quarta-feira, 2 de março de 2011

ESCOLA LEVA CARNAVAL PARA A SALA DE AULA.

02/03/2011 - 10h30

Escola leva Carnaval para a sala de aula e estimula aprendizado

PUBLICIDADE
LUCIANO BOTTINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
FABIANA REWALD
DE SÃO PAULO
Nesta semana, alunos de ensino infantil e fundamental trocam, ao menos por um dia, a sala de aula por bailes de Carnaval. Mas eles não caem na folia impunemente. As escolas se preocuparam com o caráter pedagógico.
No São Domingos, em Perdizes (zona oeste de São Paulo), alunos do 3º ano escreveram suas próprias marchinhas fazendo a interdisciplinaridade entre português e música.
O tema "renascer" foi uma homenagem às vítimas das chuvas na região serrana do Rio. "Achei legal trazer a música 'Renascer das Cinzas', de Martinho da Vila, para pensar um pouco nesse fato, não ficar só no sofrimento e imaginar a superação", diz a professora Mônica Huambo.
Durante a apresentação aos pais, alunos de outra turma usaram fantasias apelidadas de "Carnangolés" --mistura de Carnaval com parangolés, trajes criados pelo artista Hélio Oiticica.
"As marchinhas são pouco divulgadas pela mídia. As crianças acabam ampliando o repertório, pois só se conhece Carnaval pela imagem do trio elétrico", explica Telma Scott Rodrigues de Lima, coordenadora pedagógica do colégio Sidarta, em Cotia, na Grande São Paulo.
Mateus Bruxel/Folhapress
Laura de Almeida Coelho, 4, e Natália Jehee, 5, fazem colares para usar no baile de Carnaval da escola
Laura de Almeida Coelho, 4, e Natália Jehee, 5, fazem colares para usar no baile de Carnaval da escola
Em muitas escolas, a inspiração vem de um dos livros da "Coleção Conviver" (Moderna). "Essa era uma oportunidade de trabalho que há muito tempo estávamos procurando", diz Gabriela Argolo, coordenadora da escola Cidade Jardim/ PlayPen (zona oeste), que usa o livro.
No Franscarmo (zona leste) e no Ítaca (zona oeste), cada série estuda o Carnaval de uma região do Brasil --como São Luiz do Paraitinga (182 km de SP) ou Santana de Parnaíba (40 km de SP)-- ou do mundo --como Veneza.
+

Nenhum comentário:

Postar um comentário