Pontos de Cultura
Atividades desenvolvidas com o apoio do MinC estão a todo vapor em todas as regiões do pais

Sudeste
Em Itaúna (MG), o Ponto de Cultura Casa do Idoso, inaugurou, no dia 15 de maio, às 17h, o projeto Teatro de Bolso, que abre suas portas, com capacidade para 60 pessoas, para uma nova forma de convivência entre a população da cidade e os residentes da Casa do Idoso. O novo teatro foi criado com verba do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura, dentro do Programa Mais Cultura. O teatro será denominado Sala de Espetáculos Morel Mendonça Meireles.

Na programação estão inclusos filmes como Atântico Negro: na rota dos orixás, direção de Renato Barbieri, 1998; documentário; Trama Mineira, de Adriana de Andrade e Waldir de Pina, 2008, que apresenta questões de época e de gênero; e Wapté mnhõnõ: a iniciação do jovem xavante, 1999, direção Divino Tserewahú, documentário.
O Ponto de Cultura ArteCafé Os caboclos da mata ololé em Araponga (MG), também iniciou suas atividade com vários encontros e reuniões, além de oficinas de produção de artesanato com palha de café. Em 28 de maio serão inauguradas as oficinas voltadas para formação em audiovisual.

O Ponto de Cultura Circo Inclusão Cultural, parte integrante do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, administrado pela Associação Paulista de Empreendedores Culturais (APEC), realizará o último módulo básico de Oficinas Preparatórias para 2011. Com o título de O Palhaço está no olhar de quem vê a oficina será ministrada pelo autor e diretor teatral Luiz Carlos de Menezes, abordando os seguintes tópicos: pantomina e mímica, a máscara, técnicas direcionais do olhar, expressão corporal, respiração para movimento, clown e palhaço, o circo-teatro. O objetivo da oficina é estimular o participante, que não precisa ou que não deseja necessariamente ser um artista ou profissional do setor cultural, a desenvolver habilidades com o corpo através da mímica.
Todas as atividades do Ponto de Cultura, inclusive esta oficina, são gratuitas e dirigidas a todos os interessados, a partir dos 11 anos, sendo prioritários aos estudantes da Rede Pública de Ensino, não tendo limite máximo de idade. O Ponto de Cultura Circo informa que possui uma pequena biblioteca cujo acervo pode ser consultado por todos os interessados, em especial as novas publicações disponibilizadas pela Secretaria de Articulação Institucional (SAI)/ do Ministério da Cultura. A oficina oferece todo o material necessário, bem como certificado.
Nordeste

O Ponto de Cultura Ereoatá de Itinga, localizado na cidade Lauro de Freitas (BA), abriu novas inscrições para as oficinas de Teatro de Bonecos. As aulas serão ministradas as terças e quintas-feiras, das 15h às 17h, pela atriz, professora de teatro e produtora cultural, Valdíria Souza, a partir do dia 17. As inscrições são gratuitas e fazem parte da programação do Projeto Ponto de Cultura Ereoatá, onde o grupo desenvolve oficinas e realiza a Pesquisa, Difusão e Produção do Teatro de Bonecos na Bahia, desde 2009.
As oficinas têm como objetivo capacitar e desenvolver o potencial artístico com novas técnicas de construção e manipulação de bonecos. Dessa vez, serão abordados dois tipos distintos de manipulação. Os fantoches, também conhecidos como bonecos de luva e o bocão, boneco que possui boca articulada.
Outro objetivo das oficinas é despertar a consciência ecológica por intermedio da arte com a utilização de material reciclável. Os alunos criam seus bonecos a partir de papel e garrafas pet (polietileno). Ainda nesse primeiro semestre, o grupo estreia o espetáculo “Blup: Nem tudo que cai na rede é peixe”, com texto de Eliete Teles e direção de Rubenval Meneses. O espetáculo tem todo o seu cenário e bonecos, também criados a partir do pet. Após sua estreia no Ereoatá Teatro, o grupo realizará apresentações em Salvador. O passo seguinte será a participação em festivais.O Ponto de Cultura Portadores de Eficiência – Cuité (PB) está realizando, até o dia 16 de junho, o I Seminário Paraíba e Políticas Públicas de Cultura para o Desenvolvimento Sustentável. Hoje (18 ) o evento acontece na cidade de Cuité e, no dia 31, em Itabaiana. Nos dias 07, 08, 14, 15 e 16 de junho o seminário será realizado, respectivamente, em Itaporanga, Princesa Isabel, Cajazeiras, Sousa e João Pessoa.
No dia 29 de maio, no Teatro Municipal de Cuité, haverá a pré-estreia do mais novo curta de Ismael Moura Degradação das Almas. Ismael é natural de Cuité e já produziu outros curtas como Maldita Sorte e Reencontro, sendo que o último foi selecionado pelo Projeto Revelando os Brasis II, no ano de 2005. O projeto, voltado para a formação e inclusão audiovisual de moradores de pequenas cidades, tem a parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo a Cultura.
Ainda percorrendo a região Nordeste, encontramos a exposição Mulheres… Histórias… Memórias… uma iniciativa do Museu Regional dos Inhamuns em Tauá-Ceará, que integrará a 9ª Semana Nacional de Museus. O objetivo da mostra é resgatar e registrar histórias de mulheres tauaenses, incentivando a preservação da memória de histórias simples e anônimas que se perderam ao longo do tempo. É uma uma exposição temporária, realizada da Fundação Bernardo Feitosa, mantenedora do Museu Regional dos Inhamuns, que desenvolve como Ponto de Cultura o Projeto: O Museu dos Inhamuns Promovendo a Cultura no Semiárido.
A abertura oficial será no dia 20 de maio com o Sarau Litero Musical na Praça do Museu, e em seguida a visita da sala onde estarão expostas as memórias das mulheres com fotos, biografias e alguns objetos que a elas pertenceram. Foram lembradas 70 mulheres, educadoras, mães, donas de casa, lavadeiras de roupa, engomadeiras, políticas, farmacêuticas, varredeiras de rua e botadeiras d’água. Ou seja, personagens da memória popular que fizeram parte do cotidiano das ruas da cidade.
(Texto: Nemésia Antunes, Ascom/MinC)
FONTE: PORTAL DO MINC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário