segunda-feira, 20 de abril de 2015

Projeto RPTV faz oficina fotográfica em Comunidade Quilombola de Currais Novos

Crianças fotografam a realidade dos Quilombolas
Projeto RPTV busca contar a realidade da Comunidade Quilombola Negros do Riacho através de trabalho fotográfico de preservação da memória. As fotos que mostram o cotidiano da comunidade foram produzidas por crianças, adolescentes e jovens que fazem parte do próprio projeto.O trabalho é resultado da oficina de fotografia, memória e identidade, na qual os participantes aprenderam a técnica da linguagem fotográfica e documentaram aspectos da sua realidade e do seu cotidiano. 

As fotos estão sendo transformadas em uma série de cartões postais que integrarão o acervo do Ponto de Memória da comunidade quilombola localizada na cidade de Currais Novos/RN, distante 180km de Natal. 

“Exercitar o olhar de crianças e adolescentes e fazer com que elas captem através das câmeras aspectos da sua realidade, sem dúvida faz com que esse público comece a enxergar de uma forma mais crítica seu papel de sujeitos protagonistas de sua própria história”, disse Raimundo Melo, coordenador da iniciativa. 

O Projeto RPTV – Educação, Cultura e Comunicação é uma iniciativa da Ong Cecop em parceria com a Secretaria da Educação do RN, o Pontão de Cultura e Comunicação, e escolas públicas municipais e estaduais. O projeto conta com o apoio do Prêmio Itaú-Unicef e o patrocínio da Petrobras.
Anote-RN.

Um comentário: