Secretaria de educação pretende ampliar ensino médio noturno diferenciado
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), por meio da Subcoordenadoria do Ensino Médio (SUEM), vai realizar, no próximo final de semana 26, 27 e 28/11, o Encontro de Capacitação de profissionais da Educação Sobre a Proposta Curricular Diferenciada para o Ensino Médio Noturno, destinado a professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das diretorias regionais de ensino.
O evento é uma das ações do Programa de Ensino Médio Noturno Diferenciado e tem como objetivo buscar a construção de uma proposta pedagógica inovadora com o fim de ampliar e melhorar a qualidade desta modalidade de ensino. O encontro será realizado no SESI de Mossoró.
A proposta diferenciada do ensino médio noturno teve início com a divulgação de dados coletados em estudos feitos pelo MEC/INEP, no ano de 2005. O estudo identificou uma taxa de evasão de 23,6. Com os dados, a SEEC constatou a necessidade de desenvolver uma proposta experimental para o ensino médio noturno na tentativa de reverter o quadro. O PROMED, Programa de melhoria e Expansão do Ensino Médio, foi a tábua de salvação, por meio deste programa, foi possível inserir em convênio com as instituições federais (FNDE/MEC), uma capacitação para professores do ensino médio noturno, além disso, houve a inclusão do projeto ALVORADA, também por meio do MEC/FNDE, que possibilitou a realização de várias ações de capacitação.
A proposta diferenciada do ensino médio noturno teve início com a divulgação de dados coletados em estudos feitos pelo MEC/INEP, no ano de 2005. O estudo identificou uma taxa de evasão de 23,6. Com os dados, a SEEC constatou a necessidade de desenvolver uma proposta experimental para o ensino médio noturno na tentativa de reverter o quadro. O PROMED, Programa de melhoria e Expansão do Ensino Médio, foi a tábua de salvação, por meio deste programa, foi possível inserir em convênio com as instituições federais (FNDE/MEC), uma capacitação para professores do ensino médio noturno, além disso, houve a inclusão do projeto ALVORADA, também por meio do MEC/FNDE, que possibilitou a realização de várias ações de capacitação.
A primeira escola da rede estadual que foi beneficiada com o projeto foi a E. E. Juscelino Kubitschek, de ASSU, que encaminhou um projeto a SUEM enfocando a necessidade de construir um currículo com identidade própria que levasse em consideração as especificidades do aluno trabalhador. A proposta era atender uma demanda de alunos com um perfil diferente do aluno do ensino regular. O projeto buscava uma adequação dos horários e metodologia de ensino as peculiaridades dos estudantes noturnos, ou seja, a escola pretendia se moldar aos alunos com o fim de diminuir os altos índices de repetência e evasão.
A diferença na distribuição da carga horária e na metodologia apresentou bons resultados. O projeto foi estendido a outras 11 escolas selecionadas entre as que apresentavam os maiores índices de repetência e evasão. Os professores tinham carga horária de 20h em sala de aula, 04h de aulas complementares, 06h de atividade extraclasse. As ações de formação e avaliação dos professores permitiram as mudanças na metodologia de ensino aprendizagem, além de mudanças curriculares, apoio a salas de multimeios, laboratórios e oficinas de práticas interdisciplinares.
A proposta se tornou um programa consolidado e conhecido nacionalmente, com isso, a SEEC esta ampliando o programa que para o próximo ano terá 70 escolas integradas. De acordo com os dados estatísticos dos anos de 2006 a 2009 aumentaram os números de matrícula e aprovação e diminuíram os números de reprovação e de evasão. Para Erileide Rocha, Subcoordenadora do Ensino Médio, o que fez a diferença foi o modelo de atendimento ao público alvo. "Esse público tem identidade e características específicas. Nós tínhamos que pensar em uma estrutura de organização e funcionamento flexível, aberto a diversidade social, cultural e econômica do estudante do ensino médio noturno". Concluiu.
O Encontro de capacitação, de Mossoró, acontece dentro do plano de ampliação, que em 2006 tinha 11 escolas, em 2009 chegou a 35 e em 2011 serão 70. Este encontro será o terceiro momento de socialização das experiências vivenciadas pelas escolas que já fazem parte do programa. A ação vai permitir a avaliação do que foi feito em 2010 permitindo o planejamento participativo para o próximo ano.
Fonte: SEEC/RN.
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