sexta-feira, 6 de maio de 2011

Diretora de escola volta a ser aluna em curso de licenciatura



Educação a distância

Diretora de escola volta a ser aluna em curso de licenciatura

Sexta-feira, 06 de maio de 2011 - 12:31
Concluir um curso superior era aspiração antiga da professora Carmem Patricia Mattos dos Santos. Com 23 anos de magistério, 21 deles como professora e diretora na Escola Estadual Abentulino Ramos, na zona rural de Santo Antônio da Patrulha, no litoral norte do Rio Grande do Sul, ela é agora aluna do curso de licenciatura em educação no campo oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

“A experiência do curso a distância tem sido extremamente positiva; exige estudo, empenho, organização e dedicação”, diz Carmem Patrícia, inscrita no Polo Universitário Santo Antonio, que atende 64 municípios. Surpreendida com a qualidade e o ritmo intenso das atividades propostas, ela considera a participação no curso a oportunidade de qualificar o trabalho pedagógico e dar significado a um projeto educacional identificado com a comunidade.

Segundo a professora, o conhecimento adquirido com a licenciatura em educação no campo efetivamente contribuirá para o fortalecimento de uma postura autêntica e positiva na promoção de uma educação voltada para a diversidade social, econômica e cultural. “Daqui a alguns anos, pretendo estar em plena atividade, trabalhando muito em uma escola que ajude a construir autonomia, cidadania e autoestima nos alunos e na comunidade”, salienta. Carmem Patrícia já aplica os novos conhecimentos na Escola Abentulino Ramos, de ensino fundamental.

Com 1.285 alunos, o Polo Universitário Santo Antonio atende 64 municípios e participa de mais de 20 cursos da UAB oferecidos pelas universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Rio Grande (Furg) e de Santa Maria (UFSM), além da UFPel. Há cursos de licenciatura, bacharelado, especialização, aperfeiçoamento e de tecnólogo. Quando o polo entrou em funcionamento, em 2007, eram oferecidos seis cursos.

Procura — “Os cursos mais procurados são os de licenciatura em pedagogia e em educação no campo; ou seja, a formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental”, explica a coordenadora do polo, Dilce Gil Vicente, que está no magistério há 32 anos. As aulas são programadas para módulos de dois meses. Nesse período, os estudantes participam de dois a três encontros presenciais por disciplina. “Os encontros presenciais são momentos indispensáveis, pois estamos construindo uma educação a distância e não distante dos estudantes”, enfatiza a coordenadora, que tem licenciatura plena em biologia e cursos de especialização em gestão educacional e em informática na educação. Os encontros são realizados, geralmente, nas noites de sexta-feira ou aos sábados e domingos durante o dia.

Intercâmbio — O Polo Santo Antônio criou um programa de intercâmbio entre o Brasil e a França que representa, de acordo com Dilce, uma inovação na área da educação a distância. Em 2010, José Samuel da Silva Santos, aluno do curso de tecnólogo em planejamento e gestão rural, passou um mês no país europeu, onde participou de atividades em áreas rurais. Este ano, além de receber um agricultor francês, o polo abriu inscrições para estudantes interessados na nova edição do intercâmbio, em setembro próximo. (Fátima Schenini)

FONTE: PORTAL DO MEC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário