terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Inscrições para testes de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros estão abertas


Brasília – Estão abertas as inscrições para os testes do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) aos estrangeiros que querem trabalhar ou estudar no Brasil. É possível fazer as inscrições até o dia 8 de março e o exame será aplicado entre os dias 23 e 25 de abril, no Brasil e em outros países.
O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira que é reconhecido oficialmente. É aceito em empresas como comprovação de competência na língua portuguesa e exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.
Além dos estrangeiros, podem se inscrever os brasileiros cuja língua materna não seja o português. Para fazer o exame é preciso ter, no mínimo, 16 anos e ter completado o equivalente ao ensino fundamental.
O exame confere certificados em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. A prova é dividida em duas partes uma oral e uma escrita. A parte escrita integra compreensão oral, leitura e produção escrita e é feita em até 3 horas. A oral é uma atividade de interação com duração de 20 minutos.
A data provável da divulgação do resultado é 20 de junho de 2013. O Celpe-Bras é desenvolvido e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. A inscrição é feita no site do Inep e é preciso pagar uma taxa de inscrição.
No primeiro semestre de 2012, as provas foram aplicadas no Brasil e em mais 28 países e, do total de 3.268 participantes homologados, 2.523 foram aprovados. Para 2013, a expectativa é que haja aumento no número de inscritos e de postos de aplicação internacionais.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário