quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Secretaria estadual de educação reconhece obrigação do governo de reajuste do piso em 13%


Em audiência realizada ontem, o Secretário Estadual de Educação, Chagas Fernandes, reconheceu o dever do Governo de reajustar os salários do magistério estadual de acordo com a Lei do Piso. A data da aplicação dos 13% deverá ser anunciada ainda esta semana, mas a Secretaria já adiantou que, caso o reajuste não saia em janeiro, será pago com efeito retroativo.
O coordenador geral do Sinte-RN, Rômulo Arnaud, disse que a direção do Sinte-RN cobrou também definições sobre o terço de férias e o tempo de hora aula entre outros. A secretaria respondeu que o pagamento do terço de férias será anunciado ainda esta semana e que o governo já começou a tratar do assunto da carga horária com o Ministério Público. “Concordamos com a criação de uma comissão que será composta pelo governo do estado, ministério público e Sinte-RN, para tratar do tema”, explicou Rômulo.
A gratificação de Mérito Educacional dos funcionários da educação(GME) também fez parte da pauta. Segundo Rômulo a Secretaria se comprometeu em enviar ofício à Secretaria de Administração solicitando o pagamento como sempre foi feito.
Sobre a convocação dos professores, o prazo de chamada dos que estão dentro das vagas é até o final deste mês. Já os profissionais de Suporte Pedagógico serão convocados, mas não há data ou quantidade previstas ainda.
Para Rômulo Arnaud apesar de não ser conclusiva, a audiência foi positiva. “Sempre que o diálogo se estabelece nós consideramos positivo. Esse diálogo é facilitado por que o Secretário domina o conteúdo com profundidade a ponto de antecipar cobranças que íamos fazer. O que esperemos agora é que isso se consolide. Que se transforme em prática, que é o que realmente importa”, avaliou Rômulo.
http://sintern.org.br/

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Como estimular alunos do ensino médio a explorar o mundo literário


Luiz Prado
Círculo de leitura no Colégio Faap: análise de obras literárias, em especial a clássica
Em um contexto de pouca valorização da leitura, como a escola pode contribuir para a formação de leitores no Brasil? Como superar seus desafios e formar leitores autônomos que gostem de ler? Ensinar algo tão grandioso é uma tarefa desafiadora, mas, talvez por isso mesmo, uma das mais fantásticas que existem. 
No ensino médio, é comum que os jovens leiam por obrigação por causa das obras exigidas nos vestibulares, o que pode ser um problema na formação do leitor. Mesmo assim, professores acreditam que é possível conquistar leitores durante essa etapa.
Veja abaixo o cenário da formação de leitores no ensino médio, seus desafios e exemplos de práticas.
Cenário
Será que ainda dá tempo de conquistar um leitor? Apesar das dificuldades, nunca é tarde para adentrar o mundo literário, garantem os especialistas. Os alunos estão sendo preparados para prestar o vestibular e, além de toda a carga de conteúdo, eles se veem obrigados a encarar os "chatos" clássicos da literatura, sem tempo para ler o que lhes interessa de fato. E, claro, é muito difícil para um leitor tardio conseguir apreciar um texto de Machado de Assis, por exemplo. Ler por obrigação também pode ser um problema no processo de formação de um leitor. "Mas, se existe uma boa prática de leitura, com metodologias interessantes, as provas não serão um problema", acredita Rosane Cardoso, professora de letras do Centro Universitário Univates.
Desafio
Mesmo que o momento seja de pressão para os processos seletivos, a neurocientista Elvira Souza Lima diz que a boa literatura pode ser uma ótima aliada na organização das ideias, no raciocínio lógico e para uma melhor compreensão dos sistemas simbólicos de várias disciplinas, ajudando a relaxar e a equilibrar tensões. "As maneiras de trazer a literatura, exigida nas provas, podem ser diversas. Claro que isso demanda tempo do professor. Mas a maior exigência é que ele seja leitor e possa influenciar seus alunos", diz Volnei Canônica, do Instituto C&A.
Exemplos de prática
Visitas sistemáticas semanais à biblioteca, com o empréstimo de livros, seguem sendo uma prática recomendada - assim como rodas de leitura e saraus, o que ajuda a tirar o peso do estudo individual nessa fase. Unir literatura à arte ensina e desestressa. Uma boa ideia é ler livros que já foram adaptados para o cinema, exibir o filme e realizar um debate sobre as linguagens. Criar rodas de discussão para abordar os best-sellers que seduzem esses jovens é uma ótima oportunidade para o professor introduzir novos autores e novas histórias sobre temas que despertam o interesse desses alunos, mas com um grau maior de dificuldade. No colégio FAAP, a disciplina círculo da leitura procura analisar várias obras literárias, em especial a clássica. "Lemos partes das obras, trechos importantes e depois discutimos. Essa leitura normalmente é em voz alta. Em algumas aulas eu permito que os alunos tragam iPad, mas prefiro focar mais os livros mesmo", diz a professora Sandra Raposo Tenório. "Às vezes apresentamos algumas partes de filmes, para ilustrar a história lida. O objetivo é que eles compreendam e interpretem a história, apesar de a linguagem estar muito distante. E que desenvolvam o hábito da reflexão. Eu acredito que a leitura em conjunto - professora e alunos ou pais e filhos, por exemplo - aproxima as pessoas e garante o afeto".
http://revistaeducacao.uol.com.br/

Projeto de televisão com parceria da Secretaria de Educação do RN é destaque em mídia nacional




Projeto de televisão educativa feito em parceria com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte (SEEC-RN) é destaque na mídia especializada nacional. A RPTV (Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural) é matéria principal do portal nacional do Centro de Referência em Educação Integral.

O projeto RPTV, iniciativa do Centro de Documentação e Comunicação Popular (Cecop) e da SEEC-RN, é referência nacional em matéria de educação com protagonismo juvenil através da produção e veiculação de conteúdos televisivos. O projeto acontece inicialmente na cidade de Currais Novos, na região Seridó, com a transmissão dos conteúdos produzidos pelos jovens estudantes indo ao ar através de um canal na televisão a cabo.

O projeto começou com exibição de filmes, debates e oficina sobre produção de audiovisuais em escolas públicas. A possibilidade de ter o material produzido pelos estudantes na televisão a cabo fez surgir a RPTV.

O RPTV tem hoje cinco anos e atende diretamente a 25 estudantes, na faixa etária de 12 a 18 anos. Os estudantes são devidamente capacitados, com o apoio de educadores, para realizar as diversas etapas do processo de produção de conteúdo televisivo com foco na Educação. As atividades de capacitação acontecem no período de contraturno escolar dos estudantes.

O coordenador do projeto, Raimundo Melo, acredita que as ações da RPTV estão contribuindo para a dinamização do espaço escolar. “Com isso, acreditamos que podemos contribuir com a dinamização do espaço escolar, contribuir com o diálogo entre escola e a comunidade e abordar o papel da comunicação para a discussão da realidade local”, argumenta.

O projeto RPTV representa a grande novidade colocar nas mãos de jovens estudantes, com o devido e qualificado acompanhamento, a condição de protagonizar integralmente todas as etapas da produção televisiva mantendo a necessária qualidade.

MEC orienta candidatos a não deixarem inscrições do Sisu para última hora


A+A-
Com a aproximação do fim do período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação orienta os candidatos a não adiarem o seu cadastro no sistema, deixando o acesso para as últimas horas. Os candidatos que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio em 2014 podem se inscrever no Sisu até às 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira (22).
Arquivo TNConsulta a vagas oferecidas no SiSu começou hojeConsulta a vagas oferecidas no SiSu começou hoje

O balanço sobre o terceiro dia de inscrições apresenta o Rio Grande do Norte como o 12º estado brasileiro com maior número de inscrições no sistema. Até às 18h desta quarta-feira (21), o Sisu registrou 2.320.171 inscritos pelo país e 75.419 candidatos inscritos no RN. 

Nota de corte 
A nota de corte mais alta da ampla concorrência no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, até o momento, é do curso de direito, na Universidade Federal Fluminense (UFF). De acordo com balanço parcial, os candidatos precisam ter tirado no mínimo 824,21 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caso queiram ingressar na graduação.

Por volta das 1h (horário local, 2h em Brasília) o MEC deve divulgar a última nota de corte antes do encerramento das inscrições. O resultado da chamada regular ocorrerá na próxima segunda-feira (26).

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Educação do RN: Francisco das Chagas tem reunião com reitores e trata de formação continuada para professores.


Secretário recebe reitores das federais
O secretário Francisco das Chagas tem reunião com os reitores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José de Arimatea de Matos, e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, para tratar de parcerias visando melhorias na rede pública de ensino.

A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (19) e foi a primeira entre o titular da pasta da Educação do RN, recém empossado, e os reitores das duas universidades federais que atuam no Estado.

O assunto em pauta na conversa com o reitor da Ufersa, José de Arimatea, foi a necessidade de proporcionar aos professores da rede estadual de ensino a formação continuada. “Sabemos que a universidade é uma das grandes responsáveis pela formação do professor, então devemos aliar todos os nossos projetos. A melhoria da Educação Básica passa pela melhoria da capacitação dos nossos professores”, destacou Chagas.

Para criar mais oportunidades de formação de professores, a reitora Ângela Paiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mostrou um panorama das ações que a universidade desenvolve e quais os projetos existentes que podem ser utilizados na oferta da formação continuada para professores da rede estadual. “Sabemos que a UFRN conta com um número grande de oportunidades. Nosso interesse é levar isso para nossos professores e assim cumprir com o eixo da formação”, declarou Francisco das Chagas.

Também esteve presente na pauta da reunião as expansão das políticas de alfabetização para crianças, jovens e adultos. O secretário de Educação lembrou que esse foi um compromisso firmado pelo Governador Robinson Faria a população potiguar: “A alfabetização de nossas crianças, bem como de jovens e adultos, é uma meta que queremos alcançar, para isto é necessário uma união de nossas instituições”, disse o titular da Educação do RN.
http://www.anotern.com.br/

domingo, 18 de janeiro de 2015

TALENTO DE SOBRA: Lázaro Jordão também comandará as manhãs da Rádio 87 FM


Atualmente Lázaro trabalha na Sidys como repórter e apresentador.
Atualmente Lázaro trabalha na Sidys como repórter e apresentador.
Currais Novos é cheia de talentos no segmento da comunicação, a cada dia surgem novas revelações que se juntam aos profissionais mais antigos, resultando numa imprensa ativa, moderna e influente.
Pois bem, uma dessas revelações é o jovem Lázaro Jordão, que atualmente trabalha na Sidys TV a Cabo como repórter do programa TV Cidade e apresentador do programa esportivo. Lázaro que tem apenas 21 anos de idade, iniciou sua trajetória na comunicação através da TV Cristo Rei e RPTV. E como enfatiza o título da matéria, “talento de sobra”, isso ele tem mesmo. A prova é que o jovem comunicador enfrentará mais um desafio pela frente, Lázaro comandará as manhãs da Rádio Antena 3, emissora na qual já teve uma rápida passagem no início de sua carreira.
Sua estreia será nesta segunda-feira (19) com o programa Alto Astral, que acontecerá no horário das 8h às 11h. E como diz o próprio nome do programa, o horário será preenchido com uma programação jovem e diversificada, do jeito que ouvinte gosta.
http://www.jeansouza.com.br/

sábado, 17 de janeiro de 2015

Titular da Educação discute política de qualificação dos professores




A formação continuada foi o tema principal do encontro realizado entre a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte na ultima quinta-feira (9). O titular da pasta Francisco das Chagas recebeu o reitor da UERN, Pedro Fernandes, e o vice-reitor da instituição, Aldo Gondim, em seu gabinete.

As parcerias firmadas com a universidade e assuntos ligados a educação pública foram alguns dos assuntos tratados durante o encontro. Durante a reunião o secretário garantiu que a SEEC dará ênfase a formação continuada para os professores da Rede Estadual de Ensino, reafirmando o compromisso firmando em sua posse.

Além de representantes da UERN, o secretário Francisco das Chagas recebeu representantes da Promotoria de Educação do RN e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte – Undime/RN. 

http://www.rneducacao.com/

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Despesas de filmes para ir a festivais podem ser pagas pela Ancine

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) poderá custear as despesas com a ida de filmes nacionais de curta, média e longa-metragem selecionados para apresentação em festivais de outros países, para estimular a internacionalização do cinema  brasileiro, conforme medida divulgada no Diário Oficial da União de hoje (16).
Um total de R$ 1,85 milhão estará disponível para 90 festivais e 31 laboratórios ou workshops. O auxílio será proporcionado pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais em Laboratórios e Workshops Internacionais em 2015, do Ministério da Cultura e da Ancine.
Para receber os recursos, os filmes ou projetos devem ter sido selecionados e convidados oficialmente pela organização do festival e os interessados devem se inscrever no site da própria Ancine, com um mínimo de 30 dias de antecedência em relação à data do evento.
Os apoios a serem concedidos para a participação dos filmes estão classificados em função da categoria para a qual a obra foi inscrita. Por isso, podem variar de ajuda no fornecimento de cópias legendadas em suporte digital, transporte do material para as cidades onde é realizado o evento e promoção dos filmes, entre outros.
O número máximo de apoios a serem concedidos por evento passará a ser três, com exceções. Nos três festivais mais importantes, por exemplo, os de Cannes, na França, Berlim, na Alemanha e Veneza, na Itália, o programa incluirá até sete filmes. Caso haja mais solicitações do que o limite definido, alguns critérios da própria Ancine, como dar prioridade ao filme que tiver recebido o menor número de apoios pelo programa até o momento do evento ou a ordem cronológica do pedido, definirão aqueles que vão participar. Todos os projetos e filmes que desejarem ser contemplados pelo benefício devem requerer, e ter contemplado o seu pedido de registro como obra brasileira (CPB) até o final do prazo da prestação de contas.
Para a promoção do filme, a concessão do apoio só será efetivada se destinada à efetiva participação, no evento, do representante do filme no festival para qual a obra for selecionada e só será liberada após a assinatura do Termo de Concessão de Apoio Financeiro por Adesão e da Declaração. Esse apoio se destina prioritariamente ao custeio das despesas desses representantes no que envolver a participação apenas na promoção do filme e dependerá do destino.

Para a América do Sul, o valor individual pode chegar a 2 mil reais, passando para 3.500 para a América do Norte e Central, 4 mil para a Europa (menos Rússia e Estônia) e chega a 5 mil para festivais realizados na Ásia, África, Rússia e Estônia.
Fonte: Agência Brasil.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Resultado do Enem reflexo da má educação no Brasil

A educadora Cláudia Santa Rosa, diretora executiva do IDE, não se surpreendeu em relação ao resultado do Enem. “Para deslumbrarmos resultados diferentes é necessário que se faça investimentos diferentes, não apenas financeiros, mas investimentos na formação de leitores, em recursos humanos e em projetos pedagógicos. E se não investirmos na formação de leitores, o Estado Brasileiro continuará patinando com índices vergonhosos”, destaca a educadora.
Santa Rosa faz uma reflexão a respeito do resultado. “Que tipo de educação o jovem brasileiro está tendo que passa em média 14 anos na escola e quando sai é incapaz de reunir competências e habilidades para construir um texto a partir de uma proposta? Esse resultado é mais um pedido de socorro por mudanças e por soluções que resolvam o problema educacional brasileiro”, analisa a educadora. Ela cita, por exemplo, o exemplo do Rio Grande do Norte que tem o segundo pior Ensino Médio do Brasil, sendo dados do último IDEB.
Foto: Juraci Araújo.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Unidades de ensino superior em Caicó vão ofertar 881 vagas pelo SISU


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte vão ofertar 881 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada 2015 (SISU), em doze cursos de nível superior. O SISU é uma plataforma online desenvolvida em 2009 pelo Ministério da Educação utilizada pelos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio para se inscreverem nas instituições de ensino superior.
A UFRN lidera com 809 vagas para os cursos de Medicina, Pedagogia, Ciências Contábeis, Direito, Geografia, Historia Matemática e Sistema de Informação. A UERN vem em seguida, com 52 vagas para Filosofia, Enfermagem e Odontologia. E o IFRN disponibiliza 20 vagas para o curso de Física.
sisu1
sisu2
sisu3
www.robsonpiresxerife

Secretário de Educação recebe coordenadores do SINTE em audiência



Mantendo o diálogo com a classe sindical, o secretário de Educação Francisco das Chagas recebeu na tarde de ontem (12) representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN). O encontro, realizado na Sala de Reuniões da SEEC, foi a primeira audiência entre a secretaria e o sindicato neste ano e teve como objetivo apresentar ao secretário as reivindicações da classe.

Destacando a necessidade de manter relações com as classes trabalhistas, o secretário Francisco das Chagas ouviu os representantes e conheceu as pautas apresentadas pelo SINTE. “Estamos na segunda semana da nova gestão e já recebo esta comitiva formada por professores. Ouvir os trabalhadores é necessário para podermos construir qualquer ação dentro da secretaria”, disse Chagas.

Convocação de professores e o reajuste salarial foram alguns dos pontos tratados na audiência. A presidente do SINTE, Fátima Cardoso, agradeceu ao secretário pelo encontro: “Ainda teremos outras audiências devido ao número de assuntos que devemos tratar, porém o diálogo iniciado hoje mostra a boa vontade na nova equipe em ouvir o sindicato”.


Na ocasião, também ficou acertado que novas audiências acontecerão nas próximas semanas, para que secretaria e sindicato possam colocar em prática as atividades discutidas. Durante essa semana o secretário Francisco das Chagas terá audiências e reuniões com outros setores da sociedade para discutir as ações e programas executados pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.

Candidatos já podem consultar vagas para primeira edição de 2015 do Sisu



Já está disponível, na internet, a consulta pública às vagas da primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão ofertadas 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. As inscrições serão abertas no dia 19 próximo. O prazo vai até às 23h59 do dia 22. 

A inscrição estará restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação. O resultado do Enem será divulgado na terça-feira, 13, também on-line. 

Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu neste primeiro semestre. Todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) oferecem vagas pelo sistema. 

Em comparação com a edição de janeiro de 2014, houve crescimento de 11% no número de instituições participantes, 20% no de vagas ofertadas e 19% no de cursos com oferta de vagas. Na primeira edição de 2014, foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições.
As inscrições serão feitas na página do Sisu na internet.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

TABELA SALARIAL DOS PROFESSORES DO RN


Considerando o reajuste do Piso Nacional do Magistério para este ano que foi de 13,01%,  veja a tabela abaixo de acordo com os cálculos divulgados por Rômulo Arnoud na sua página do Facebook.

Essa tabela refere-se a remuneração dos professores da rede estaduais.

Observação: O nível III é para os professores de nível superior. O nível II já foi extinto.

http://profjosiel.blogspot.com.br/

Correção do Piso salarial em 13,01% contraria interesse de governadores e prefeitos

Desta vez a pressão de governadores e prefeitos não surtiu efeito.  O percentual do piso ficou mesmo em 13,01%, contrariando o interesse dos que torcem também pela aprovação dos projetos de lei que tramitam na Câmara Federal e Senado, que rebaixam o percentual em até 50%, como ocorreu em 2013.
Para a coordenadora geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, essa vitória se deve à luta constante da CNTE e dos Sindicatos a exemplo do SINTE/RN. Ela cita também a importância da atuação da senadora recém-eleita, Fátima Bezerra  “Precisamos reconhecer quem está do nosso lado. Fátima não mediu esforços para impedir que prefeitos e governadores levassem o MEC a dar mais um calote no percentual de correção do piso”, ressalta.
A coordenadora do SINTE/RN lembra que para cumprir a meta 17 do Plano Nacional de Educação, o governo Federal é fundamental o repasse do percentual total do custo aluno, para os salários. O Rio Grande do Norte apresenta uma defasagem proporcional de 35% do salário de nível médio em relação a outros profissionais e 54% defasagem dos professores com nível superior em relação a  outros profissionais com a mesma formação em nível superior.
“Como a meta 17 do PNE, visa corrigir esta distorção em 06 anos, o caminho será este continuar a luta e antecipar esta equiparação salarial, avançando rumo a federalização do piso salarial, incluindo aí os funcionários”, explica Fátima.
http://sintern.org.br/

Sinte espera aplicação imediata de reajuste para professores do RN

Reajuste foi de 13,01% (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Reajuste foi de 13,01% (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Mesmo considerando uma conquista, o Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) analisa que o reajuste de 13,01% para o piso salarial dos professores em 2015, ainda não resgata a valorização da categoria. O valor passou de R$ 1.697 em 2014 para R$ 1.917,78.
De acordo com Fátima Cardoso, presidente do sindicato, o reajuste está dentro da expectativa, mas admitiu que está muito aquém das necessidades da categoria. Segundo ela, há uma defasagem proporcional de 53% do salário de nível médio em relação a outros profissionais e de 54% no caso dos professores com nível superior em relação a outros profissionais com a mesma formação.
Fátima Cardoso disse ainda que o sindicato está acompanhando todo o processo de perto e atento para qualquer tentativa do governo de tentar protelar a aplicação do reajuste. “Uma coisa que temos percebido é que o governo sempre coloca em jogo a questão do orçamento, mas quando as categorias fazem greve, o dinheiro logo aparece”, observou ela.
A reportagem do portalnoar.com tentou entrar em contato com o secretário estadual de Educação, Francisco das Chagas, mas ele não atendeu as ligações. No entanto, a assessoria da Seec informou que o secretário espera o posicionamento da Secretaria de Planejamento para definir e divulgar como será pago o reajuste.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Ancine destina R$ 685 mil para estimular venda de produções do país no exterior


Cerimônia de abertura da 47 edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Ancine cria programa de estímulo para que produtores do setor participem de eventos internacionaisFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A Agência Nacional de Cinema (Ancine) instituiu o Programa de Apoio a Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais 2015, com recursos de R$ 685 mil. O recurso pode ser acessado por profissionais brasileiros do setor audiovisual para participação em eventos internacionais que façam parte da agenda definida pela Ancine. As informações estão em portaria publicada na edição de hoje (6) do Diário Oficial da União.
Os eventos contemplados pelo programa, de janeiro a dezembro de 2015, estão relacionados no anexo da portaria. Entre eles estão festivais em Berlim, na França e Suíça. Os pedidos de apoio devem ser feitos em nome de um representante pessoa física de empresa produtora brasileira independente, com o cadastro regularizado e adimplente na Ancine. As solicitações devem ocorrer no prazo máximo de 30 dias antes do início de cada evento.
Nos casos em que houver um número de pedidos de apoio que cumpram os requisitos básicos maior do que o total máximo de apoios a serem concedidos será feito um processo de seleção, a partir de um sistema de pontuação.
As regras detalhadas para a solicitação e concessão de apoio e prestação de contas estão noDiário Oficial da União.
O programa objetiva viabilizar a presença de profissionais de audiovisual brasileiros em representação de empresas produtoras. A intenção é aumentar a participação no mercado internacional ao possibilitar encontros, trocas e negociações com as empresas de outros países.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Resultado do Enem será divulgado na próxima terça

Felipe Cotrim/VEJA
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 será divulgada na próxima terça-feira (13) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informou o Ministério da Educação (MEC). Para ter acesso ao resultado, os candidatos precisarão do número de inscrição ou do CPF e da senha criada na hora da inscrição.

Os estudantes já podem conferir o gabarito das provas desde o ano passado. A nota, no entanto, não considera apenas a contagem de acertos e erros. A correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que grande número dos candidatos acertou será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o candidato que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

A nota do Enem poderá ser usada para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições serão de 19 a 22 deste mês, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro. O exame é usado também para certificar o ensino médio, obter empréstimo pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Em 2014, mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

UFERSA abre concurso para 14 vagas de Técnico-administrativo

Já estão abertas as inscrições para o concurso público da Universidade Federal Rural do Semi-Árido com seleção de técnicos-administrativos com o objetivo de preencher 14 vagas em diferentes áreas de atuação.
As oportunidades estão voltadas para formação de nível médio profissionalizante com 9 vagas e outras 5 para profissionais de nível superior.
O concurso é organizado pelo Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) e há oportunidade para as seguintes áreas: Analista de tecnologia da informação, Contador, Técnico Desportivo, Técnico de laboratório área de edificações, eletrotécnica, física, informática, Técnico de tecnologia da informação, Tradutor e intérprete de linguagem de sinais.

Piso salarial de professores tem 13,01% de reajuste e passa a valer R$ 1.917,78 .

O governo federal reajustou em 13,01% o piso nacional dos professores. Com isso, o salário inicial do professores de escola pública, com formação de nível médio e jornada de trabalho de 40 horas semanais, será de R$ 1.917,78 e passa a valer a partir deste mês.

O novo valor está dentro do que vinha sendo estimado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O cálculo está previsto na Lei do Piso (Lei 11.738/2008), que vincula o aumento ao percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.
O Ministério da Educação (MEC) informou que, nos últimos dias, o titular da pasta Cid Gomes, reuniu-se com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), para discutir a


O piso salarial do magistério foi criado em cumprimento ao que estabelece a Constituição Federal, no artigo 60, inciso III, alínea e, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
O piso salarial passou de R$ 950, em 2009, para R$ 1.024,67, em 2010, e R$ 1.187,14, em 2011, conforme valores informados no site do MEC. Em 2012, o valor vigente era R$ 1.451; em 2013, passou para R$ 1.567; e, em 2014 foi reajustado para R$ 1.697,39. O maior reajuste foi 22,22%, em 2012.


 http://oglobo.globo.com/

Secretário Francisco das Chagas apresenta cinco eixos da nova gestão da SEEC



Na manhã desta segunda (5), no Auditório Angélica Moura, ocorreu a cerimônia de transição da pasta da Educação do RN da ex-secretária Betania Ramalho para o professor Francisco das Chagas, novo secretário de Educação. Com uma plateia lotada de servidores, o novo gestor apresentou os cinco eixos que nortearão sua gestão pelos próximos anos.  Estiveram presentes os titulares das secretarias de Esporte e Lazer, George Câmara, de Políticas para Mulheres, Tereza Freire, e da Juventude, Ivaneide Basílio. 

Desejando boas vindas, a ex-secretária Betania Ramalho destacou a importância do ato da passagem de uma gestão para outra ao falar do acolhimento que os servidores devem realizar para a nova equipe. “Devemos comemorar todo o processo de mudança, pois além de fortalecer nossa democracia ela permite que cresçamos profissionalmente dada a importância do momento”, destacou a ex-titular.
Feita a transição simbólica do cargo, o secretário Francisco das Chagas agradeceu o gesto e falou pela primeira vez aos servidores da SEEC. “A educação é uma política pública que necessita de continuidade, sempre observando o que pode ser melhorado”, disse Chagas.


Durante sua fala, Francisco das Chagas frisou que é necessário constituir uma cultura de planejamento, otimizando as atividades para alcançar a deseja melhoria na qualidade educacional. “Esse objetivo só conseguiremos com o empenho de todos nós para a construção de ações que tenham um único foco, o avanço da educação”, declarou.

O novo titular da Educação apresentou os cinco eixos que serão priorizados em sua gestão, explicando cada segmento. O primeiro é a Valorização dos profissionais da Educação, que visa o reconhecimento do trabalho dos educadores por meio de incentivos, como a política de reajuste salarial. O segundo ponto trata do dia a dia das escolas: a Gestão Democrática. Sobre isto Francisco das Chagas declarou: “Devemos ter em nossas escolas um controle social, que seja pautado pela transparência das atividades feitas nas instituições”.

O Respeito a Diversidade é o terceiro eixo da nova gestão, integrando as discussões em torno de questões sobre diversidades raciais, físicas, étnicas, sexuais e ideológicas objetivando a promoção da inclusão social. O penúltimo eixo toca em tema educacional muito discutido atualmente: Aprendizagem voltada para o currículo escolar. Para Chagas é necessário um amplo trabalho para adequar as técnicas de aprendizagem existentes.  O quinto e último eixo é a Articulação com os sistemas municipais, estaduais e nacional de Educação. O Secretário de Educação reforçou a necessidade de firmar cooperação com instituições educacionais de todas as esferas para a promoção do diálogo.

Concluindo sua mensagem, Chagas lembrou que até junho o RN apresentará seu Plano Estadual de Educação e nele estarão as diretrizes que o Estado deve adotar, de acordo com o Plano Nacional de Educação, para a melhoria no Ensino.
http://www.rneducacao.com/

sábado, 3 de janeiro de 2015

Cid Gomes assume Educação e espera que revisão curricular no ensino médio seja feita em 2 anos

O Brasil, nos últimos anos, conseguiu dar um salto importante na redução da miséria e na criação de um novo patamar social para milhões de brasileiros. O grande desafio agora é a educação fazer com que a gente possa melhorar os nossos indicadores sociais. E esse realmente é o único caminho.
Ministro também quer unificar currículo básico em todo país
OGLOBO.GLOBO.COM

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Irmão Hélio Araújo realiza com sucesso o grande Louvor de gratidão na festa de aniversário




Neste dia 27 de dezembro, o floraniense Hélio Araújo, reuniu no Parque da Cidade, localizado na cidade de Florânia, centenas de amigos, irmãos da Igreja e comunidade para Louvar e agradecer a Deus mais um ano de vida e também as grandes vitórias que Deus tem realizado em sua vida.
Na grande festa de Louvor, contou com a presença de caravanas vindas de vários municípios do Estado e Capital.
A cantora Alice Maciel, o Maestro Jadson Anulino, Franklin Araújo, Gleice, grupo Adoradores de Deus  e demais cantores, entoaram lindas canções evangélicas .
Parabéns a Hélio Araújo por mais um ano de vida, que muitas vitórias possam vir na sua vida.
Fotos: Juraci Araújo.