Magnus NascimentoSegundo Gilmar Bristot, as condições climáticas são favoráveis
A incidência dessas precipitações se deve à atuação da Zona de Convergência, que segundo Bristot, continua se deslocando do oeste potiguar rumo à região do Vale do Açu, onde as chuvas devem chegar em menor intensidade. “A velocidade do vento diminuiu, e as temperaturas nos oceanos melhoraram, o que contribui”, afirma.
“As condições são favoráveis para continuar chovendo, inclusive nesses municípios localizados entre as regiões Central e Seridó”, disse Bristot, “mas ainda é cedo para orientarmos distribuição de sementes porque as o solo ainda não está úmido o suficiente”.
A governadora Rosalba Ciarlini disse, nessa segunda-feira durante a reunião periódica do Comitê da Seca, que o Governo do Estado deve começar a distribuição das sementes em até 15 dias, tendo em vista que já estava licitado. A reportagem tentou obter informações sobre quais municípios devem receber as sementes e como os agricultores devem proceder para ater acesso, mas a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca disse através da assessoria de comunicação que ainda não há definições dessas estratégias. Alguns desses aspectos estavam sendo discutidos na tarde de ontem na secretaria.
O meteorologista explica que a zona de convergência já vem atuando nos estados do Piauí e Maranhão, de onde normalmente chega ao Rio Grande do Norte, a partir do oeste potiguar até chegar às regiões localizadas mais ao centro do Estado.
Precipitações
A previsão para esta quinta-feira, segundo a Emparn, é de pancadas de chuva em todas as regiões do Rio Grande do Norte. O serviço de meteorologia registrou precipitações em 45 municípios entre a terça-feira e a manhã de ontem. A maioria deles localizada na mesorregião oeste potiguar.
http://tribunadonorte.com.br/
Coronel João Pessoa (50mm), Rafael Fernandes (26,9mm) e Alexandria (25mm) registraram as maiores chuvas. Enquanto Vera Cruz e Sítio Novo, na região agreste, marcaram 22mm e 19mm respectivamente. Apenas um município da região Central, São Fernando (8,5mm), registrou chuva.O acumulado de chuvas, mesmo nos municípios da região oeste, não foi suficiente por enquanto para recompor os níveis dos açudes e barragens. As precipitações têm ocorrido em intensidade moderada e como o solo estava muito seco — consequência de dois anos de seca — é normal que os reservatórios ainda não tenham captado água suficiente, afirmam os técnicos do governo.
De acordo com o monitoramento feito pela Emparn que aponta os municípios com maiores acumulados de chuva este ano, ao menos sete cidades registravam índices superiores a 100mm até ontem. Em Frutuoso Gomes e Martins, por exemplo, choveu 190mm e 138mm respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário