quarta-feira, 8 de maio de 2013

Câmara dos Deputados abre inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento



Estão abertas as inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento, promovido pela Câmara dos Deputados. Destinado a professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de todo território nacional, o programa de capacitação para a democracia oferece 54 vagas, duas por Estado. Em 2013, ocorrerá a terceira edição. O período de inscrições é de 26 de abril a 26 de maio de 2013.

O programa é voltado para professores que possuam interesse em conhecer de perto a Câmara dos Deputados e obter aprofundamento sobre como trabalhar as temáticas de democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com seus alunos.

A carga horária é de 90 horas, divididas em dois módulos: Módulo Presencial (40 horas) que ocorrerá em Brasília no período de 26 a 30 de agosto; e Módulo de Aplicação, com carga horária de 50 horas, na modalidade a distância. A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados participem do Módulo Presencial.

Para participar, dentre outros requisitos, o interessado deve estar trabalhando como professor regente em escola pública, possuir graduação concluída e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com seus alunos.

O conteúdo do programa aborda conhecimentos relacionados à educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em particular, ao Parlamento. É organizado em duas trilhas de aprendizagem:

Trilha 1: O professor como agente de educação para democracia na escola: aborda conceitos e metodologias para atuação como multiplicador de ações de educação para democracia nas comunidades escolares

Trilha 2: Conhecendo o papel do Poder Legislativo para a democracia: aborda conhecimentos sobre a democracia e o Poder Legislativo, de forma problematizada e reflexiva.

O processo seletivo para ingresso no programa consistirá em participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. Para participação no curso, serão disponibilizadas 216 vagas, oito por estado e DF, por ordem de inscrição. Os 54 professores com melhores desempenhos no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, serão selecionados para participar do programa.

Documentos para inscrição – Formulário de Inscrição com o “Termo de Ciência e Recomendação da Escola”, disponíveis em www.camara.gov.br/edulegislativa.
Fonte: SEEC/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário