quinta-feira, 17 de março de 2011

TAREFAS DE CASA SÃO NECESSÁRIAS ATÉ PARA AS AULAS DE XADREZ


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Tarefas de casa são necessárias até para aulas de xadrez

O professor Eduardo busca despertar o interesse dos alunos tanto na escola quanto em casa
O professor Eduardo busca despertar o interesse dos alunos tanto na escola quanto em casa
Autor: Arquivo pessoal
  • Teoria Cinética é um dos conteúdos que os alunos aprendem por meio de experiências.
  • Alunos de xadrez têm um caderno exclusivo para anotação de partidas

Professor de física e de xadrez no Colégio Progresso Centro, em Guarulhos (SP), Eduardo Rodrigues da Silva leva muito a sério as tarefas de casa. “Apenas a aula não dá ao estudante elementos suficientes para uma completa percepção das dificuldades e desafios que os exercícios poderão trazer”, acredita Eduardo, que dá aulas há cerca de dois anos. Na disciplina de física, que leciona nos nonos anos do ensino fundamental e em todos os anos do ensino médio, ele exige que os estudantes tenham um caderno exclusivo para essas lições. “Isso permite ao aluno ter todos os exercícios que já tenha feito durante o curso em um único lugar”, explica.
Para ele, as atividades de tarefa de casa têm caráter compulsório e, caso não façam a lição, os alunos são encaminhados à coordenação pedagógica. O fato é registrado em um livro próprio e os responsáveis pelos estudantes são notificados. “Cabe dizer que o nível de aceitação dessa atividade é bastante alto, pois, rapidamente, os alunos percebem a vantagem de ter seus exercícios organizados para consulta”, salienta.
Segundo Eduardo, a escola onde leciona utiliza um sistema de ensino que compreende em seu material a distinção entre exercícios de sala de aula e exercícios do tipo “tarefa de casa” bastante desafiadores, que permitem uma ampliação da visão do conteúdo trabalhado em sala. Além disso, o professor criou, em 2010, uma série que chamou de “desafios de física”. Seu propósito foi o de sair um pouco dos moldes das tarefas de casa rotineiras e, dessa forma, despertar o interesse dos estudantes quanto à diversidade de nuances do estudo da física. “Trata-se de exercícios baseados na filosofia web-quest em que, partindo de dicas ou imagens, os alunos devem encontrar uma resposta específica realizando pesquisas na internet e fazendo uso do raciocínio lógico ou de sua imaginação”, adianta.
As respostas eram encaminhadas para seu e-mail e valiam pontos diretamente na média. “O retorno foi bastante gratificante, pois, em diversas ocasiões, tive a oportunidade de ver a alegria de um aluno que "matou" um de meus desafios”, diz Eduardo, que pretende retomar esses desafios à partir do meio deste ano.
Xadrez – Nas aulas de xadrez, que leciona nas séries finais do ensino fundamental, os alunos não possuem um caderno exclusivo para a lição de casa, mas sim para anotação de partidas. A função desse caderno é similar ao de tarefas para casa: permitir que os estudantes tenham à mão as anotações de suas partidas e possam, dessa forma, perceber suas evoluções pessoais.
De acordo com Eduardo, a maior evolução do aluno no aprendizado de xadrez ocorre com as tarefas em casa em que é levado a reproduzir partidas completas de jogadores famosos. Assim, acredita o professor, o estudante entra em contato com estratégias e táticas que seriam impossíveis se a atividade tivesse caráter meramente recreativo.
A fim de possibilitar que cada estudante tenha seu próprio tabuleiro de xadrez, Eduardo buscou na internet alguns modelos imprimíveis. A aceitação foi surpreendente: “em pouco tempo, vi alunos nos corredores da escola jogando com seus tabuleiros colados em folhas mais espessas”.
(Fátima Schenini)
FONTE: PORTAL DO PROFESSOR.

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