segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jovem deixa o sertão do RN para estudar em Foz do Iguaçu

Educação superior

Jovem deixa o sertão do RN para estudar em Foz do Iguaçu

Segunda-feira, 02 de maio de 2011 - 11:27
Foz do Iguaçu (PR) — De origem humilde, José Maria Souza de Oliveira, 17 anos, percorreu mais de 3,6 mil quilômetros para realizar o sonho de estudar na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Natural do município potiguar de Assu, ele conseguiu mobilizar a cidade, no sertão nordestino, para chegar a Foz do Iguaçu, Paraná, onde a Unila tem sede.

José Maria estudou a vida inteira em escolas públicas e pretendia ser engenheiro. Oriundo de família que vive no assentamento rural Novo Pingos, ele chegou a ser selecionado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) para uma faculdade particular em Mossoró (RN). Foi ainda aprovado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). “Já estava tudo certo na UERN, onde eu cursaria comunicação social, mas fiquei sabendo da aprovação também na Unila”, explicou.

Com a anuência dos pais, José Maria escolheu Foz do Iguaçu. “Descobri que tinha estudantes de vários países e achei interessante a ideologia da integração”, justificou. No entanto, faltavam R$ 600 para a passagem aérea. “Eu sabia que, conseguindo a passagem, quando chegasse a Foz do Iguaçu estaria amparado”, destacou, em alusão à política de assistência estudantil da Unila — a universidade oferece moradia, transporte e alimentação a estudantes carentes.

Começou, então, a campanha para ajudar José Maria. Antigos professores, da época do ensino fundamental, levaram a história do estudante à Secretaria de Educação de Assu. Dali, a causa ganhou a simpatia de vereadores e até da prefeitura. A mobilização permitiu a José Maria chegar a Foz do Iguaçu.

Sobre a vida na Unila, o estudante potiguar afirma estar encantado com a diversidade cultural encontrada tanto na universidade quanto em Foz do Iguaçu. “Meu caso serve para mostrar aos jovens que superar as dificuldades é possível; basta ter empenho”, salienta. “As coisas que queremos nunca são impossíveis, são improváveis; se lutarmos bastante, vamos fazer do improvável o mais provável possível.”

Assessoria de Comunicação Social da Unila
FONTE: PORTAL DO MEC.

.  

Um comentário:

  1. Histórias assim alegram os corações de quem vê a perseverança ganhar nas trilhas do Bem: parabéns para José Maria Souza de Oliveira e todos que lhe possibilitaram ingressar na Universidade Federal da Integração Latino-Americana!! Teruko Okagawa Monteiro, professora e artista plástica, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir