sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Sinte espera aplicação imediata de reajuste para professores do RN

Reajuste foi de 13,01% (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Reajuste foi de 13,01% (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Mesmo considerando uma conquista, o Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) analisa que o reajuste de 13,01% para o piso salarial dos professores em 2015, ainda não resgata a valorização da categoria. O valor passou de R$ 1.697 em 2014 para R$ 1.917,78.
De acordo com Fátima Cardoso, presidente do sindicato, o reajuste está dentro da expectativa, mas admitiu que está muito aquém das necessidades da categoria. Segundo ela, há uma defasagem proporcional de 53% do salário de nível médio em relação a outros profissionais e de 54% no caso dos professores com nível superior em relação a outros profissionais com a mesma formação.
Fátima Cardoso disse ainda que o sindicato está acompanhando todo o processo de perto e atento para qualquer tentativa do governo de tentar protelar a aplicação do reajuste. “Uma coisa que temos percebido é que o governo sempre coloca em jogo a questão do orçamento, mas quando as categorias fazem greve, o dinheiro logo aparece”, observou ela.
A reportagem do portalnoar.com tentou entrar em contato com o secretário estadual de Educação, Francisco das Chagas, mas ele não atendeu as ligações. No entanto, a assessoria da Seec informou que o secretário espera o posicionamento da Secretaria de Planejamento para definir e divulgar como será pago o reajuste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário