quinta-feira, 23 de maio de 2013

MEC oferecerá especialização para professor da rede pública

O Ministério da Educação vai oferecer cursos de especialização em educação digital para professores da rede pública. O objetivo dessa capacitação, que integra as ações do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), é promover maior interação das tecnologias com as disciplinas do currículo, como biologia, matemática, química, entre outras.

Este curso de especialização tem diretrizes diferentes das outras formações realizadas no âmbito do ProInfo. Nos cursos anteriores, os professores aprendiam a usar a tecnologia e o uso em sala de aula era mais pontual. O objetivo deste novo curso é integrar a tecnologia em sala de aula de forma estruturante.

O conteúdo dos cursos ainda está sendo finalizado por professores e especialistas em educação digital das universidades federais do Brasil, com coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A partir de outubro deste ano, formadores da rede do ProInfo iniciarão o curso de especialização em educação digital. Eles atuarão como agentes multiplicadores de conteúdo e poderão realizar cursos locais.

Para participar do curso, os professores precisam ter domínio de ferramentas de edição de texto, navegação na internet, visualização de imagens, entre outras mais usadas cotidianamente.

O curso terá 360 horas, com a maioria das aulas a distância e atividades presenciais. O conteúdo ministrado inclui conteúdos comuns para todos os professores e aulas específicas para cada disciplina que o docente escolher.

O MEC vem desenvolvendo, por meio do ProInfo Integrado, cursos de formação voltados para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos peloPortal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.
Fonte: Portal do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário