segunda-feira, 30 de junho de 2014

O maior S. Pedro na Serra do Cajueiro Florânia RN




O maior e S. Pedro mais animado aconteceu no dia 28 do corrente mês no sítio Encanto, na organização dos amigos Daguia Oliveira, Marcio e Chico de Furtuna com apoio de amigos .
O evento contou com o resgate da subida no pau de sebo, sendo ganhador um menino que levou como troféu um celular.
A festa foi aminada pelos sanfoneiros João Emídio, Estevam , Neilton e Banda Agitação, o forró pé de serra foi até o dia amanhecer, com a presença de muitas famílias da Serra do Cajueiro, de Florânia, Jardim de Piranhas, S. Bento da Paraíba, Jucurutu, Tenente Laurentino Cruz, S. Vicente, Santana dos Matos, Currais Novos, Mossoró, Natal e outras.
No cardápio da festa milho cozido, bolos pretos e grude, galinha , buchada, creme de galinha, cachorro quente, canjica, churrasco,  caldos de mocotó, de carne, vaca atolada e outras delícia.
Presentes os Vereadores Marcone Rodrigues, Vareda e o prefeitável Hélio Araujo.
Fotos: Juraci Araújo.

Governo promete primeira parcela do décimo terceiro para o próximo dia 16

O Governo anunciou nesta segunda-feira (30), em entrevista coletiva, que o adiantamento de 40% do 13° terceiro salário dos servidores estaduais será pago em duas parcelas. O benefício será liquidado nos dias 16 de julho e 18 de agosto. Os outros 60% estão prometidos para o dia 20 de dezembro.
O executivo estadual alega que adiou o pagamento porque os gastos com a folha de pessoal do Governo cresceram cerca 50% no primeiro quadrimestre de 2014. A coordenadora geral em exercício, Luzinete Leite, disse que o pagamento fracionado irá prejudicar muitos servidores que contam com o benefício, tradicionalmente pago no mês de junho. “A folha (de pagamento dos servidores) cresceu, no entanto, o Governo se contradiz, não honra seus compromissos. É um desgoverno total”, comenta a sindicalista.
http://www.sintern.org.br/

terça-feira, 24 de junho de 2014

Festa junina em Florânia RN.




Para o povo do Nordeste, o dia de São João é uma data tão alegre quanto o Carnaval. As festas começam bem antes do dia do santo. O São João no Nordeste tem a ver com boa colheita: quem plantou e viu a terra retribuir, agradece ao santo, sempre com muita festa, danças e comidas típicas do sertão.
Este ano estamos colhendo muita fartura e nossa festa junina está mais alegre o o povo feliz. Florânia também realiza festa com apresentação de lindas quadrilhas, as escolas realizam suas festas com comidas típicas, apresentações , pescarias e outras brincadeiras.
A fogueira é um dos símbolos da festa junina, a queima de fogos, de traque, estrelinhas e outros.
Neste ano a Quadrilha a Nordestina encantou a todos com sua linda apresentação  no  II  Encontro de Quadrilhas estilizadas contando com a presença dos municípios de Santana dos Matos, S. Vicente, Jucurutu e Tenente Laurentino Cruz e do Assentamento João da Cruz(Florânia) realizados no Ginásio de Esporte Padre Sinval Laurentino.
A população floraniense lotou o ginásio e aplaudiu as quadrilhas apresentadas e a Nordestina encantou a todos os presentes com sua participação maravilhosa.
Fotos: Juraci Araújo.

sábado, 21 de junho de 2014

Quadrilha A Nordestina grande destaque nas festas juninas


Quadrilha A Nordestina leva o nome de Florânia onde passa.

Quadrilha A Nordestina leva o nome de Florânia onde passa.

Quadrilha A Nordestina.
Quadrilha A Nordestina.
São João tradição do povo nordestino que diante de suas crenças celebra no mês de junho, os santos Antônio, João e Pedro.
Em diversas cidades surgem às famosas quadrilhas, que ao passar dos anos foram se modificando na forma de se apresentar, passando de matuta para estilizada trabalhando temas voltados para a realidade do Sertão Nordestino.
No Município de Florânia jovens da Quadrilha Estilizada “A Nordestina”, estão levando o nome da cidade por onde passam, encantando plateias diante de sua bela apresentação que propaga o nome do Município de Florânia nos mais variados pontos do Estado do Rio Grande do Norte.
http://www.florania.rn.gov.br/

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Alunos do curso Normal de Florânia RN montam projeto de resgate a brincadeiras antigas, cantigas de rodas e jogos.



Alunos matriculados no curso Normal da E. E. Teônia Amaral, localizada na cidade de Florânia RN, estão trabalhando um projeto de resgate as cantigas de rodas, brincadeiras antigas e jogos, no qual essas matérias farão parte de uma exposição da referida escola e também como suporte de apoio pedagógico em seus estágios na sala de aula.
Os próprios alunos estão montando os seus projetos, fazendo pesquisas nas aulas, no campo, entrevistando pessoas que vivenciaram essa época e confeccionando material para a exposição do trabalho e gravando as entrevistas, no qual farão parte de um documentário a ser exibidos na culminância do projeto.
Na coordenação do projeto está a Prof.ª Juraci Araújo com apoio de professores da turma.
É gratificante ver o empenho e o entusiasmo dos alunos envolvidos no projeto. Cada um falando das histórias contadas por seus pais, avós e professores.
As brincadeiras tempos atrás eram bem divertidas e além de tudo muito mais saudáveis e criativas. O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos.
Este projeto envolverá um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor e saudável. Para se ter uma boa qualidade de vida, é necessário mudanças de comportamento, vivência de novos valores, disciplina, respeito mútuo, atenção a saúde, solidariedade, entre muitos outros.

Trabalhar um projeto dessa natureza é um grande desafio, mas os resultados nos dão satisfação , gratificação e alegrias.
Fotos: Juraci Araújo.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Projeto de Alimentação saudável faz sucesso na Escola Teônia Amaral em Florânia RN.




Dando continuidade ao projeto do Esporte e alimentação saudável com os alunos da Escola Estadual Teônia Amaral, localizada na cidade de Florânia RN, que atende uma clientela de quase 500 alunos matriculados no Ensino Médio Inovador, EJA e Ensino Médio Diferenciado.
Esse projeto conto com a paceira de ex-alunos da referida escola, no qual dão a sua contribuição também no incentivo na busca de melhores dias através da educação.
O nosso ex-aluno e concluinte do curso de Nutrição (UFRN), Cállysson Pinheiro , um dos nossos paceiro nesse grande projeto de como manter uma alimentação saudável.
A alimentação balanceada  contendo frutas , cereais , verduras , legumes, carnes e leite, podem contribuir  positivamente para a manutenção da saúde do individuo .
Esse projeto tem dado grande contribuição com informações de como manter uma vida melhor através da educação alimentar saudável , também com mudanças na vida dos nossos jovens, que em sua maioria só buscam alimentação através de biscoitos e outras guloseimas.
Fotos: Juraci Araújo.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Thiago comemora seus 8 anos em grandes estilo em Florânia RN.



Neste dia 14 do corrente mês foi a festa de comemoração dos 8 anos do nosso querido Thiago Araújo, filho do casal Juraci Araújo e Lázaro Silva.
A festa contou com a presença de familiares, colegas da escola e amigos, estiveram presente no evento o prefeito Júnior de Janúncio e esposa, o amigo Hélio Araújo, o agente judiciário Chico de Furtuna, a prof.ª Francisca Palmeira e esposo, Genilson Fagundes e família e demais amigos e familiares.
Na grande festa teve a participação do grupo de pagode, que cantou os parabéns para o aniversariante emocionando a todos os presentes.
Presente as tias Dora, Katarina, Nazidi,  Dindoca e Ninha e o tio Joca.
As primas Deyse Vale, Janikleia , Debora  , Sofia, Júlia.
Aminando a festa o sanfoneiro João Emídio, Chico de Furtuna, Severino do Violão e o grupo de pagode.
Fotos: Juraci Araújo.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Projeto de esporte e alimentação saudável realiza oficina com o estudante de Nutrição Cállysson Pinheiro em Florânia RN

A alimentação saudável é uma grande aliada para viver-se mais e melhor. Quem tem preocupação com a saúde não tem como esquecer de caprichar nas escolhas dos alimentos. Atualmente vivenciamos uma grande transição alimentar, onde deixou-se de consumir alimentos naturais para sermos bombardeados de alimentos industrializados, com conservantes, aromatizantes, agrotóxico e etc. Mas a matéria-prima para o nosso organismo funcionar adequadamente são os nutrientes, que infelizmente estão sendo esquecidos na alimentação moderna. Nada como uma quantidade adequada de vegetais e frutas para ajudar o nosso corpo excretar tudo o que não presta. Mas atualmente são minorias na mesa da população, o que faz aumentar o risco de contrair doenças.
A alimentação saudável não é só salada com peito de frango grelhado. Existe uma combinação deliciosa de alimentos. Basta estar aberto para conhecer mais sobre eles e ter vontade de fazer uma mudança de comportamento alimentar. Mas qual será o grande segredo da Reeducação Alimentar.
Hoje teremos em na E. E. Teônia Amaral, a oficina co comando do nosso ex-aluno e concluinte do curso de Nutrição (UFRN) ,  o jovem Cállysson Pinheiro que mais uma vez é nosso paceiro nesse grande projeto do esporte e como manter uma alimentação saudável.
A turma que será  atendida  são os  alunos matriculados no Ensino Médio Diferenciado da referida escola, no entanto também faremos esse trabalho em outras modalidades de ensino .
O ano de 2013, foi implantado esse projeto, no qual nos deu bons resultados na reeducação dos educandos.


Fotos: Juraci Araújo.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Alunos da E. E. Teônia Amaral trabalham projeto de resgate as brincadeiras antigas e cantigas de rodas



Alunos do  curso Normal da Escola Estadual  Teônia Amaral, localizada na cidade de Florânia /RN, estão participando do projeto Resgatando as Antigas brincadeiras de rodas e brinquedos antigos.
Os próprios alunos que estão elaborando seus projetos, com apoio e coordenação da prof.ª Juraci Araújo.
É gratificante ver o empenho e entusiasmo dos alunos , no qual estão sendo desenvolvidos os trabalhos.
Na culminância do projeto, serão apresentados a comunidade as produções dos alunos, confecções de brinquedos e a exibição das entrevistas realizadas pelos alunos de pessoas que vivenciaram essa época.
Fotos: Juraci Araújo

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Aluno floraniense Carlinhos Staimberg e professores Norteriograndenses no exterior

O aluno do curso de letras Espanhol da UFRN Campus Natal, o floraniense Sebastião Carlos dos Santos Silva, mais conhecido em nossa cidade pelo apelido de “Carlinhos” marcou presença em dois eventos que aconteceram em Costa Rica e Honduras respectivamente. Acompanhado pelas Professoras linguistas Dra. Sulemi Fabiano Campos do departamento de Letras e Dra. Izabel Souza do Nascimento do Departamento de Línguas Estrangeiras ambas docentes da UFRN, o aluno participou de mesas redondas para debater a pesquisa na graduação. Os eventos ocorreram entre os dias 19 e 23 de maio desse ano.
A participação do acadêmico se deu através de convite feito pela professora Dra. Sulemi Fabiano Campos sua ex-professora. Pelo fato de já ter alguns trabalhos de pesquisas realizados sob sua orientação e ser fluente no espanhol o mesmo contou que a oportunidade não poderia ter vindo em melhor hora. “Estou terminando a graduação e ainda não tinha viajado para um país com a língua espanhola como idioma oficial. Os eventos tinham por finalidade debater a pesquisa na graduação”, afirmou o estudante universitário.
Fizeram-se presentes no evento em Honduras, na Universidad Nacional Pedagógica Francisco Morazán, professores e alunos da USP, UFRN, UFMT e UFAL. Ambos envolvidos no projeto mostrando resultados de suas pesquisas e trabalhos já concluídos e ainda em andamento.
A participação dos brasileiros se deu através do convite feito pelo professor Dr. Valdir Heitor Barzotto, da USP, que há anos coordena o projeto e mantém um Acordo com a Universidad Nacional Pedagógica Francisco Morazán, em Honduras. O projeto tem por objetivo incentivar o estudante a fazer pesquisas científicas em todas as cadeiras da graduação e que essa prática se desenvolva no decorrer do curso para que o aluno obtenha uma melhor formação acadêmica e possa dar continuidade ao seu projeto de pesquisa em outros graus de estudo. O projeto segue em parceria com algumas universidades públicas do Brasil, entre elas a USP e UFRN.
O aluno explicou que sua participação nos referidos eventos foi custeada pela UFRN e agradeceu de coração o apoio recebido por suas professoras, familiares, namorada e amigos. “Trago comigo a simplicidade de um sertanejo, e o carinho que tenho pelas pessoas que estão ao meu redor é recíproco”, disse o acadêmico. Muito feliz com a experiência afirmou ainda que a viagem feita marca toda uma etapa de sua vida acadêmica e é observada como resultado positivo de muito empenho e dedicação aos estudos na UFRN e no GETED (Grupo de Estudos do Texto e do Discurso) o qual é liderado pela professora Sulemi Fabiano.
Segundo relatou o aluno, os eventos foram muito proveitosos e serviram também para agregar mais valor ao estudo na universidade. Comentou sobre a ótima acolhida feita pelos costarriquenhos e hondurenhos e também da diversidade gastronômica dos países.
Além de mesas redondas, conferências e comunicações individuais o encerramento do evento em Honduras foi brindado pela entrega de troféus, medalhas e certificados aos alunos e professores como forma de reconhecimento pelo excelente trabalho e dedicação ao ensino e pesquisa. O encerramento contou também com apresentações culturais típicas do país.
O aluno Carlos Staimberg participando de Encontro Internacional de Educação em Costa Rica.

 
Carlos Staimberg no evento internacional de educação .

Texto: Juraci Araújo..
Fotos: Carlos Staimberg.

Convite, festa junina na Serra do Cajueiro Florânia RN

Foto

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Passa de 1,1 milhão o número de candidatos inscritos no Sisu até as 19 horas do último dia

No último dia de inscrições da segunda edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foram registrados 1.114.410 candidatos até as 19 horas. Os estudantes que pretendem obter uma vaga no ensino superior público têm prazo até as 23h59 desta quarta-feira, 4, para fazer sua inscrição pelo sistema on-line.
Estão sendo oferecidas 51.412 vagas, em 1.447 cursos de 67 instituições de ensino federais e estaduais. A Universidade Federal Fluminense (UFF) é a instituição com maior oferta de vagas (4.259), seguida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com 3.944 vagas; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 3.669; e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 3.108.
Quatro novas instituições participam desta edição: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Por meio do Sisu, sistema informatizado do Ministério da Educação, instituições públicas de educação superior oferecem vagas a participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste segundo semestre, pode concorrer o candidato que participou do Enem de 2013 e obteve nota acima de zero na redação.
As inscrições, até as 23h59, devem ser feitas exclusivamente na página do Sisu na internet.
Assessoria de Comunicação Social

terça-feira, 3 de junho de 2014

ANIVERSÁRIO DA NOSSA RÁDIO IBIAPINA


10398671_496880183771648_4664811539977242717_n
Programação de Aniversário dos 12 anos da Ibiapina FM em Florânia
Terça – Feira – 03/06
20:00h – Programa Especial S.O.S Vida.
Responsável: Ação Integrar.
Local: Coreto da Praça.
Ação IntegrarQuarta – Feira – 04/06
20:00h – Programa Especial em Homenagem a Difusora
Responsável: Maria José
dscn9288Quinta – Feira – 05/06
10:00h – Santa Missa em ação de graças pelos os 12 anos da Ibiapina FM.
Local: Prédio Anexo a Rádio.
820:00h – II Encontro de Poetas e Repentistas.
Responsável: José Lúcio.
Local: Coreto da Praça.
10348388_779432145423170_3016876316832882435_n
Sexta – Feira – 06/06
21:00h – Show em Praça Pública.
Animação: Jandy do Acordeon e Banda.
Participação: Sistema Nervoso.
1005544_500362290090104_8918685749205924843_nPor Junior Galdino
http://coisasdeflorania.com.br/

Justiça obriga o IFRN a aceitar bacharéis com mestrado ou doutorado em seus concursos

A Justiça mandou o IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN) aceitar a participação de bacharéis com mestrado ou doutorado em seus concursos para professor.

A decisão judicial aconteceu em resposta a uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) para garantir a participação de bacharéis com mestrado e doutorado nos concursos promovidos pelo IFRN para professor. 

O IFRN, até agora, por incrível que possa parecer, estava aceitando apenas candidatos com licenciatura. Para o IFRN de nada valia o fato da qualificação que vai além da simples licenciatura, como são os casos do mestrado e do doutorado. O que pode se deduzir que o IFRN, até agora, se mantinha firme na condição de ser uma escola apenas de graduados licenciados.

Os mestres e doutores que concluíram bacharelados, e que podem lecionar no Ensino Superior, estavam impedidos de concorrer nos concursos para docentes de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do instituto. “Mostra-se desarrazoado restringir, de forma indevida, o acesso ao serviço público de profissional portador de conhecimentos mais profundos do que aqueles exigidos para o desempenho do cargo a ser ocupado”, aponta a decisão, de autoria do juiz Federal Magnus Delgado.

Para garantir a ordem das coisas e o respeito ao melhor conhecimento, a Justiça Federal determinou, através de uma antecipação de tutela, que o instituto assegure também a participação, nomeação, posse e exercício de bacharéis nesses concursos para docentes, desde que possuam título de mestrado ou doutorado. 

A ação do Ministério Público Federal questionando a lamentável restrição imposta pelo IFRN é assinada pela procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Caroline Maciel.
http://www.anotern.com.br/

Governo ainda não convocou concursados

Apesar da direção do SINTE/RN denunciar a falta de professores, o Governo do Estado permanece inerte, ignorando essa necessidade. A Coordenadora do Sindicato, Fátima Cardoso, lamenta que vencido um semestre os estudantes se encontrem com um déficit de aprendizagem provocado pelo governo. “Apesar desta situação de desconforto a direção do SINTE/RN não vai desistir da luta e vai cobrar do Governo a convocação de novos concursados para preenchimento de vagas para os cargos existentes de professores e de suporte pedagógico”, afirmou a sindicalista.
http://www.sintern.org.br/

Concursados de 2000 ganham ação na justiça depois de 14 anos

Os concursados de 2000 que ingressaram com ação judicial por meio da assessoria jurídica do SINTE/RN, já estão recebendo o que é devido. Agora os juízes estão dando maior agilidade e todo o mês sai ordem de pagamento.
Histórico
Em 2000 estes profissionais prestaram concurso público em nível superior. Quando foram convocados passaram a receber como professores de nível médio, sob a alegação do Governo que o ingresso na carreira se dava na classe inicial. A direção do SINTE/RN contestou, lutou, mas o governo Garibaldi Filho manteve esta ilegalidade.
Diante da situação o SINTE/RN disponibilizou a assessoria jurídica a ingressar com ação judicial. Segundo a Coordenadora do SINTE/RN, Fátima Cardoso, mais uma vez a justiça mostrou que o Sindicato tem coerência e firmeza no que tem defendido. “Isso só demonstra que a nossa luta no campo político é essencial e que não se pode abandonar a luta jurídica. Parabéns aos companheiros e assessoria jurídica por mais uma vitória da categoria”, comemora a Sindicalista.
http://www.sintern.org.br/

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sisu abre inscrições e oferece mais de 50 mil vagas



 
Sisu - banner
 A partir de hoje (2), até o próximo dia 4, estão abertas as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A inscrição é gratuita e feita apenas pela internet. Podem participar os estudantes que tenham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota acima de 0 na redação.
Nesta segunda edição de 2014 do Sisu são ofertadas 51.412 vagas em 67 instituições. O número de vagas cresceu 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O número de cursos também teve aumento, passando de 1.179, em junho de 2013, para 1.447 em 2014. Nesta edição houve acréscimo de 847 vagas em medicina e de 2.550 vagas nos cursos de engenharias. Neste semestre, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% para outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições.
No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e da senha usados no Enem 2013. Caso o candidato não se lembre desses dados, poderá recuperá-los no site do Enem. Ao finalizar a inscrição, o sistema permite que o candidato imprima um comprovante.
O estudante poderá concorrer a até duas opções de vaga e, ao longo do período de inscrição, pode alterar o curso escolhido. O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 6 de junho e as matrículas ocorrerão de 9 a 13 de junho. A segunda chamada está prevista para o dia 24 de junho, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. A seleção tem duas edições a cada ano.



 http://agenciabrasil.ebc.com.br/


Atraso escolar diminui desde 2006 e chega a 29,5%


Ensino médio
Atraso escolar diminuiu desde 2006, mas ainda é alto, avaliam especialistasArquivo/Agência Brasil
A porcentagem de estudantes em atraso escolar no ensino médio diminui desde 2006, ao passar de 46% para 29,5%, em 2013. A taxa de distorção idade-série corresponde aos estudantes com pelo menos dois anos de atraso escolar. Os dados são do Censo Escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nas escolas públicas, esse índice passou de 50% em 2006 para 32,7% no ano passado. Já nas particulares, de 11% para 7,6%. Os dados foram selecionados com o auxílio daplataforma de dados educacionais QEdu, onde as informações estarão disponíveis para a consulta a partir de hoje (2). O portal é uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para educação.
Quando o aluno ingressa no ensino médio, ele já passou por um percurso escolar de pelo menos nove anos no ensino fundamental. Segundo o coordenador de Projetos da Fundação Lemann, Ernesto Faria, o atraso no ensino médio mostra o problema do fluxo como um todo. "Temos altas taxas de reprovação, mas não temos política para lidar com os alunos que fazem a série novamente", analisa Faria. "A reprovação pode estigmatizar os alunos e aumentar a chance de ele não terminar a educação básica", diz.
Os dados de 2013 mostram que as maiores taxas de distorção idade-série no ensino médio público ocorrem nas regiões Norte e Nordeste, em escolas de áreas rurais. Consideradas escolas em zonas urbana e rural, Pará (57,3%), Sergipe (50,7%) e Piauí (49,2%) tem as maiores taxas. As menores são registradas em São Paulo (17,1%), Santa Catarina (18,4%) e Paraná (24,3%).
Nas escolas rurais, Amazonas (69,8%), Pará (60,3%) e Piauí (57,7%) apresentam as maiores porcentagens de alunos em atraso escolar. As menores taxas estão em São Paulo (13,8%), Santa Catarina (15,9%) e Paraná (22%).
"As taxas são muito altas. Diversas pesquisas mostram que a reprovação não melhora o desempenho. Não há ganho por reprovação, não há ganho para o sistema educativo, que acaba bancando um ano a mais desse aluno e não há ganho para o aluno, que perde um ano da vida para complementar a etapa", analisa a gerente da Área Técnica do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco.
A assessora de Projetos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação Maria Reher complementa: "O que a gente pode destacar é o problema da qualidade da educação, mas o que é essa qualidade? No ensino médio, ela envolve o currículo. Quando conversa com os adolescentes, percebe a falta de significação da escola, de identidade da escola e a falta de oportunidade para esses adolescentes."
Pela Constituição, cabe aos estados e ao Distrito Federal oferecer prioritariamente o ensino médio. De acordo com o Conselho Nacional de Secretarias de Educação (Consed), nos últimos anos, os indicadores foram impactados com a volta de estudantes que tinham deixado a escola. "Apesar disso, tínhamos que avançar bem mais, dar passos mais largos. Em outros países, os adolescentes terminam o ensino médio com 17 e até com 15 anos", diz a secretária de Educação do Mato Grosso, Rosa Neide, integrante do Consed.
A questão recebe atenção do Ministério da Educação. No ano passado, a pasta lançou o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Em um primeiro momento, duas ações estratégicas estão articuladas: o redesenho curricular – em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) – e a Formação Continuada de professores. As ações devem impactar também na correção do fluxo.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/

domingo, 1 de junho de 2014

Débora realiza grande festa para comemorar aniversário de sua filha Sofia




Neste dia 31 de maio foi realizado grande festa de aniversário da minha sobrinha Sofia, na Cidade de Tenente Laurentino Cruz/, contando com a presença de familiares  e amigos de Florânia e da Comunidade.
Parabenizar a mãe da aniversariante a sr.ª Débora Caroline  pela organização da  linda festa.
Fotos: Juraci Araújo