sexta-feira, 22 de março de 2013
Alunos da UERN buscam qualificação para orientar Políticas Públicas Ambientais
Preocupados com os impactos ambientais, concluintes do Curso de Ciências Biológicas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estão cada vez mais procurando especialização. O interesse pela pós-graduação não é apenas curricular, mas, principalmente, para orientar políticas públicas de proteção ao meio ambiente.
É o caso de Eleneida Pinto Gurgel que vê no Mestrado de Ciências Naturais, a oportunidade de estudar o bioma da caatinga. "É um assunto bem nosso que precisamos conhecê-lo mais profundamente", afirma, destacando a importância da UERN em ofertar a especialização. Outra que está se habilitando ao mesmo mestrado é Rita Aparecida Miranda. "Os problemas naturais sempre me chamaram a atenção e louvo a atitude da UERN em nos dar a chance de seguir numa área afim", diz, apontando as questões de salinização do rio, áreas devastadas, poluição do Rio Apodi/Mossoró e outros problemas como objetos de pesquisa e estudo para politicas públicas ambientais.
Os alunos de Ciências Biológicas da UERN estão sendo aprovados em programas de pós-graduação de diversas instituições. Identificada com a área de ecologia, Marília Araújo da Silva fará Mestrado em Ecologia e Conservação, na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). "Espero com esse mestrado poder continuar me desenvolvendo nessa área", adianta, reconhecendo o esforço dos professores na motivação dos alunos. Ricardo Gonçalves Santos e Liliane Freitas Trigueira também vão cursar mestrado na UFERSA.
Somente este ano, três ex-alunos da UERN foram selecionados pela Universidade Federal do Ceará (UFC) para mestrado na área de Bioquímica: Thiago Fernandes, Rayane Farias e Isabel Cristina.
Departamento de Ciências Biológicas estimula pós-graduação
A Chefe do Departamento de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Maísa Clari Farias Barbalho de Mendonça e a professora Dra. Ana Cláudia Sales Rocha estão entusiasmadas com o interesse dos alunos pela carreira acadêmica.
Segundo elas, o objetivo é fixar o aluno na academia nas áreas de Ensino e Educação, motivando-os para pesquisa e estudos que colaborem na elaboração de politicas públicas.
As professoras apontam a ida de alunos para mestrado em universidades de outros Estados, entre eles, Rio Grande do Sul (RS), Rio de Janeiro e São Paulo (USP), além de instituições de credibilidade como a Fiocruz. "Todos terminam com uma boa formação", diz a professora Maísa Clari, recebendo reforço da professora Ana Cláudia de que evasão é o maior obstáculo que o curso enfrenta.
O índice de alunos que abandonam o curso antes do 4° período é considerado alto. E é a partir dessa fase que as disciplinas se tornam mais atrativas, surgindo o interesse por pesquisa e trabalhos científicos na área.
Uma das metas do Departamento é motivar alunos ao Programa de Licenciatura Internacional (PLI). Semelhante ao Programa Brasil Sem Fronteiras, o programa dá oportunidade de estudo em outros países, com a vantagem da participação ser já a partir do 2° período.
http://www.rn.gov.br/
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