Brasília - Antes de embarcarem para intercâmbio em escolas públicas
americanas, 25 diretores de escolas públicas brasileiras se reuniram
hoje (27) para ouvir palestras e tirar dúvidas em encontro na Embaixada
dos Estados Unidos, em Brasília. O intercâmbio de três semanas começa no
dia 10 de outubro e os brasileiros terão a companhia de professores de
Portugal, da Tailândia e Argentina.
As atividades começam em Washington, capital dos Estados Unidos, onde
os diretores participarão, com colegas dos EUA e dos demais países que
integram o intercâmbio, do Seminário sobre Gestão e Lideranças
Escolares. Em seguida, serão divididos em grupos e enviados aos estados
do Arizona, Texas, de Minnesota, Illinois, Nova York e da Califórnia
para avaliar as práticas dos sistemas de gestão na educação americana. O
término do intercâmbio está marcado para 4 de novembro.
O diretor do Departamento de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada
dos Estados Unidos, John Matel, avalia que a destinação de recursos para
a educação no Brasil é insuficiente para solucionar problemas como os
de infraestrutura das escolas. Segundo ele, é importante que os
diretores brasileiros possam conhecer o método educacional americano
durante o intercâmbio e, assim, adotar as boas práticas de gestão.
"Os desafios da educação dos dois países são semelhantes, porém,
acredito que o maior problema que atinge as escolas brasileiras é a
falta de infraestrutura. Assim como os EUA, o Brasil é um país muito
grande em termos de território, e a distribuição de recursos acaba sendo
desigual. Percebi que em alguns lugares é difícil o acesso das crianças
às escolas, e até mesmo o espaço físico é muito precário", disse à Agência Brasil.
Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança
há quatro anos, a representante do Rio Grande do Sul, Sandra
Reckziegel, que será enviada para uma escola públicas em Minnesota,
disse estar ansiosa para o início do intercâmbio. "Apesar de ter sido
selecionada pelo diferencial da escola que dirijo, tudo o que nos espera
nos Estados Unidos será novidade. Espero aprender o que for possível
para aplicar muitas coisas onde trabalho".
A diretora Vânia Lúcia Pieruccetti, do Colégio Estadual Chequer
Jorge, do Rio de Janeiro, disse que o reconhecimento do trabalho dos
gestores é importante para que os brasileiros acreditem na educação de
escolas públicas. "Eu não tenho mais nenhum filho em idade escolar, e
todos eles estudaram em colégio privado. Porém, se eles estivessem
estudando hoje em dia, eu os colocaria em um colégio público sem
problemas. Acredito que daqui uns anos, essa diferença entre público e
privado será irrelevante".
Após retornarem ao Brasil, os diretores participarão da entrega do
Prêmio Gestão Escolar – Escola Destaque Brasil, criado pelo Conselho
Nacional de Secretários de Educação (Consed). A cerimônia, que
acontecerá em São Paulo, no dia 5 de novembro, busca valorizar o
desenvolvimento das escolas públicas do Brasil. A instituição vencedora
será premiada com R$30 mil.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.
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