sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Projeto de educadoras de Escola Estadual ganha Prêmio Professores do Brasil

DIVULGAÇÃO
Professora Mytercia recebe prêmio das mãos do ministro Fernando Haddad
Professora Mytercia recebe prêmio das mãos do ministro Fernando Haddad
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte

Projeto pedagógico que aborda sexualidade e atitudes afetivas é vitorioso na 5ª Edição do Prêmio Professores do Brasil na categoria Anos/Séries Finais. O projeto desenvolvido pelas professoras Mytercia Bezerra da Silva e Suze Fernandes Costa é um jogo pedagógico voltado para as questões afetivas e de sexualidade entre adolescentes e jovens.

Na solenidade de premiação, ocorrida no dia 14 deste mês em Brasília, estiveram presentes Mytercia Bezerra da Silva e Ana Lôide Feitosa, professora e diretora da Escola Estadual Rômulo Wanderley, respectivamente.

O projeto vem sendo aplicado desde 2010 nas Escolas Estaduais Rômulo Wanderley e Felizardo Moura. Segundo a aluna da Escola Rômulo Wanderley, Martha Clara Araújo, o jogo tem ajudado a ter uma opinião própria sobre assuntos tão importantes para a vida. "Tem ajudado a ter minha própria opinião e a não me deixar influenciar pelos colegas", diz.

Neste ano, por iniciativa da professora da "Rômulo Wanderley", Mytercia Bezerra, o trabalho pedagógico com o jogo incluiu também os familiares dos alunos nas discussões sobre as temáticas da afetividade e da sexualidade. A iniciativa vem sendo bem aceita pela comunidade escolar. Para a senhora Geilza Menezes da Silva, mãe da aluna Sheila Menezes, as aulas têm feito com que sua filha encare o mundo com mais responsabilidade.



FONTE: GOVERNO RN.
 
30/12/2011 | 09:35 Imprimir notícia Imprimir

Secretaria de Educação apresenta planejamento para ano letivo 2012

SEEC
Secretária Betania Ramalho participa de reunião de planejamento
Secretária Betania Ramalho participa de reunião de planejamento
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
A Secretaria Estadual da Educação define período de matrículas e apresenta Planejamento para o Ano Letivo de 2012. A ação efetiva, que mobiliza de forma histórica a rede pública de ensino, evidencia o esforço da gestão da SEEC em estabelecer um planejamento eficaz e que valoriza o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula.

O início das matrículas automáticas para os alunos que já estudam em escolas da rede estadual de ensino, que não aderiram a última greve, aconteceu no último 26 de dezembro. Os estudantes de Escolas Estaduais que aderiram a greve farão suas matrículas automáticas a partir de 1º de fevereiro de 2012.

Os estudantes concluintes do 5º ano egressos de Escolas Estaduais que não oferecem os anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes concluintes do 9º ano egressos de Escolas Estaduais, e os estudantes egressos do 5º período do EJA (Educação de Jovens e Adultos), terão suas matrículas iniciadas no dia 13 de fevereiro de 2012.

Os estudantes concluintes do 5º ano egressos de escolas das redes municipais de ensino que não oferecem os anos finais do Ensino Fundamental, e os estudantes concluintes do 9º ano egressos de escolas das redes municipais, terão suas matrículas iniciadas no dia 16 de janeiro de 2012.

As matrículas para os estudantes novatos que pretendem ingressar na rede estadual de ensino terão início no dia 23 de fevereiro e poderá continuar durante todo o ano letivo. As matrículas para estudantes com deficiência tiveram início no dia 18 de novembro.

As escolas estaduais e municipais em que os estudantes estão concluindo o Ensino Fundamental devem encaminhar previamente os nomes para as Escolas Estaduais com Ensino Médio que receberão os alunos em 2012. A documentação de transferência será apresentada no ato da efetivação da matrícula.

"A garantia do acesso à educação é direito constitucional, sendo a matrícula o mecanismo que assegura a entrada do estudante no sistema educacional. O ato da matrícula supõe planejamento e organização por parte da escola. Exige, também, capacidade de mobilização da comunidade. O estudante e a sua família devem sentir na escola um ambiente acolhedor, pois nela depositam a confiança para a formação e para a aprendizagem escolar. A nossa meta é expandir, mas uma expansão com qualidade. Devemos oferecer o melhor de nossa Escola, que é pública, a comunidade", afirma a secretária estadual da Educação, professora Betania Leite Ramalho

A rede estadual de ensino oferece matrículas no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio Normal, Ensino Médio Inovador, Ensino Médio Noturno Diferenciado, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), Educação Especial, Educação Prisional (EJA), e Educação do Campo.

Até o final do primeiro semestre letivo de 2012 todas as Escolas Estaduais receberão novos computadores com câmera fotográfica e scanner para realizar a informatização de matrícula dos estudantes, digitalizar a documentação, e constituir seu registro fotográfico.

Planejamento inicial para 2012

O início das aulas acontecerá no dia 1º de março. O Calendário Escolar terá 200 dias letivos (800 horas) divididos em quatro períodos bimestrais. As informações completas sobre o Calendário Escolar e orientações da SEEC para o ano letivo estão disponíveis no site www.educacao.rn.gov.br.

Devido o retardamento do ano letivo 2012, em função da última greve de professores, serão incluídos 10 sábados letivos. São considerados dias letivos as atividades didático-pedagógicas realizadas entre estudantes e professores com vistas à execução curricular.

Planejamento estabelece Jornada Pedagógica para os dias 27 e 28 de fevereiro com o objetivo de estudar e debater temas voltados para a melhoria da qualidade do ensino.
FONTE: GOVERNO RN.
 

sábado, 17 de dezembro de 2011

Baile de Gala da Escola Estadual Teônia Amaral reúne os formados 2011 e seus convidados.


O Ginásio Poliesportivo Padre Sinval Laurentino, na cidade das flores, foi palco para a edição 2011 do Baile de Gala do Teônia Amaral. O evento que aconteceu na madrugada desta sexta-feira (16) reuniu os formandos e convidados, um dos destaques da noite foi a presença do polêmico do RN.
FONTE: BLO EDSON DANTAS.


Ministério da Educação premia 39 professores por projetos pedagógicos inovadores


Brasília – Professores que desenvolveram projetos pedagógicos inovadores, aplicados desde a educação infantil ao ensino médio, foram premiados hoje (14) em cerimônia presidida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A premiação foi entregue a 39 professores de 18 estados.
Haddad destacou a vontade dos docentes premiados em mostrar um trabalho diferenciado e a necessidade de divulgar essas iniciativas. “[Cabe ao Ministério da Educação] jogar luz [sobre esses projetos] para mostrar como as práticas [de ensino] podem ser alteradas com inventividade”. A quinta edição do prêmio Professores do Brasil entregou a cada escolhido R$ 5 mil e, à escola onde leciona, computadores, televisores e aparelhos de DVD, no valor de R$ 2 mil.
Cerca de 1,6 mil trabalhos foram inscritos. Entre os selecionados, o destaque foi o estado de Goiás, com seis trabalhos premiados. Dentre os projetos escolhidos de Goiás, está o da professora Cristina Freire, da Escola Municipal Cilineu Peixoto dos Santos, de Cristalina. Ela desenvolveu o Projeto Profissões – Semeando Sonhos para a Transformação de um Bairro a partir do momento em que percebeu a realidade social em que vivia, com o depoimento dramático de um aluno, que revelou ter o sonho de tornar-se traficante quando adulto.
A escola fica em uma área periférica e estigmatizada da cidade, onde moram muitos trabalhadores boias-frias e onde há também problemas com o tráfico de drogas. Cristina Freire ficou chocada com a falta de perspectiva dos alunos. “São crianças que quase não têm perspectiva”, relata, ao descrever o projeto como uma forma de valorizar o trabalho, mostrar oportunidades que se abrem quando crianças e jovens estudam. Segundo ela, para ampliar o leque de oportunidades, os meninos recebem visita de profissionais e conhecem locais de trabalho.
Entre os premiados, há também projetos que tentam atrair a presença dos pais para a escola e aumentar o repertório cultural das crianças. É o caso do Projeto Pequenos Artistas, do Centro Municipal de Educação Infantil Nilda Vanette, que fica em Serra, Espírito Santo. Por meio da iniciativa, crianças com três anos realizaram uma série de atividades inspiradas na obra do pintor Candido Portinari.
Para a professora responsável pelo projeto, Geanne Duarte Polini, apesar do gesto do Ministério da Educação, “os professores não são valorizados”. Ela, por exemplo, tem que dar aula em duas escolas de municípios diferentes para aumentar a renda. O ideal, de acordo com a professora, seria trabalhar em apenas uma escola para preparar melhor suas aulas. “O certo seria trabalhar em um horário e ter o outro para planejar”, disse Geanne que recebe o prêmio pela segunda vez. A primeira foi em 2007.
O professor Luciano Guedes Siebra, que dá aulas para estudantes das três séries do ensino médio da Escola Dona Cartola Távora, em Araripe (CE), também recebeu o prêmio pela segunda vez hoje. “Eu estou fazendo o meu papel, estou estimulando os meus alunos”, orgulha-se. Siebra destacou-se por associar iniciação científica e cuidado com a saúde pública, ao desenvolver um projeto para monitorar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue.
Com seus alunos, o professor desenvolveu uma armadilha para capturar as fêmeas do mosquito. Assim, o controle é feito pela eliminação dos ovos antes que virem larvas. “Com isso, a gente evitou o surto de dengue no município em novembro do no ano passado”, relata Siebra que disse enviar ofícios à Secretaria de Saúde de sua cidade regularmente com os dados do trabalho.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Votação do Plano Nacional de Educação na Câmara fica para 2012


Brasília – A aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) na Câmara dos Deputados ficou para 2012. Em reunião hoje (15), os deputados da Comissão Especial definiram que o projeto será votado até 15 de março para então ser encaminhado ao Senado.
O plano estabelece 20 metas educacionais que deverão ser alcançadas pelo país no prazo de dez anos. Entre elas, o aumento de vagas em creches, a ampliação de escolas em tempo integral e a expansão das matrículas em cursos técnicos.
A expectativa era que a proposta, encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional em dezembro de 2010, fosse aprovada na Câmara ainda neste ano. Mas após a divulgação do relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), os parlamentares apresentaram cerca de 400 emendas ao texto e não há tempo hábil para analisá-las antes do recesso parlamentar marcado para o dia 22 de dezembro.
“Devido à complexidade e a importância dessa lei, nós achamos melhor deixar para 2012 até porque não altera o prazo para a votação final. Mesmo que o PNE fosse aprovado hoje ele teria que ser enviado ao Senado que só apreciaria a matéria no ano que vem”, explicou Vanhoni. O deputado disse que irá trabalhar durante o recesso parlamentar na avaliação das emendas para apresentar a versão final do substitutivo no começo de fevereiro.
A vigência do antigo PNE terminou em dezembro de 2010 e, no momento, não há plano em execução. A principal polêmica da matéria é a definição do percentual de investimento na área em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) que o país deverá aplicar no prazo de dez anos. A apresentação do relatório foi adiada diversas vezes por causa da dificuldade do relator em negociar mais recursos para a área com o governo.
O texto original enviado pelo governo previa uma meta de 7% do PIB - hoje o país investe 5% do PIB na área. Entidades da área defendem um investimento de 10%, mas o primeiro relatório de Vanhoni indicou um índice de 8%. Segundo ele, essa meta ainda pode ser alterada após a avaliação das emendas.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Instituto Presidente Kennedy faz evento pedagógico homenageando Paulo Freire

As palestras “Paulo Freire e a Filosofia” e “Os 50 anos da campanha De Pé no Chão também se aprende a Ler”, proferidas pelos professores William Virgilio e Eduardo Gurgel, encerram o Seminário Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores), neste sábado (17), 9h, no Auditório “Nísia Floresta” do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy.
O seminário PARFOR, intitulado “Pedagogia Freireana e a Formação Docente: Diálogos e Encontros sobre a Pedagogia Popular”, foi aberto nesta sexta-feira (16), 9h, com palestra da diretora do Instituto Kennedy, Maria Fátima Carrilho e do professor José Paulino Filho.  Em seguida ocorreu apresentação de Dança Araruna por grupo formado por alunos da Escola Laboratório presidente Kennedy.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Governadora empossa diretores de Escolas e anuncia melhorias salariais para educadores

Elisa Elsie
Rosalba Ciarlini empossa gestores de Escolas eleitos democraticamente
Rosalba Ciarlini empossa gestores de Escolas eleitos democraticamente
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
Os gestores Escolares da Rede Estadual de ensino eleitos para o biênio 2012/2013 tomaram posse na manhã desta quinta-feira (15). A solenidade foi realizada no auditório do Praiamar Hotel, em Ponta Negra e contou com a presença da Secretária de Educação do Estado, professora Betania Ramalho e da Governadora Rosalba Ciarlini, que anunciou uma série de melhorias salariais para os educadores.

Este mês, os professores da rede estadual receberão a última parcela do aumento de 34% concedido pelo governo. A governadora também garantiu o cumprimento do piso salarial para os professores com o pagamento do aumento que será concedido pelo governo federal em janeiro de 2012, o aumento da gratificação para diretores e vice-diretores das escolas, diretores das Direds e garantiu ainda a formação de um grupo de trabalho para por em andamento os processos de aposentadoria e os processos para cumprimento do Plano de Cargos Carreira e Remuneração do Magistério Estadual.  

A governadora Rosalba Ciarlini atrasou uma viagem a Brasília para participar do evento e aproveitou a solenidade para expressar o compromisso do governo com o fortalecimento da democracia nas escolas. Sobre a gestão escolar, a governadora também anunciou o cumprimento da lei estadual que garante o regime de dedicação exclusiva aos diretores e vice-diretores das escolas.

"Eu já deveria estar em Brasília, mas atrasei a viagem para vir aqui transmitir a minha total confiança em vocês. Já fizemos algumas melhorias, vamos fazer mais e para o próximo ano não vai faltar professor nas escolas porque o concurso já foi feito e vocês terão direito a se dedicar exclusivamente a suas escolas." Concluiu a governadora.    

Foram empossados 577 gestores vitoriosos nas eleições diretas realizadas no período de 04 a 30 de novembro, deste ano, para os cargos de diretor e vice-diretor, em Escolas Estaduais localizadas em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

A solenidade também contou com a participação de representantes das entidades estudantis. Pedro Sérgio, presidente da APES, Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas, declarou que o processo eleitoral é mais um avanço na participação dos alunos na gestão escolar.

Para o professor Marcelo de Lima Bezerra, eleito para a direção da E. E. Sebastião Fernandes do bairro do Tirol, a gestão escolar tem que ter um projeto político pedagógico para alcançar seus objetivos. "O projeto tem que ser aberto ao diálogo para combater os conflitos e atrair toda a comunidade escolar". Afirmou o diretor.

Já a secretária, Betania Ramalho, destacou a importância da gestão escolar para a melhoria da qualidade da educação no RN. Para ela, a solenidade de posse não pode ser entendida apenas como um ritual que acontece de dois em dois anos, é preciso que se faça uma reflexão sobre o papel que os educadores têm na sociedade.

"Somos iniciados na vida por um mestre, por um professor isso é um papel de grande expressividade e responsabilidade perante a sociedade. Gerenciar tudo isso é um ato de extrema importância, por isso, estamos reestruturando a secretaria. Para o próximo ano, vamos corrigir uma rota, vamos acabar com a cultura do ofício e fazer com que a secretaria vá ao encontro da escola, para que a escola não precise vir até a secretaria." Declarou Betania Ramalho.

A programação de posse também contou com a realização de um seminário sobre gestão escolar que prossegue até a tarde desta sexta feira (16). O ponto alto do Seminário será a conferência da secretária, Betania Leite Ramalho, sobre o "O novo Projeto de Educação para o RN".   
FONTE: GOVERNO RN.

Wira produções divulga as atrações para o dia 01/01/12 na cidade de Florânia/RN.


FONTE: BLOG EDSON DANTAS.

Escola Estadual Teônia Amaral realiza Colação de Grau do Ensino Médio

Escola Estadual Teônia Amaral realiza Colação de Grau do Ensino Médio

Nesta última quinta-feira dia 15, foi realizado no Centro Cultural Erivaldo Freire, a solenidade de colação de grau que diplomou mais de 150 alunos dos cursos de Magistério e Científico da Escola Estadual Teônia Amaral (EETA) que tem a frente os diretores, Maria Ione de Medeiros e Canindé Silva, ambos responsaveis pela realização de um belíssimo evento.
 
Na noite de diplomação de Ensino Médio do EETA, estiveram presentes a comunidade escolar, autoridades constituidas dos poderes Legislativo e Executivo municipal, familiares e amiigos dos formandos.

Quem também esteve prestigiando o evento ao lado de vários amigos foi o psicólogo e pré-candidato a prefeito Claudio Pinheiro (PV) juntamente com sua esposa Jerlany Holanda Presidenta do PHS de Florânia.
 
 A redação do blog do Claudiano Silva parabeniza a direção da escola pela realização de mais um grandioso evento, como também todos os formandos de 2011. Desejamos sucesso em suas vidas profissionais. 
FONTE: BLOG CLAUDIANO SILVA.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Oferta de cursos no exterior pode ser de 100 mil em 4 anos

Oferta de cursos no exterior pode ser de 100 mil em 4 anos


A presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou, na manhã desta terça-feira, 13, no Palácio do Planalto, decreto que regulamenta o Programa Ciências sem Fronteiras e lançou os editais para concessão de 13 mil bolsas de estudos no exterior. O programa dará prioridade a estudos ligados às ciências básicas (matemática, física, química e biologia), engenharias e cursos tecnológicos. Serão concedidas mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior até 2015. A cerimônia contou com a presença dos ministros da Educação, Fernando Haddad; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e da Casa Civil, Gleisi Hoffman.

O Ciência sem Fronteiras é resultado da ação conjunta dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação para desenvolver a ciência e a tecnologia no Brasil por meio do intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação e da mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores. Serão oferecidas aproximadamente 75 mil bolsas pelo poder público e cerca de 26 mil em parceria com instituições particulares, nas modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação (doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado) nos próximos quatro anos.

O ministro Fernando Haddad destacou que o programa pretende oferecer oportunidades a estudantes de todas as classes. O critério para a seleção será o do mérito acadêmico. “Um dos índices que vamos monitorar e acompanhar é se esse programa está atingindo todas as classes sociais”, disse. “Não queremos fazer como se fazia no Brasil do Império e da República Velha, quando apenas os jovens da elite brasileira eram mandados para a Europa e Estados Unidos.”

Segundo Haddad, o país agora pretende dar oportunidade aos jovens da elite intelectual, sejam pobres ou ricos. “Os que mais merecerem esse benefício do governo é que vão, depois, voltar e ajudar no desenvolvimento do nosso país.”

Para assegurar que todos tenham oportunidades no programa Ciência sem Fronteiras, serão ministrados cursos intensivos e regulares de língua estrangeira, além de um período de seis a oito meses de estudo do idioma antes do início do curso no país que receberá o estudante.

Para Haddad, o impulso proporcionado pelo Ciência sem Fronteiras, tanto na graduação quanto na pós-graduação, permitirá a internacionalização da ciência brasileira. “Essa meta de superar 100 mil bolsistas nos próximos anos não tem paralelo na história do Brasil e vai permitir uma atualização da nossa ciência que não tivemos a oportunidade de ver até agora” salientou. “Nosso desenvolvimento depende dessa parceria e dessa interação com a economia globalizada, na era do conhecimento.”

Os primeiros 1,5 mil beneficiados pelo programa embarcam em janeiro para iniciar os cursos nos Estados Unidos.

Diego Rocha

Confira os editais do programa Ciência Sem Fronteiras

Ouça discurso do ministro Fernando Haddad na Rede de Comunicadores.
Palavras-chave: Ciência sem Fronteiras, intercâmbio, pós-graduação
FONTE: PORTAL DO MEC.

Tecnologias educacionais podem ser inscritas até 20 de janeiro




Tecnologias educacionais podem ser inscritas até 20 de janeiro


As novas tecnologias vão auxiliar gestores escolares e professores a tomar decisões sobre a adoção de recursos técnicos que contribuam para a melhoria da educação básica (foto: arquivo Setec)O Ministério da Educação recebe, até 20 de janeiro de 2012, inscrições de recursos tecnológicos para o ensino básico (tecnologias educacionais) que tratem da educação integral e integrada da escola com seu território. A iniciativa visa a pré-qualificar tecnologias com potencial de utilização no desenvolvimento e no apoio aos processos educacionais em escolas urbanas e rurais.

As inscrições estão abertas para pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado. A avaliação das tecnologias será realizada por um comitê técnico-científico, sob a coordenação do MEC e do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Tecnologias educacionais, segundo o edital de pré-qualificação das tecnologias, são recursos, ferramentas e materiais aliados a uma proposta pedagógica que evidencie sólida fundamentação teórica e coerência metodológica. Esse material deve auxiliar gestores e professores a tomar decisões sobre a adoção de recursos técnicos que contribuam para a melhoria da educação básica. As propostas pré-qualificadas farão parte do Guia de Tecnologias Educacionais do MEC.

No edital, são relacionadas dez áreas de interesse, todas na perspectiva da educação integral e integrada em jornada ampliada: acompanhamento pedagógico; investigação no campo das ciências da natureza; cultura e artes; esporte e lazer; cultura digital; educação econômica; comunicação e uso de mídias; educação ambiental; direitos humanos e promoção da saúde.

Para orientar os interessados, o edital contém um cronograma de execução. De 12 de dezembro deste ano a 20 de janeiro de 2012, apresentação das propostas; de 23 a 26 de janeiro, instalação da comissão avaliadora; de 27 de janeiro a 14 de fevereiro, pré-análise dos projetos; de 5 de março a 27 de abril, avaliação das propostas; em 14 de maio, homologação dos resultados; de 15 a 29 de maio, período para recursos; em 29 de junho, divulgação dos resultados.

Os interessados em enviar propostas devem fazer cadastro e preencher os dados em formulário eletrônico específico informado no item 6 do edital.

Guia O Guia de Tecnologias Educacionais, criado em 2007, é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril do mesmo ano. Disponível em meio eletrônico, reúne 134 tipos de tecnologias pré-qualificadas — 43 criadas pelo MEC, como a Provinha Brasil e o Portal do Professor.

O guia está dividido nos blocos gestão educacional, com 15 tecnologias; ensino e aprendizagem (55); formação dos profissionais da educação (24); educação inclusiva (7); portais educacionais (16); diversidade e educação de jovens e adultos (17).

Ionice Lorenzoni

Confira o Edital do MEC nº 1/2011, publicado no Diário Oficial da União de 12 de dezembro de 2011, seção 3, páginas 32 a 38
Palavras-chave: educação básica, educação integral, tecnologias educacionais
FONTE: PORTAL DO MEC.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Parceiros privados aderem ao Ciência sem Fronteiras e vão financiar bolsas para estudantes universitários no exterior


Parceiros privados aderem ao Ciência sem Fronteiras e vão financiar bolsas para estudantes universitários no exterior

Repórteres da Agência Brasil
Brasília – A experiência de estudar no exterior tem animado estudantes universitários por toda a parte. Uma das que relatam o fenômeno é a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, professora de biologia molecular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Os meus alunos estão muito animados com o Ciência sem Fonteiras”, disse, referindo-se ao programa de intercâmbio que acaba de enviar os primeiros estudantes para os Estados Unidos, para uma temporada de um ano.
“Eles querem entender como é que fazem; como é que nós vamos nos organizar e como é que eles serão selecionados. Tem muitos que querem ter essa experiência de estudar no exterior”. Helena Nader participou hoje (13) de solenidade, no Palácio do Planalto, que marcou a partida dos primeiros bolsistas brasileiros para o exterior.
No evento, estavam alguns alunos selecionados, como Lincoln Barbosa Silva, do curso de desenho de produtos do Centro Universitário do Senac, em Santo Amaro (São Paulo). No mês que vem, Lincoln vai para o Rochester Institute of Technology, no estado de Nova York. “Eu me encaixava no perfil e daí eu corri atrás”, disse à Agência Brasil, ao explicar que obteve boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tem bolsa de iniciação científica e é beneficiário do Programa Universidade para Todos (ProUni). Sua expectativa, na volta, é “trabalhar no mercado, na indústria, como a automobilística ou a de eletrodoméstico”.
Vitor Arena, aluno do bacharelado em ciência e tecnologia a Universidade Federal do ABC, de Santo André (SP), vai para a Ohio University estudar engenharia aeroespacial. Ele, que já participou de uma pesquisa de iniciação científica sobre satélites, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), quer aprender sobre a construção de aviões. O estudante espera que “todo esse pessoal que vai para fora possa trazer toda tecnologia moderna para o Brasil”.
A mesma expectativa tem Daniel de Paula Lopes, estudante de engenharia mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), que está indo para a Iowa State University e quer se especializar em energia. Segundo ele, o Programa Ciência sem Fronteiras ajudou a encontrar uma universidade top de linha de acordo com seu perfil.
Assim como os estudantes, os patrocinadores privados que aderiram hoje ao Ciência sem Fronteiras avaliaram positivamente as oportunidades que o programa gera para os participantes, para o ensino e para o país. “Nós todos sabemos que a capacidade, a qualidade profissional e o conhecimento são as coisas mais importantes para aumentar a produtividade e ajudar o crescimento do país”, disse o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, que hoje assinou termo de cooperação comprometendo-se a financiar 6,5 mil bolsas. Para ele, o programa tem “foco onde mais precisa [engenharias e tecnologia] e foco no mérito”.
Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, o governo acertou na escolha das áreas atendidas pelo programa. “São áreas em que a indústria, principalmente a de ponta, que está desenvolvendo tecnologia, precisa de pessoas preparadas, muito bem formadas e com capacidade de inovar”. A CNI vai financiar 6 mil bolsas.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Edifícios verdes ainda são minoria no Brasil, um dos países que mais investem em construções sustentáveis

Edifícios verdes ainda são minoria no Brasil, um dos países que mais investem em construções sustentáveis


Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Brasil está em quarto lugar entre 120 países com maior número de empreendimentos que podem receber o Selo Verde, nome pelo qual é conhecido o Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), um protocolo de avaliação e certificação internacional de edifícios ecologicamente sustentáveis. Mesmo assim, apenas 1% do que é construído no país se encaixa no conceito de sustentabilidade ambiental.
De acordo com o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Green Building Council (GBC) Brasil, Felipe Faria, o país está à frente de nações como Canadá e Índia em número de certificados verdes e a demanda de mercado por construções sustentáveis não para de crescer. Mas os desafios nessa área ainda são grandes, segundo Fábio, sobretudo devido ao preconceito e à falta de informação.
“Os custos operacionais da edificação são baixos e, para os governos, é muito mais fácil investir em eficiência energética do que em aumento de produção de energia. Muitos ainda acham que os custos são maiores, mas, em muitos casos, sai mais barato investir em projetos verdes. Investir em eficiência energética e uso racional de água vale muito a pena”.
O executivo da GBC Brasil participou hoje (12) do 13º Encontro de Energia do Rio de Janeiro (Enerj) e falou sobre as vantagens de investir em edifícios verdes e a situação do Brasil nesse setor. Ele destacou o avanço das indústrias de materiais de construção, que estão investindo muito e rapidamente em produtos de baixo impacto ambiental. “São produtos que não existiam há cinco ou seis anos, como tintas e vernizes com baixos compostos orgânicos voláteis, ligas de alumínio com 80% de reciclagem, enfim, produtos que hoje são padrão. Hoje não falta tecnologia, o importante é ter bons projetos”.
No Rio de Janeiro, o aumento do número de empreendimentos com eficiência energética e baixo impacto ambiental está associado a incentivos fiscais e leis municipais. De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, Jorge Luiz Arraes, até o momento, mais de 160 mil metros quadrados (m²) de projetos ambientalmente sustentáveis já foram aprovados na região portuária, que passa por um processo de revitalização para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016.
“São entre 13 e 15 prédios que estão seguindo todas as regras urbanísticas e ambientais da prefeitura. A legislação obriga que novos empreendimentos na área portuária obedeçam a parâmetros específicos como economia de consumo de água e reaproveitamento da água da chuva, uso de aquecimento solar, acesso facilitado para bicicletas, materiais com certificação ambiental, entre outros”.
Os empreendimentos fazem parte do projeto Porto Maravilha, da prefeitura, que abrange 5 milhões de m² de uma das áreas mais degradadas do centro da cidade, que é a zona portuária. Além de diversas intervenções sociais e ambientais, o projeto prevê o plantio de 15 mil árvores e a ampliação da área verde, que hoje ocupa apenas 2,5% da região, para 10%.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Criança que faz pré-escola aprende melhor matemática e reduz atraso escolar, diz estudo

Criança que faz pré-escola aprende melhor matemática e reduz atraso escolar, diz estudo


Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A criança que faz pré-escola aprende melhor matemática e português e tem menor atraso escolar. Esse é um dos resultados que constam do estudo Impactos da Pré-Escola no Brasil, conduzido por André Portela Souza, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV).
No estudo, que teve como base dados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicados em 2005, Portela faz a estimativa de que a criança que é colocada na pré-escola apresenta, em média, redução no atraso escolar de 1,2 ano e aumento na proficiência de matemática de 0,47 desvio padrão, o que corresponderia, segundo ele, a três anos a mais de escolaridade.
“É como se fosse quase cerca de um ano a mais de escolaridade no aprendizado: a criança que faz [a pré-escola] tem um ano a mais em termos de conteúdo quando chega à 4ª série”, disse Portela, durante apresentação de seu trabalho hoje (12), em São Paulo.
Segundo ele, em 2005, havia cerca de 10 milhões de crianças de 4 a 6 anos de idade no Brasil. Dessas, 7,1 milhões frequentavam a pré-escola, o que corresponde a 72% do total. Nesse mesmo ano, o país destinava 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. No entanto, a maior parte dos gastos era destinada para a educação superior. De acordo com ele, em 2005, o país destinava 120% de sua renda per capita para cada aluno do ensino superior e apenas 10% de sua renda per capita para cada aluno de pré-escola. “Investimentos educacionais na infância têm impactos duradouros”, diz o pesquisador.
Um resumo do estudo sobre o impacto da pré-escola no Brasil pode ser lido no livro Aprendizagem Infantil – Uma Abordagem da Neurociência, Economia e Psicologia Cognitiva, coordenado por Aloísio Araújo e lançado pela Academia Brasileira de Ciências. Na apresentação da obra, Araújo postula que, “para corrigir as desigualdades educacionais e permitir um maior desenvolvimento econômico através da incorporação de um número maior de adolescentes em faixas mais elevadas de educação, é preciso fazer intervenções na fase mais precoce da criança”.
Uma série de estudos internacionais e nacionais desenvolvidos na área da educação foram apresentados na manhã de hoje (12), na FGV, durante o workshop Impactos da Educação Infantil: O Que Nos Diz a Evidência Empírica. Em todos os estudos apresentados, a conclusão é pela importância de se investir na educação infantil.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Inicia-se hoje com a Presidenta Dilma Roussef e Ministra Iriny Lopes

Inicia-se hoje com a Presidenta Dilma Roussef e Ministra Iriny Lopes

Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres terá início hoje (12/Dezembro/2011), às 18:00 horas, e segue até a próxima quinta-feira (15/Dezembro/2011) em Brasília-DF. O encontro reunirá aproximadamente 3 mil mulheres de todas as Regiões do País. Com uma vasta programação, a Solenidade será prestigiada pela Presidenta Dilma Roussef e pela Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulhers, Iriny Lopes, o evento também contará com a participação da Diretora Executiva da ONU Mulheres e ex-Presidetna do Chile, Michelle Bachelet, que confirmou presença no encontro.

Nesta Conferência, o foco central das discussões durante o evento será a autonomia econômica e pessoal das mulheres.

Veja aqui , a programação completa.
FONTE: SEEC/RN.

Recadastramento

Recadastramento

Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN) poderá bloquear, a partir do próximo ano, o pagamento das pensões e aposentadorias que não forem recadastradas neste ano de 2011. A atualização dos dados cadastrais deve ser realizada anualmente, no mês em que o beneficiário faz aniversário.

A realização do censo previdenciário é necessária para manter a atualização dos dados cadastrais dos servidores aposentados e pensionistas

No caso dos aposentados do Estado, o censo começou no mês de maio, os que fizeram aniversário no período de janeiro a abril farão o recadastramento a partir do próximo ano.

O instituto fez a convocação através da imprensa e enviou notificações para os endereços que constavam nos cadastros dos beneficiários da previdência estadual.

Atualmente o Estado do Rio Grande do Norte possui 8.973 pensionistas, dos quais, 85% fizeram o recadastramento e, cerca de 25 mil aposentados, destes, mais de 50% ainda não responderam ao censo. Como a atualização dos dados cadastrais é imprescindível para a previdência, o IPERN fará o bloqueio das pensões e aposentadorias até que os beneficiários regularizem a situação junto ao instituto.

O recadastramento pode ser feito na sede do instituto, nas agências de Mossoró, Caicó e Currais Novos, ou nas unidades que funcionam nas Centrais do Cidadão em diversos municípios do Estado. Para atualizar os dados é necessário apresentar os seguintes documentos: Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência (recibo de água, luz, telefone, etc.).
fonte: SEEC/RN.

IPERN fará adesão ao SIPREV/Gestão

IPERN fará adesão ao SIPREV/Gestão

Nancy Abadia (MPS), José Marlúcio, Pte. do Ipern e Suely Pimentel, Sec. da Administração e dos Recursos Humanos do RN
Nancy Abadia (MPS), José Marlúcio, Pte. do Ipern e Suely Pimentel, Sec. da Administração e dos Recursos Humanos do RN
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
Técnicos do Ministério de Previdência Social estiveram no IPERN, na última quinta-feira, dia 08 de dezembro, para elaborar uma agenda de trabalho, visando às seguintes ações: realização de Censo Previdenciário dos servidores ativos do Governo do Estado Ampliar o conhecimento das aplicações que compõem o SRPPS (Sistema de Regimes Próprios de Previdência Social) para a interação dos servidores estaduais com as funcionalidades deste sistema de gestão previdenciária Carregar o SIPREV/Gestão (Sistema Previdenciário de Gestão dos RPPS) com os atuais dados dos servidores ativos, dependentes, aposentados e pensionistas, visando à validação dos dados e envio ao Cadastro Nacional de Informações Sociais de Regimes Públicos de Previdência Social (CNIS/RPPS), para fins de cumprimento do art. 3º da lei 10.887, de 18 de junho de 2004.

A reunião foi conduzida pela Coordenadora - Geral  da Gestão de Banco de Dados dos RPPS, Nancy Abadia de Andrade, com a participação do Presidente do IPERN, José Marlúcio, da Secretária de Administração e dos Recursos Humanos do Governo do RN, Suely Pimentel, o Coordenador de Tecnologia da Informação do IPERN, Max Bezerra, o Coordenador da Folha de Pagamento da SEARH, Thyago Carvalho e o Programador da SEARH, Zailton Tavares de Oliveira.

O presidente do IPERN, José Marlúcio informou que a reunião com representantes do Ministério da Previdência foi o primeiro passo para a adesão do instituto ao SIPREV/Gestão: "nós elaboramos um plano de trabalho para implantar um sistema que possibilitará, entre outras coisas, celeridade no censo previdenciário e cruzamento de dados que vai permitir identificar servidores, aposentados e pensionistas que recebem proventos ou remuneração e com óbito cadastrado nos sistemas sob a gestão do Ministério da Previdência". Concluiu o presidente.

Esta semana em Brasília haverá um treinamento e capacitação, dias 13 e 14, para conhecimento da aplicação e leiaute para a importação da base de dados do ERGON, participam deste treinamento o Coordenador de Tecnologia da Informação do IPERN, Max Bezerra e o Programador da SEARH, Zailton Tavares de Oliveira.

Até a primeira quinzena de março, haverá o treinamento das funcionalidades e operacionalização do SIPREV aqui em Natal.
FONTE: SEEC/RN.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Unesco vai lançar documento com orientações para países combaterem homofobia nas escolas

Unesco vai lançar documento com orientações para países combaterem homofobia nas escolas


Repórter da Agência Brasil
Brasília – Em 2012, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) vai lançar um documento com orientações a governos de todo o mundo para o enfrentamento da homofobia em ambiente escolar. O bullying contra estudantes LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e transexuais) foi tema de uma reunião promovida pela entidade esta semana no Rio de Janeiro, com a presença de especialistas de 25 países.
Os participantes conheceram experiências de combate ao problema desenvolvidas por diferentes países e houve o consenso de que a homofobia prejudica o desempenho de alunos homossexuais e muitas vezes leva a uma trajetória escolar interrompida, já que o jovem acaba desistindo de estudar por causa das agressões sofridas. Entre as principais recomendações que vão constar no documento estão a formulação de políticas específicas para atender esse público, o treinamento de professores para lidar com a questão e a produção de materiais de combate ao preconceito contra homossexuais nas escolas.
Nesta semana, durante evento em Nova York, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse que o bullying contra crianças e jovens homossexuais é um problema que ocorre em escolas de todas as partes do mundo. “Ele afeta os jovens durante todo o caminho para a vida adulta, causando enorme e desnecessário sofrimento. Crianças intimidadas podem entrar em depressão e abandonar a escola. Algumas são até mesmo levadas ao suicídio. Isso é um ultraje moral, uma grave violação dos direitos humanos, além de ser uma crise de saúde pública”, defendeu.
Segundo dados divulgados pela Unesco, nos Estados Unidos, mais de 90% dos estudantes LGBTs dizem ter sido vítimas de assédio homofóbico. Na Nova Zelândia, 98% dos homossexuais contam que já foram abusados verbal ou fisicamente na escola. Pesquisa realizada em 2009 pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) apontou que no Brasil 87% da comunidade escolar – sejam alunos, pais, professores ou servidores – têm algum grau de preconceito contra homossexuais.
O Ministério da Educação (MEC) estava preparando um kit contra a homofobia que seria distribuído em escolas de ensino médio. O material continha vídeos e cartilhas elaboradas por entidades que defendem os direitos da população LGBT. A produção do material, entretanto, foi suspensa pelo governo após reclamações de parlamentares da bancada religiosa sobre o seu conteúdo, que também desagradou à presidenta Dilma Rousseff. 
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Cinco disciplinas ficaram sem aulas durante2011 em Carnaubais

Cinco disciplinas ficaram sem aulas durante2011 em Carnaubais

Durante o ano de 2011, a Escola Estadual Alcides Wanderley, no município de Carnaubais, não teve aulas das disciplinas Espanhol, Inglês, Química, Física e Língua Portuguesa.

O diretor da escola, Nicolau Cavalcante Dantas lamenta o descaso do governo Rosalba com a Educação Pública e está à procura de voluntários, para reduzir o prejuízo causado pela falta de professores nessas disciplinas.

A estudante Elivoneide Costa da Silva está no 3º ano e diz sentir-se envergonhada por ter votado e confiado no atual governo, que para ela não tem responsabilidade com a educação. A aluna diz estar desmotivada pela falta de preparo que teve para enfrentar o vestibular e deixa um recado para a administração estadual: "Governadora, os estudantes da Escola Alcides Wanderley gritam e clamam por socorro”. 
FONTE: SINTE RN.

Mudança no reajuste do piso preocupa a CNTE

Mudança no reajuste do piso preocupa a CNTE

A CNTE se mantém na luta junto aos parlamentares da Câmara dos Deputados para reverter a decisão tomada pela Comissão de Finanças e Tributação da Casa, que fixou o INPC/IBGE como único fator de atualização do piso nacional do magistério.
As informações que chegam dão conta de que governadores e prefeitos estão unidos contra o substitutivo do Senado, que previa aumento real do piso para 2012 na ordem de 22,23%. O referido substitutivo mantinha o cálculo de reajuste vinculado ao valor mínimo do Fundeb, porém incidiria sobre a diferença entre os dois últimos anos de vigência do Fundo da Educação Básica.
Caso prevaleça apenas a correção da inflação pelo INPC, os prejuízos para o piso e, consequentemente, para a educação brasileira serão incalculáveis. A medida constituirá um duro ataque ao magistério, por parte dos governos federal, estaduais e municipais, e significará um contrasenso dos/as deputados/as ante a atual discussão sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que aponta metas específicas para a valorização do magistério e dos demais profissionais da educação. Significará, também, a negação dos desígnios da Lei 11.738 e a transformação dos esforços pela valorização de nossa categoria, depreendidos nos últimos anos, em pura retórica.
Alertamos a sociedade, os congressistas e os gestores das três esferas de governo para a gravidade do assunto, que poderá impor mais sacrifícios, perdas e decepções a uma categoria que, historicamente, sofre com os baixos salários, com a dupla e tripla jornadas de trabalho e com toda sorte de enfermidades decorrentes da exaustão provocada pelo desempenho da profissão.
A CNTE, portanto, reitera a necessidade de se garantir o mecanismo já aprovado no Senado para o reajuste do PSPN, por tratar-se de condição indispensável para a valorização do magistério e para a garantia do aprendizado com qualidade em nossas escolas publicas, onde estudam os filhos e filhas da maioria da população brasileira. Ademais, a fórmula é fruto de acordo que resultou na aprovação em uma das Casas do Congresso, e que agora tenta-se romper casuisticamente.
FONTE: SINTE RN.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Secretário da SAPE participa de reunião sobre o Projeto Aprisco com produtores rurais de Florânia

Secretário da SAPE participa de reunião sobre o Projeto Aprisco com produtores rurais de Florânia

Fredson Oliveira
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
O secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Betinho Rosado, continuou cumprindo agenda no interior do Estado na manhã dessa sexta-feira (09), e participou de uma reunião com produtores do município de Florânia para debater sobre o Projeto Aprisco.

A reunião aconteceu na sede do sindicato dos trabalhadores rurais da cidade e contou com a presença de todos os produtores assistidos pelo sindicato e técnicos de extensão rural que proferiram palestra sobre o tema, ensinado técnicas de como criar o rebanho com qualidade e prevenção de doenças.

O presidente do sindicato, senhor Pedro Paulino Cruz, falou da importância da presença do secretário: "É uma honra recebê-lo em nossa associação. Sua presença demonstra que nós agricultores podemos contar com a Secretaria de Agricultura do Estado" – Disse Pedro Cruz.

O secretário Betinho Rosado falou sobre a importância de otimizar as etapas do projeto: "O Aprisco tem como meta uma melhor caprinocultura do Estado, bem como o cumprimento do objetivo final, que é a venda da cabra e comercialização de qualidade dos produtos derivados do animal. Não podemos estacionar no meio do processo. É preciso cumprir a última etapa, que é a venda" – Falou o secretário.

Os produtores viram a reunião como positiva e expressaram interesse em atender as metas dialogadas.
FONTE: GOVERNO RN.

RN terá 10 centros profissionalizantes

RN terá 10 centros profissionalizantes

Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte



A secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho, tem mais um desafio pela frente: conseguir tirar do papel e transformar em realidade o programa "Brasil Profissionalizado" no Rio Grande do Norte. De autoria do Ministério da Educação (MEC), o programa visa, como anuncia o próprio MEC em seu site, "fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica". No RN, dez escolas devem ser construídas. Porém, até o momento, as obras começaram em apenas cinco unidades. A secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) aguarda a liberação de pouco mais de R$ 17 milhões do Governo Federal para iniciar as demais construções.

De acordo com Betânia Ramalho, as obras não foram iniciadas em todos os municípios contemplados com o programa devido à algumas mudanças no projeto inicial. "Esse é um projeto novo do Governo Federal. Em cada estado foi preciso se adequar. Foram duas mudanças que prejudicaram o calendário das obras. Desde fevereiro passado que estamos em conversa com o MEC para pactuar todos os projetos das dez unidades", explicou. No RN, não há previsão de quando as aulas serão iniciadas. "Precisa-se de tempo para resolver essas questões", completou.

As escolas técnicas vão funcionar, segundo a secretária, fazendo a integração entre o currículo normal do ensino médio com a formação técnica. Os cursos terão duração de três anos e abrangem as áreas de serviços gerais e tecnológica. "As escolas representam um novo momento da educação pública. Há uma demanda grande de alunos com 15 a 17 anos que necessitam desse ensino profissionalizante", afirmou Betânia.

A secretária afirmou ainda que o Estado precisa se adequar ao novo formato de ensino. "A educação profissional nunca foi entregue ao âmbito do Estado. Isso é um desafio que precisa ser enfrentado, mas antes, precisamos adquirir competência para tanto", disse. Há a intenção de viabilizar parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) e o Sistema "S", que inclui órgãos como Senai, Senac, Sesi e Sebrae. "São entidades que já tem uma experiência com esse tipo de ensino e sem dúvidas pode contribuir com a gestão desse novo programa. Já tivemos algumas reuniões. Não é fácil implantar o programa mas é mais do que necessário".

A grade curricular ainda não foi definida, mas o Conselho Estadual de Educação (CEE) já definiu alguns cursos técnicos que serão ofertados. Entre eles, enfermagem, edificações, transações imobiliárias, guia de turismo e informática. O programa Brasil Profissionalizado foi criado em 2007 como forma de viabilizar uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). De acordo com o MEC, mais de R$ 1,5 bilhão já foi conveniado para estimular a implementação de ensino médio integrado à educação profissional nos estados. Segundo informação divulgada na página oficial do projeto, "até 2014, o programa conveniará recursos da ordem de R$ 1,8 bi aos Estados e municípios que ofertam educação profissional no país".

 FONTE: GOVERNO RN.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Prêmio Brasil Ambiental será entregue hoje no Rio

Prêmio Brasil Ambiental será entregue hoje no Rio


Rio de Janeiro - Cerca de 40 empresas de diferentes setores das cinco regiões do país inscreveram projetos para concorrer ao Prêmio Brasil Ambiental. A premiação é promovida há sete anos pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro e divulgará os vencedores esta noite (8), durante solenidade na Bolsa do Rio de Janeiro.
Como o tema central desta edição do prêmio é o reconhecimento da importância da água e da racionalização do uso desse recurso natural para o desenvolvimento sustentável, o evento terá como palestrante de honra o diretor presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo.
A premiação prestigia as iniciativas nacionais para preservar do meio ambiente. O prêmio tem sete categorias que tratam de diferentes aspectos da questão do meio ambiente: gestão sustentável, inovação ambiental, preservação e manejo de ecossistemas, uso racional de recursos hídricos, inventário de emissões, responsabilidade socioambiental e texto jornalístico.
O diretor superintendente da Câmara de Comércio, Hélio Blak, disse que iniciativas como essa contribuem para estimular o empresariado para ações de conservação do meio ambiente. “Não é só uma questão ligada à ação direta vinculada ao meio ambiente, que é o caso da indústria de processos, como a indústria química ou a de papel e celulose, mas, também, de empresas que, indiretamente, se envolvem nesse processo por meio de controles, de ações de racionalização, que consideram o meio ambiente essencial não só para a sua atividade fim”.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Estudantes acampados na Esplanada dos Ministérios reivindicam 10% do PIB para educação

Estudantes acampados na Esplanada dos Ministérios reivindicam 10% do PIB para educação



Brasília – Cerca de 220 estudantes de 23 estados continuam acampados na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional. Eles reivindicam que o Plano Nacional de Educação (PNE) assegure investimentos de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para o setor.
O relator do PNE, deputado Angelo Vanhoni, definiu o percentual de 8% do PIB como meta de investimento em educação no prazo de dez anos. Para a nova presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Manuela Braga, essa meta não é suficiente para resolução dos problemas e melhoria da educação do país. “Continuamos com a nossa luta a favor de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB), para que possamos ter uma educação digna no nosso país.”
Durante sua posse, em uma tenda montada no gramado da Esplanada, Manuela destacou que o movimento em favor da educação já registrava conquistas. “Nosso acampamento teve início vitorioso. Logo no primeiro dia, foi aprovada, na Comissão de Educação do Senado, a destinação de 50% do Fundo Social do pré-sal para o setor. Isso foi uma grande vitória, porém ainda temos muitos desafios a vencer.”
A comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou, na última terça-feira (6), por unanimidade, o projeto de lei que destina às áreas de educação e de ciência e tecnologia metade dos recursos do Fundo Social.
Ontem (7), os estudantes realizaram uma blitz na Câmara e no Senado. Eles visitaram os gabinetes dos parlamentares para cobrar apoio às suas reivindicações. Além da destinação de 10% do PIB para a educação, eles querem a aprovação do Estatuto da Juventude e defendem a inclusão da meia-entrada para estudantes na Copa do Mundo de 2014.
Os acampados também realizaram pedágios nas avenidas que cortam a Esplanada, com objetivo de arrecadar dinheiro para compra de alimentos, produtos de limpeza e materiais de confecção de cartazes.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.
 

Acordo abre espaço para formulação de política de cultura do ensino básico

Acordo abre espaço para formulação de política de cultura do ensino básico


Haddad, ao lado de Ana de Hollanda, destacou a parceria: “Esse acordo de cooperação visa a levar mais cultura para dentro da escola e a levar a educação para fora da escola, para os ambientes em que há cultura à espera de jovens ávidos para transformar o mundo” (foto: Wanderley Pessoa)Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Cultura, Anna de Hollanda, assinaram nesta quinta-feira, 8, em Brasília, acordo de cooperação técnica para a formulação da política de cultura para a educação básica. Estimado em R$ 80 milhões, o acordo reúne seis iniciativas conjuntas para beneficiar mais de 1 milhão de pessoas a partir de fevereiro de 2012 e atingir 5 milhões até 2014.

As iniciativas conjuntas permitirão a expansão do ensino médio em tempo integral, segundo Haddad. A partir do acordo, pontos de cultura, grupos e espaços culturais poderão receber estudantes no turno oposto ao daquele em que estudam (contraturno), de forma a complementar as aulas da rede de ensino.

O pacto expande a cooperação entre os dois ministérios, que atuam juntos desde 2006 no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Entre as ações previstas no acordo assinado nesta quinta-feira está o projeto Mais Cultura na Escola, destinado a promover a integração entre os programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, do MEC, com os pontos, grupos e espaços culturais apoiados pelo MinC. Outra iniciativa é a ampliação do programa Agentes de Leitura, que seleciona e capacita jovens para atuar na formação de novos leitores.

O acordo também possibilitará maior acesso, no Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) do MEC, a livros de arte e demais acervos culturais, em diversos tipos de mídia, ofertados pelo Ministério da Cultura. O Cine Educação, também da pasta da Cultura, receberá filmes de longa e curta metragem nacionais do acervo do MEC. A parceria prevê ainda a oferta de cursos de formação continuada e de capacitação de professores nessas áreas.

Durante a vigência do pacto, serão realizadas pesquisas e executado o mapeamento das ações públicas que relacionam educação e cultura em todo território nacional.

De acordo com o ministro Fernando Haddad, educação e cultura são indissociáveis na formação dos jovens. Para ele, o momento é propício para fortalecer as ações que unem as duas pastas. “Esse acordo de cooperação visa a levar mais cultura para dentro da escola e a levar a educação para fora da escola, para os ambientes em que há cultura à espera de jovens ávidos para transformar o mundo”, disse Haddad.
FONTE: PORTAL DO MEC.

Experiências bem-sucedidas vão receber medalhas na quarta-feira

Experiências bem-sucedidas vão receber medalhas na quarta-feira


A medalha é o reconhecimento de ações e políticas bem-sucedidas que ajudem a reduzir o analfabetismo e que possibilitem a jovens e adultos continuar os estudos na educação básica (foto: Wanderley Pessoa)Os autores das cinco experiências em educação de jovens e adultos vencedores da quinta edição da Medalha Paulo Freire receberão a premiação na próxima quarta-feira, 14. A solenidade será realizada às 19 horas, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Este ano, concorreram à Medalha Paulo Freire 72 trabalhos desenvolvidos nas cinco regiões do país. Os vencedores desenvolveram os projetos nos estados do Acre, Ceará, Mato Grosso, São Paulo e do Rio Grande do Sul. A comissão julgadora escolheu experiência desenvolvida pela prefeitura de Teresópolis (RJ) para receber menção honrosa.

Promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, a Medalha Paulo Freire é concedida a iniciativas nas áreas de políticas, programas e projetos que ajudem a reduzir o analfabetismo e que possibilitem a jovens e adultos continuar os estudos na educação básica. A premiação é o reconhecimento de ações e políticas bem-sucedidas. Sua concessão não está vinculada a prêmio em valor de qualquer natureza.

Criada pelo já revogado Decreto nº 4.834, de 8 de setembro de 2003, que regulamentou o programa Brasil Alfabetizado, a Medalha Paulo Freire teve a continuidade assegurada pelo artigo 13 do Decreto nº 6.093, de 24 de abril de 2007, reformulador do programa. O prêmio, que tem o nome de um dos mais notáveis educadores brasileiros, foi entregue pela primeira vez em 2005. 
FONTE: PORTAL DO MEC.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Conferência Nacional de Assistência Social é aberta em Brasília

Conferência Nacional de Assistência Social é aberta em Brasília


Brasília – Com objetivo de discutir as questões da assistência social no Brasil, foi aberta na noite de hoje (7), em Brasília, a 8ª Conferência Nacional de Assistência Social. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), está ocorrendo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Até sábado (10), os participantes da conferência vão propor medidas para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na perspectiva da valorização dos serviços, programas e benefícios.
A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, representando a presidenta Dilma Rousseff, destacou, ao falar na cerimônia de abertura, o decreto do governo federal, assinado hoje, que institui o Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGD-Suas). Pelo decreto, os estados, municípios e o Distrito Federal passarão a receber do governo federal um incentivo extra para a melhoria dos serviços e equipamentos de assistência social.
Segundo o presidente do Cnas, Carlos Ferrari, as últimas conferências trouxeram avanços para a política nacional de assistência social. Os ganhos, segundo ele, estão relacionados principalmente à consolidação do Suas, que foi concebido em uma das conferências.
  FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Com mudança no texto do PNE, aumento de investimentos em educação pode ficar aquém das expectativas


Com mudança no texto do PNE, aumento de investimentos em educação pode ficar aquém das expectativas


Brasília – Uma diferença aparentemente sutil no futuro texto do Plano Nacional de Educação (PNE), apresentado ontem (6) na Câmara dos Deputados, poderá fazer a diferença de alguns bilhões de reais em investimentos na área. A proposta de substitutivo elaborada pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), coloca como meta o investimento de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) considerando o investimento público total em educação. A proposta encaminhada pelo governo, no ano passado, falava em investimento direto em educação. A diferença entre os dois é que, no primeiro caso, são incluídos recursos públicos investidos em entidades privadas, em bolsas de estudo e até em contribuições sociais de aposentadoria de trabalhadores da área. Já no segundo, são contabilizadas apenas as verbas aplicadas diretamente no sistema público de educação.
Na prática, a mudança do conceito de investimento significa uma ampliação mais tímida dos recursos. Considerando o investimento público total, o patamar atual de investimento em educação é de 5,7% do PIB. A meta de investimento de 8% do PIB definida no relatório significaria, portanto, um crescimento de 2,3 pontos percentuais – enquanto a expectativa das entidades era que esse aumento fosse mais significativo.
Para a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, principal entidade que articula a mobilização social em torno da aprovação do projeto, a mudança do texto foi uma “manobra contábil” para camuflar os investimentos reais. A entidade defende, junto com outras organizações da sociedade civil, que o patamar de investimento incluído no PNE seja de 10% do PIB.
O relator da proposta admite que a alteração do texto foi “fruto do processo de negociação” com o governo, mas nega que tenha sido uma manobra. Nas últimas semanas, Vanhoni adiou diversas vezes a apresentação do relatório do PNE porque não chegava a um consenso com o governo sobre a meta de investimento. A proposta inicial enviada pelo Executivo previa a ampliação dos investimentos para 7% do PIB, índice que foi aumentado para 8%. Essa expansão dos recursos deverá ser feita no prazo de dez anos, período que irá vigorar o novo plano. O projeto estabelece 20 metas educacionais que deverão ser alcançadas pelo país neste prazo. Entre elas, o aumento de vagas em creches, a ampliação de escolas em tempo integral e a expansão das matrículas em cursos técnicos.
O relatório apresentado ontem traz o custo financeiro de cada uma das 20 propostas. Segundo Vanhoni, a meta de investimento de 8% do PIB em educação é o suficiente para pagar as mudanças previstas no projeto, ainda que seja considerado o investimento total em educação e não o direto. “A discussão tem que ser feita em torno do plano de metas e não apenas de índices. O debate que a Câmara precisa fazer é quais as metas para as diversas modalidades para incluir desde as crianças até 3 anos a jovens de 18 a 24 anos no sistema educacional brasileiro e de qual valor nós vamos dispor para custear isso”, argumentou.
A vigência do antigo PNE terminou em dezembro de 2010 e, no momento, não há plano em execução. O impasse em torno do percentual de investimento pode deixar a aprovação para 2012. O texto ainda precisa ser apreciado pelo Senado.
  FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

TV Escola vai adotar plataformas interativas na programação em 2012

TV Escola vai adotar plataformas interativas na programação em 2012


Rio de Janeiro — A TV Escola do Ministério da Educação prepara-se para atuar, a partir do próximo ano, como uma plataforma interativa de distribuição de conteúdo audiovisual. Com isso, pretende aprimorar a aprendizagem e as práticas de ensino.

A proposta da TV Escola, agora subordinada à Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, ganha impulso a partir das idéias e experiências sobre interatividade, convergência de mídias e produção de conteúdos digitais para as escolas públicas compartilhadas no encontro Educação e Novos Paradigmas (EduTec), realizado nesta terça-feira, 6, no Rio de Janeiro. As discussões sobre inovações tecnológicas desenvolvidas em várias partes do mundo e suas múltiplas utilizações na educação já induzem a mudanças, como a que se propõe a TV Escola.

Ao longo deste ano, foi desenvolvido trabalho específico de avaliação de um novo formato para ela, até se chegar à realização do encontro da EduTec. “A TV Escola, agora sob a coordenação da SEB, é uma agenda urgente para a educação”, afirma a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda. “Queremos explorá-la da melhor forma possível para que seja um avançado espaço de diálogo e aprofundamento da educação, com a participação de todos.”

O coordenador de mídias e conteúdos digitais do MEC, Érico da Silveira, salienta que em 2012 a TV Escola já usará plataformas de mídias de forma articulada. “A EduTec simboliza uma refundação da TV Escola, que está sendo redesenhada para integrar ferramentas como o Banco de Objetos Educativos, o Portal do Professor e demais conteúdos digitais da educação básica”, disse.

Outro avanço anunciado por Silveira é a ampliação da parceria da TV Escola com a TV Brasil. Isso permitirá a disseminação da programação também por meio de um canal de televisão aberta, além do satélite e da internet, atualmente disponíveis.
FONTE: PORTAL DO MEC.

Grande Louvor de Gratidão reúne uma multidão em Florânia

Grande Louvor de Gratidão reúne uma multidão em Florânia



Na noite desta última terça-feira (06), em Florânia foi realizado o Grande Louvor de Gratidão do Irmão Hélio Araújo. O grande louvor reuniu uma multidão na Rua Cel Tocano, para louvar e adorar o Senhor Jesus.
Alice Maciel



O evento foi macado com o lançamento do mais novo CD da cantora gospel Alice Maciel e Banda Petencostal que em seu show levantou a multidão com os seus louvores a Deus. Esteve também se apresentando a Banda Nordestinos Adoradores.
Hélio Araújo


O floraniense Hélio Araújo, idealizador do evento levou a sua mensagem a todos, onde no momento de louvor contou um pouco da sua história de lutas e vitória que Deus proporcionou em sua vida. "Esse é um momento muito feliz em minha vida, está aqui na minha cidade, com os meus conterrâneos realizando este maravilhoso evento. Deus estava cobrando isso de mim e hoje estamos aqui reunidos para agradecer em nome de Jesus por tudo que Ele colocou em nossas vidas". Falou Hélio.
Banda Nordestinos Adoradores


O grande louvor teve a participação de todas as igrejas evangélicas de Florânia e contou com a presença de várias caravanas de cidades da região do seridó. Quem esteve prestigiando o evento foi o psicólogo Claudio Pinheiro, o presidente da Câmara de Vereadores, João Maria de Souza e a Vereadora Josineide Tavares. O evento contou com a cobertura do site www.flordoserido.com.br onde também transmitiu ao vivo em áudio e vídeo o evento.





Claudio Pinheiro, João Maria e Josineide Tavares