sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

30/12/2011 | 09:35 Imprimir notícia Imprimir

Secretaria de Educação apresenta planejamento para ano letivo 2012

SEEC
Secretária Betania Ramalho participa de reunião de planejamento
Secretária Betania Ramalho participa de reunião de planejamento
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
A Secretaria Estadual da Educação define período de matrículas e apresenta Planejamento para o Ano Letivo de 2012. A ação efetiva, que mobiliza de forma histórica a rede pública de ensino, evidencia o esforço da gestão da SEEC em estabelecer um planejamento eficaz e que valoriza o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula.

O início das matrículas automáticas para os alunos que já estudam em escolas da rede estadual de ensino, que não aderiram a última greve, aconteceu no último 26 de dezembro. Os estudantes de Escolas Estaduais que aderiram a greve farão suas matrículas automáticas a partir de 1º de fevereiro de 2012.

Os estudantes concluintes do 5º ano egressos de Escolas Estaduais que não oferecem os anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes concluintes do 9º ano egressos de Escolas Estaduais, e os estudantes egressos do 5º período do EJA (Educação de Jovens e Adultos), terão suas matrículas iniciadas no dia 13 de fevereiro de 2012.

Os estudantes concluintes do 5º ano egressos de escolas das redes municipais de ensino que não oferecem os anos finais do Ensino Fundamental, e os estudantes concluintes do 9º ano egressos de escolas das redes municipais, terão suas matrículas iniciadas no dia 16 de janeiro de 2012.

As matrículas para os estudantes novatos que pretendem ingressar na rede estadual de ensino terão início no dia 23 de fevereiro e poderá continuar durante todo o ano letivo. As matrículas para estudantes com deficiência tiveram início no dia 18 de novembro.

As escolas estaduais e municipais em que os estudantes estão concluindo o Ensino Fundamental devem encaminhar previamente os nomes para as Escolas Estaduais com Ensino Médio que receberão os alunos em 2012. A documentação de transferência será apresentada no ato da efetivação da matrícula.

"A garantia do acesso à educação é direito constitucional, sendo a matrícula o mecanismo que assegura a entrada do estudante no sistema educacional. O ato da matrícula supõe planejamento e organização por parte da escola. Exige, também, capacidade de mobilização da comunidade. O estudante e a sua família devem sentir na escola um ambiente acolhedor, pois nela depositam a confiança para a formação e para a aprendizagem escolar. A nossa meta é expandir, mas uma expansão com qualidade. Devemos oferecer o melhor de nossa Escola, que é pública, a comunidade", afirma a secretária estadual da Educação, professora Betania Leite Ramalho

A rede estadual de ensino oferece matrículas no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio Normal, Ensino Médio Inovador, Ensino Médio Noturno Diferenciado, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), Educação Especial, Educação Prisional (EJA), e Educação do Campo.

Até o final do primeiro semestre letivo de 2012 todas as Escolas Estaduais receberão novos computadores com câmera fotográfica e scanner para realizar a informatização de matrícula dos estudantes, digitalizar a documentação, e constituir seu registro fotográfico.

Planejamento inicial para 2012

O início das aulas acontecerá no dia 1º de março. O Calendário Escolar terá 200 dias letivos (800 horas) divididos em quatro períodos bimestrais. As informações completas sobre o Calendário Escolar e orientações da SEEC para o ano letivo estão disponíveis no site www.educacao.rn.gov.br.

Devido o retardamento do ano letivo 2012, em função da última greve de professores, serão incluídos 10 sábados letivos. São considerados dias letivos as atividades didático-pedagógicas realizadas entre estudantes e professores com vistas à execução curricular.

Planejamento estabelece Jornada Pedagógica para os dias 27 e 28 de fevereiro com o objetivo de estudar e debater temas voltados para a melhoria da qualidade do ensino.
FONTE: GOVERNO RN.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário