quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Projeto de televisão com parceria da Secretaria de Educação do RN é destaque em mídia nacional




Projeto de televisão educativa feito em parceria com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte (SEEC-RN) é destaque na mídia especializada nacional. A RPTV (Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural) é matéria principal do portal nacional do Centro de Referência em Educação Integral.

O projeto RPTV, iniciativa do Centro de Documentação e Comunicação Popular (Cecop) e da SEEC-RN, é referência nacional em matéria de educação com protagonismo juvenil através da produção e veiculação de conteúdos televisivos. O projeto acontece inicialmente na cidade de Currais Novos, na região Seridó, com a transmissão dos conteúdos produzidos pelos jovens estudantes indo ao ar através de um canal na televisão a cabo.

O projeto começou com exibição de filmes, debates e oficina sobre produção de audiovisuais em escolas públicas. A possibilidade de ter o material produzido pelos estudantes na televisão a cabo fez surgir a RPTV.

O RPTV tem hoje cinco anos e atende diretamente a 25 estudantes, na faixa etária de 12 a 18 anos. Os estudantes são devidamente capacitados, com o apoio de educadores, para realizar as diversas etapas do processo de produção de conteúdo televisivo com foco na Educação. As atividades de capacitação acontecem no período de contraturno escolar dos estudantes.

O coordenador do projeto, Raimundo Melo, acredita que as ações da RPTV estão contribuindo para a dinamização do espaço escolar. “Com isso, acreditamos que podemos contribuir com a dinamização do espaço escolar, contribuir com o diálogo entre escola e a comunidade e abordar o papel da comunicação para a discussão da realidade local”, argumenta.

O projeto RPTV representa a grande novidade colocar nas mãos de jovens estudantes, com o devido e qualificado acompanhamento, a condição de protagonizar integralmente todas as etapas da produção televisiva mantendo a necessária qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário