terça-feira, 24 de setembro de 2013

Aberta a retificação dos dados informados ao Censo Escolar



Está aberto o período para verificação, conferência e retificação dos dados coletados no Censo Escolar 2013. As escolas que necessitarem corrigir alguma informação, terão até o dia 22 de outubro para acessar o sistema Educacenso e efetuar a correção.

Para conferência dos dados informados no Censo Escolar 2013, os gestores municipais e estaduais de educação devem acessar o portal Educacenso, fazer o login e clicar no menu Relatórios e, em seguida, Relatórios Gestores.

Se a escola já estiver emitido o recibo de fechamento e precisar corrigir alguma informação, basta clicar na opção Fechamento do Censo, ao visualizar o recibo de fechamento, clicar no botão “Retificar”. Concluído o processo, a escola deve solicitar um novo fechamento.
Além da conferência dos Relatórios Gestores, estará disponível o acesso ao Módulo de Confirmação de Matrícula sendo necessário verificar e corrigir as inconsistências encontradas nas informações dos alunos com mais de um vínculo de escolarização, conforme definido na Portaria nº 235, de 04 de agosto de 2011.

O Inep vem realizando uma série de verificações no banco de dados do Educacenso com o intuito de tornar os dados coletados os mais fidedignos possíveis.

Nessas verificações foram identificadas incoerências que meio do sistema poderão ser corrigidas, acessando área dos Relatórios de Notificação.

Esses relatórios têm o intuito de dar conhecimento aos gestores estaduais e municipais de educação sobre possíveis incorreções, identificando matrículas informadas no Módulo Situação do Aluno como aprovadas ou reprovadas e que não progrediram de etapa em 2013 ou que regrediram em relação à etapa informada no Censo 2012.

O período de retificação é a oportunidade das escolas corrigirem seus dados ou dar continuidade ao preenchimento do Censo, considerando a relevância da conferência dos dados informados. A partir desses dados que são moldadas as políticas educacionais que atenderão as demandas existentes. Após o termino do prazo não serão aceitas alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário