terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Projeto de horta pedagógica vai ser modelo para a educação do Estado

22 de fevereiro de 2011, às 09h48min

Projeto de horta pedagógica vai ser modelo para a educação do Estado

Por Assessoria Seec
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - em parceria com a EMATER, o Batalhão de Engenharia Motorizada do Exército e o Projeto Amigos da Escola - realizaram nesta segunda, 21, a inauguração da sala de educação ambiental e horta ecológica da Escola Estadual Presidente Café Filho.

A escola tem aproximadamente 200 alunos matriculados no ensino fundamental. Ela está localizada dentro do batalhão do bairro de Nova Descoberta e atende alunos de várias regiões de Natal. A parceria com o exército já dura 50 anos e além de fornecer toda a estrutura necessária para o aprendizado, o braço forte e a mão amiga do exército também auxilia nas atividades pedagógicas extraclasse.

Os representantes das entidades parceiras e os alunos iniciariam um plantio de horta que vai ajudar a compor o cardápio da merenda escolar e do rancho dos soldados. A área para o plantio foi cedida pelo batalhão, que também montou uma sala que vai servir para estudos na área de educação ambiental e horta ecológica.

De acordo com o tenente Marcos Vinícius, a parceria do exército com a secretaria é importante no sentido de educar para formar o cidadão. "As pessoas precisam conhecer o exército e saber que nós somos empregados da sociedade. Nós estamos aqui a disposição para ajudar a sociedade em tudo. Não é só quando ocorrem catástrofes ou problemas de falta de segurança.", disse o tenente.

Para a secretária adjunta de educação do Estado, Adriana Valeria Santos Diniz, a educação precisa ser qualificada, e o ensino fundamental tem um papel importante para a formação do cidadão. "O aluno precisa de uma boa escola para se formar e poder enfrentar os desafios da atualidade. Essa parceria é importante e temos a intenção de expandir o trabalho para atender um número cada vez maior de escolas e de alunos.", afirmou Adriana.

O projeto de horta pedagógica da E.E. Presidente Café Filho foi classificado como um dos seis melhores trabalhos desenvolvidos pelo balanço social do projeto "Amigos da Escola" no ano passado. Participaram da seleção 126 trabalhos de todo o país. "A proposta do projeto é agregar e somar a escola e não interferir na grade curricular.", afirmou Manuela, representante da Inter TV.

A parceria da SEEC com o exército na Pres. Café Filho está consolidada.  No projeto de horta pedagógica e educação ambiental, a escola vai ser modelo e funcionar como multiplicadora. Os alunos, que estão inseridos no projeto de educação de tempo integral, têm como atividade no contra turno o plantio da horta.

Além de verduras e legumes, estão sendo cultivados milho e feijão. Joyce Lima da Silva é aluna do 5º ano e se dispõe a ajudar como agente multiplicadora em outras escolas. "Eu gosto dessas aulas porque agente sai um pouco da sala de aula no contra turno. Se precisar ir pra outras escolas vai ser bom porque agente conhece outros alunos e aprende mais", concluiu Joyce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário