sexta-feira, 4 de março de 2011

Estado tem programa referência na formação de leitores


Estado tem programa referência na formação de leitores

Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
O programa "Mediadores de Leitura" da Secretaria Estadual de Educação vem se tornando referência na formação de leitores no Ensino Fundamental. O programa faz do professor o grande incentivador da importância da leitura junto as crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte.

Criado em 2006 pela Secretaria de Educação para enfrentar a falta de interesse dos estudantes pela leitura, o programa hoje é uma realidade presente em todas as 338 escolas do Ensino Fundamental da rede estadual, conta com a participação de 1.932 professores, e atende a mais de 53 mil alunos.

"A Educação passa necessariamente pela leitura. Vamos continuar nessa tarefa de conquistar o interesse pela leitura em professores e alunos", ressaltou a secretária de educação Betânia Ramalho.

Com o objetivo de formar leitores utilizando atividades lúdicas e prazerosas, o programa tem no professor seu principal protagonista e trabalha com temáticas utilizando a sala de aula e espaços nas escolas. A sala de aula é devidamente preparada levando-se em consideração a temática a ser trabalhada. São temáticas como poesia, gibi, crônicas, cordel, sinopse e resenha, e jornal.

Os professores (mediadores) trabalham junto aos alunos livros em sala de aula, sempre na perspectiva de despertar o interesse, a curiosidade, e o desejo de ler e saber a história como um todo. Antecede essa atividade, uma pré-leitura minuciosa por parte do professor.

A Secretaria de Educação investe na formação de professores, produção de material pedagógico, e na aquisição de livros de literatura. O programa distribui nas escolas acervo com 143 títulos.

Os livros são colocados em suporte criativos como baú, mala literária e carrinho. A definição dos livros é feita a partir de criteriosa seleção por parte dos técnicos da equipe de Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação, todos com larga experiência em sala de aula.

O programa tem repercutido positivamente nas escolas e despertado o entusiasmo pela leitura na maioria dos professores. "O professor que é conquistado pelo projeto passa a ter novo ânimo com a profissão e contagia a escola toda", acrescentou a técnica do setor de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Giuliana Pinheiro.

No ano de 2010, a Secretaria Estadual de Educação investiu, com recursos próprios, a soma de R$ 1,2 milhão no programa.
Fonte: SEEC/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário