sexta-feira, 6 de junho de 2014

Aluno floraniense Carlinhos Staimberg e professores Norteriograndenses no exterior

O aluno do curso de letras Espanhol da UFRN Campus Natal, o floraniense Sebastião Carlos dos Santos Silva, mais conhecido em nossa cidade pelo apelido de “Carlinhos” marcou presença em dois eventos que aconteceram em Costa Rica e Honduras respectivamente. Acompanhado pelas Professoras linguistas Dra. Sulemi Fabiano Campos do departamento de Letras e Dra. Izabel Souza do Nascimento do Departamento de Línguas Estrangeiras ambas docentes da UFRN, o aluno participou de mesas redondas para debater a pesquisa na graduação. Os eventos ocorreram entre os dias 19 e 23 de maio desse ano.
A participação do acadêmico se deu através de convite feito pela professora Dra. Sulemi Fabiano Campos sua ex-professora. Pelo fato de já ter alguns trabalhos de pesquisas realizados sob sua orientação e ser fluente no espanhol o mesmo contou que a oportunidade não poderia ter vindo em melhor hora. “Estou terminando a graduação e ainda não tinha viajado para um país com a língua espanhola como idioma oficial. Os eventos tinham por finalidade debater a pesquisa na graduação”, afirmou o estudante universitário.
Fizeram-se presentes no evento em Honduras, na Universidad Nacional Pedagógica Francisco Morazán, professores e alunos da USP, UFRN, UFMT e UFAL. Ambos envolvidos no projeto mostrando resultados de suas pesquisas e trabalhos já concluídos e ainda em andamento.
A participação dos brasileiros se deu através do convite feito pelo professor Dr. Valdir Heitor Barzotto, da USP, que há anos coordena o projeto e mantém um Acordo com a Universidad Nacional Pedagógica Francisco Morazán, em Honduras. O projeto tem por objetivo incentivar o estudante a fazer pesquisas científicas em todas as cadeiras da graduação e que essa prática se desenvolva no decorrer do curso para que o aluno obtenha uma melhor formação acadêmica e possa dar continuidade ao seu projeto de pesquisa em outros graus de estudo. O projeto segue em parceria com algumas universidades públicas do Brasil, entre elas a USP e UFRN.
O aluno explicou que sua participação nos referidos eventos foi custeada pela UFRN e agradeceu de coração o apoio recebido por suas professoras, familiares, namorada e amigos. “Trago comigo a simplicidade de um sertanejo, e o carinho que tenho pelas pessoas que estão ao meu redor é recíproco”, disse o acadêmico. Muito feliz com a experiência afirmou ainda que a viagem feita marca toda uma etapa de sua vida acadêmica e é observada como resultado positivo de muito empenho e dedicação aos estudos na UFRN e no GETED (Grupo de Estudos do Texto e do Discurso) o qual é liderado pela professora Sulemi Fabiano.
Segundo relatou o aluno, os eventos foram muito proveitosos e serviram também para agregar mais valor ao estudo na universidade. Comentou sobre a ótima acolhida feita pelos costarriquenhos e hondurenhos e também da diversidade gastronômica dos países.
Além de mesas redondas, conferências e comunicações individuais o encerramento do evento em Honduras foi brindado pela entrega de troféus, medalhas e certificados aos alunos e professores como forma de reconhecimento pelo excelente trabalho e dedicação ao ensino e pesquisa. O encerramento contou também com apresentações culturais típicas do país.
O aluno Carlos Staimberg participando de Encontro Internacional de Educação em Costa Rica.

 
Carlos Staimberg no evento internacional de educação .

Texto: Juraci Araújo..
Fotos: Carlos Staimberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário