sábado, 3 de dezembro de 2011

ESCOLA ESTADUAL TEÔNIA AMARAL REALIZA VIAGEM DE ESTUDO

ESCOLA ESTADUAL TEÔNIA AMARAL REALIZA VIAGEM DE ESTUDO

No dia 22 de novembro de 2011, a Escola Teônia Amaral realizou uma excursão com alunos das turmas de 3° Ano e EJA do Ensino Médio, tendo à frente a diretora Ione Medeiros o vice-diretor Canindé Silva, o professor de Biologia Geraldo Francelino e a professora de História Eva Lorena.







A primeira visita foi ao Museu do Engenho Ferreiro Torto localizado em Macaíba, casarão em estilo colonial, que abrigou no século XVII a família do Capitão Coelho. Tem um acervo iconográfico com fotos de várias figuras importantes da história de Macaíba e de Natal, um acervo sacro-religioso e a representação de uma engenho de produção de caldo e rapadura, pois era uma fazenda de cana-de-açúcar.
Fato interessante, segundo a história, é a morte da filha do senhor de engenho que namorava o capataz, um escravo que tomava conta dos outros escravos da fazenda. Não satisfeito com o namoro, o senhor de engenho atirou da varanda para matar o escravo que estava no pátio com ela, mas errou o tiro e matou a filha. Com muita ira e revolta, enterrou o capataz vivo de cabeça para baixo no mesmo local.










             No Museu de Morfologia e Anatomia da UFRN, foi feita uma exposição pelos universitários expositores que falaram sobre as espécies animais e sobre o corpo humano para os discentes. Foram mostrados animais da fauna de nossa caatinga, mamíferos aquáticos, peixes diversos e outras espécies presentes nos ecossistemas brasileiros. Também foi visto pelos alunos o funcionamento de vários sistemas com a observação de partes do organismo e vários órgãos humanos que são conservados e expostos no local.




















              Na visita ao Forte dos Reis Magos, o guia ministrou uma aula sobre a colonização portuguesa no Rio Grande do Norte, enfatizando o marco da coroa portuguesa que foi instalado em Touros e depois trazido para o Forte, edificação esta que era utilizada como fortaleza para coibir a invasão de outros povos europeus. O guia destacou as diversas estratégias arquitetônicas e armadilhas contra os inimigos que viessem a invadir o Forte.
                 Nas áreas de Biologia e História, o passeio foi muito proveitoso para os alunos que adquiriram muitos conhecimentos e descobriram muitas curiosidades sobre os seres vivos, corpo humano e a história do Rio Grande do Norte. 









FONTE: BLOG DA  ESCOLA TEÔNIA AMARAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário