sábado, 27 de abril de 2013

Veja 10 dicas para relaxar antes e durante o 10º Exame da OAB


Neste domingo (28) estudantes e bacharéis em direito vão prestar o 10º Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e, para muitos candidatos, controlar a ansiedade é um desafio. Neste momento, a tranquilidade é fundamental para garantir um bom desempenho durante a prova.

ANTES DA PROVA
A convite do UOL, a terapeuta paulista Cristiana Maresca, coach de carreira e especialista em comportamento humano, elaborou dicas para o candidato manter o foco antes e durante o Exame.

Para ela, o candidato não deve rever as matérias no dia anterior. "A véspera de prova não é um dia recomendado para estudar, pois pode gerar ou aumentar a ansiedade, confusão mental e insegurança".

O mais importante é manter o equilíbrio e praticar atividades que aliviem o stress. É por isso que Cristiana recomenda que o candidato tenha um dia tranquilo e busque descansar mente e corpo. "O que você mais precisa é estar bem para o dia seguinte", lembra.

Já durante a prova, a dica da terapeuta é praticar a atenção focada no momento presente e evitar sentimentos negativos como a insegurança e a autocrítica. Outra atitude importante é manter o controle emocional e a concentração, pensando apenas no objetivo final: passar no Exame. 

Leia abaixo as dicas e inspire-se.
  • 1. Alimente-se com comidas saudáveis e leves.
  • 2. Preserve suas horas de sono para se restabelecer e memorizar o conteúdo com mais facilidade. Caso contrário, o sono poderá ser mais um de seus obstáculos a superar.
  • 3. Faça respirações conscientes e prolongadas diversas vezes ao dia, com intervalo de 5 segundos entre a inspiração e a expiração. Esta técnica ajuda você a se manter calmo e com um bom grau de raciocínio.
  • 4. Faça pelo menos 30 minutos de atividade física e alongue o corpo: braços, costas e pernas.
  • 5. Imagine-se como alguém que supera obstáculos. Fale para si mesmo algumas frases motivadoras que gostaria de ouvir (na 1ª ou 3ª pessoa). Exemplo: "Eu sou inteligente"; "Você vai conseguir!"; "Eu faço o meu melhor", entre outras.

DURANTE O EXAME

  • 1. Acredite em si mesmo. Ao começar a prova, tenha pensamentos positivos e estimulantes. Evite, portanto, aqueles que não te ajudam a obter bons resultados.
  • 2. Direcione sua mente para a ação que está sendo executada naquele exato momento. Evite pensamentos paralelos e o desgaste mental desnecessário.
  • 3. Não pense em quanto tempo resta para terminar as questões . Pense no que precisa ser feito para obter o resultado almejado.
  • 4. Em questões que não souber a resposta, não se desespere. Se sentir-se inseguro, respire profundamente até se acalmar para então prosseguir.
  • 5. Mantenha a tranquilidade ao responder as questões. Leia a questão devagar e atentamente por, pelo menos, duas vezes.
Prova

A primeira fase do 10º Exame de Ordem será composta por 80 questões. O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de prova por, no mínimo, duas horas após seu início. Ele só poderá sair com o caderno de questões a partir das 17h.

Os examinandos devem chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, munidos de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, bem como documento de identidade original com foto.

O gabarito preliminar da primeira fase será publicado no próprio domingo. No dia 08 de maio será divulgada a lista preliminar dos aprovados para a próxima etapa.
Fonte: UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário