A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, participou no início da tarde desta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, da entrega de medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2012. Ela acompanhou os sete estudantes do Rio Grande do Norte, que conquistaram medalhas de ouro na competição. O Rio Grande do Norte foi um dos que mais se destacaram entre os estados de mesmo porte.
A cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Aluizio Mercadante, e do ministro de Ciências, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, que entregaram medalhas de ouro, prata e bronze a alunos de 159 escolas do país. Mais de 19 milhões de estudantes de todo os estados se inscreveram na OBMEP 2012. Em seu discurso, Raupp enfatizou o apoio dos pais, o empenho dos professores e dos diretores das escolas, além de ressaltar o trabalho das secretarias de Educação para o envolvimento cada vez maior dos alunos.
Já o ministro Mercadante aproveitou a ocasião para anunciar um programa que vai oferecer 100 mil bolsas para alunos da rede pública, na área das ciências, biologia, química e matemática, com participação garantida para os estudantes que receberam medalhas na OBMEP. “Esses estudantes receberão uma bolsa mensal de 150 reais para trabalhar como monitor de matemática na escola.”
“Aqui está a elite da Matemática do nosso país. Numa comparação com a rede privada, afirmo seguramente que o topo da rede pública se iguala ou até supera. Esses alunos, professores e gestores são a prova de que toda escola pública pode ser uma boa escola e todo aluno de escola publica, pode ser um bom aluno. Vocês são a elite porque em meio a mais de 19 milhões de concorrentes, conseguiram alcançar um nível de excelência”, ressaltou o ministro da Educação.
Mercadante também anunciou que a presidente Dilma Roussef irá sancionar a lei que torna o dia 6 de maio o Dia Nacional da Matemática, e falou sobre as mudanças que deverão ocorrer no currículo do Ensino Médio, com a reunião das disciplinas por áreas de conhecimento. “Já estamos discutindo esse redesenho com os secretários de Educação de todo o país, que deverá sair em breve.”
Secretária e ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia
À secretária Betania Ramalho, Mercadante parabenizou pelo resultado do Estado na Olimpíada. O cumprimento foi reforçado pelo o coordenador regional da Olimpíada, professor Joaquim Elias. Segundo ele, esse foi o melhor resultado obtido pelos potiguares desde a primeira participação do Estado na OBMEP, em 2005.
Ao comemorar o resultado, Betania Ramalho avaliou que essa é mais uma prova do potencial dos alunos da rede pública, e que o Rio Grande do Norte está acompanhando o crescimento do desempenho do Brasil na área das ciências e da Matemática. “O estudo apresentado durante a cerimônia, comparando o Brasil aos países desenvolvidos, numa curva ascendente, mostra essa aproximação.”
A secretária complementou sua fala, fazendo um chamado aos professores e gestores. “Ao observar os resultados, percebi que os alunos que mais se destacaram na Olimpíada de Matemática são do sexo masculino, por isso faço um chamado aos pais, professores e gestores, para incentivarem as alunas a aprenderem mais sobre essa área do conhecimento. Elas também tem muito potencial.”
Secretária e Darlan Gabriel, Escola Estadual de Acari
PORTAL DO RN EDUCAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário