sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ESCOLA POTIGUAR DE ARTE NO RN.

Escola Potiguar de Artes qualifica e regulamenta cursos da Fundação José Augusto

Por Assecom
O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto/Secretaria Extraordinária para Assuntos da Cultura, estará concluindo nas próximas semanas o projeto de criação da Escola Potiguar das Artes, reunindo a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, o Instituto de Música Waldemar de Almeida, o Centro Experimental de Teatro e o retorno da Escola Candido Portinari no Parque Gráfico da Fundação José Augusto.  A Escola Potiguar de Artes e Cultura terá cursos técnicos de música, dança, teatro, artes visuais, desenho e arte tecnológica.

Este grupo reúne profissionais das áreas da música, dança, teatro, funcionários da Fundação José Augusto e pedagogos para a formatação da grade curricular de disciplinas.

A criação da Escola Potiguar das Artes trará toda a regulamentação dos cursos, grade curricular, disciplinas e a qualificação profissional de todas as artes, dentro das diretrizes do Sistema Nacional de Cultura.

A regulamentação vai favorecer os alunos das Escolas, que passarão a ter um título de técnico de nível médio, com validade nacional, reconhecido pelo MEC.

"Uma das metas do Plano Nacional de Cultura é investir na formação e é isto que queremos fazer agora. Estaremos vestindo estas escolas, da formalidade exigida pelo Ministério da Educação", avalia a professora Isaura Rosado, secretária Extraordinária de Cultura.    

A Escola Potiguar de Artes vai funcionar no prédio da Fundação José Augusto, no Tirol. "Em março estaremos encaminhando a proposta ao Conselho Estadual de Cultura", anunciou Isaura Rosado.

Na leitura da mensagem, a governadora Rosalba Ciarlini destacou: "Estamos concluindo o projeto de criação da Escola Potiguar das Artes, concedendo tratamento formal, com aprovação do Conselho Estadual de Educação e respeitadas as normas emanadas do Ministério da Educação, para os cursos que já funcionam na Fundação José Augusto"

O grupo de trabalho tem a professora Jurema Márcia Dantas (Diretora da Escola de Hospitalidade da UNP), a professora Cléa Maria Bacurau (Diretora da Faculdade do Seridó), Vandeci de Oliveira Holanda (Professora Doutora de Psicologia da Arte da FJA), Keila Fonseca (Mestre em Artes Cênicas), Wanie Rose de Medeiros (Professora de Dança da EDTAM); Solange Aparecida Freitas (professora de Dança da EDITAM), Josenilton Tavares (Professor da Fundação José Augusto); Francisco José Araújo (Servidor da Fundação José Augusto); Clécida Protásio de Melo (servidora da FJA Música Waldemar de Almeida); Roseane Melo dos Santos (Professora de Dança); Sonia Maria Soares Santos (Atriz); Mary Land de Brito (Coordenadora do NPD - Boi de Prata); Gilberto Sérgio da Costa (Servidor da FJA); e João Maria Marcelino de Oliveira (servidor da FJA).

Segundo a professora Cléa Bacurau, está sendo feito um trabalho de coordenação pedagógica para a estruturação das escolas, como a formatação de uma grade curricular que hoje inexiste. "Hoje não há uma certificação dos cursos e com a criação da Escola de Arte isso será possível. O profissional da arte passará a ter uma certificação técnica e com validade legal, reconhecida", comentou a professora.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário