza. “As provas serão corrigidas regionalmente e depois, a partir de uma nota de corte, haverá uma segunda correção, ou seja, uma correção unificada, com vistas à premiação”.
Mônica esclareceu que essa prova ocorre simultâneamente em todo o país. “É uma prova dissertativa, em que os alunos devem mostrar todo o raciocínio e entendimento que tiveram. Já não é mais uma prova com múltipla escolha”.
A olimpíada serve de estímulo ao estudo da matemática para os alunos brasileiros, ressaltou. “A gente já está na sétima edição e vemos que cada vez mais há um interesse muito grande dos alunos, principalmente porque os premiados têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior”. Atualmente, 3.200 estudantes participam do programa. “Nós temos uma demanda muito grande e esse é o nosso objetivo: que o interesse pelo estudo da matemática se difunda”.
Após um processo seletivo e uma preparação específica, os melhores alunos da olimpíada são levados a participar de certames internacionais. Mônica de Souza revelou que este ano três alunos da Obmep representaram o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, trazendo para o país duas medalhas de prata e uma de bronze.
A coordenadora destacou a importância do evento para o futuro dos estudantes das escolas públicas, na medida em que o estudo da matemática abre perspectivas de melhoria no mercado de trabalho. Nesse sentido, citou o Programa de Iniciação Científica-Mestrado (Picme), que entra em sua terceira edição e se destina aos  alunos que já foram medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), voltada para estudantes de escolas particulares, ou da Obmep.
“Se estiver fazendo uma graduação, ele pode procurar a sua universidade para desenvolver um programa de iniciação científica e também de mestrado. Quer dizer, há um acompanhamento desse aluno, depois que ele sai desse período de público-alvo da Obmep. A intenção é que tenha um acompanhamento constante”. Cerca de 400 a 500 alunos já passaram pelo Picme. “Não importa a área em que ele (o estudante) esteja. O importante é que tenha formação sólida em matemática. A gente acredita que isso contribui tanto para a vida quanto para a carreira dele, de maneira geral”.
Os  vencedores da segunda fase da 7ª Obmep serão conhecidos na primeira semana de fevereiro de 2012. A premiação deverá ocorrer no primeiro semestre do próximo ano. A olimpíada é  promovida pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). No ano passado, a cerimônia de premiação da 6ª Obmep contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Na ocasião, a presidenta elogiou a garra, o empenho e a dedicação dos 3,2 mil estudantes medalhistas da Obmep, representados na solenidade pelos 504 vencedores na categoria ouro. Dilma entregou 21 medalhas de ouro aos penta e tetracampeões da olimpíada, incluindo a única aluna deficiente visual do certame, Laura Ribeiro Franco.
Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata, 1.800 com medalhas de bronze e 30 mil com certificados de menção honrosa. A Obmep premia também 127 professores das escolas públicas, de acordo com o desempenho de seus alunos, além das escolas e secretarias de Educação dos municípios.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário