domingo, 15 de setembro de 2013

ACONTECEU NESTA ÚLTIMA SEXTA FEIRA, 13 DE SETEMBRO, UMA AULA DE CAMPO NOS PONTOS TURÍSTICOS DE NOSSA CIDADE, COM ALUNOS DO 3º, 4º E 5º ANO DO CENTRO EDUCACIONAL DO SABER – CES.

Realizamos na manhã desta sexta-feira (13/09), Uma aula de campo a qual faz parte das atividades que estão sendo desenvolvidas no Projeto VI Culturarte - Tema: Vamos salvar o nosso planeta. Essa aula foi trabalhada com alunos do 3º Ano (matutino), 3º Ano (vespertino), 4º e 5º Ano.
Não fizemos somente um passeio pelos pontos turísticos da nossa cidade, enfocamos a questão a importância de se preservar e conservar o meio ambiente, como também os pontos turísticos visitados. O ponto de partida foi a escola Centro Educacional do Saber – CES, às 07:00 da manhã, passamos na comunidade Cajueiro e lá fomos ao primeiro ponto a ser visitado, o Pau do Oco.
De acordo com estudos realizados, abordamos sua possível origem, no caso planta nativa da América do Sul, explicamos onde que o tamboril ocorre naturalmente em florestas pluviais e semidecíduas do norte ao sul do Brasil, e que é uma árvore que fornece boa sombra na primavera e verão e perde suas folhas no inverno, tendo por nome científico: “Enterolobium contortisiliquum”. Justificamos o Porquê que a mesma ganhou esse apelido, como também outros nomes que a mesma pode ser chamada.

OBS: Observamos que na área de terra onde encontramos o Pau do Oco, existe outras árvores da mesma espécie. e que o local onde a mesma se encontra, está um tanto conservado e preservado, pois vimos que alguns visitante e turistas acabam deixam lixo. Precisam urgente que seja recolocadas no local as placas com orientações de preservação e conservação do local limpo, como havia há anos atrás. Partimos para o segundo e último ponto a ser visitado.
O Mirante do Edson, situa-se na Serra do Cajueiro, Florânia/RN. Lugar exuberante e aconchegante, com vista panorâmica de parte do Vale do Açú, realizamos uma explanação sobre o local e sua origem. Entre outros. Contudo chegamos a conclusão que há a uma grande necessidade de se conservar e preservar a vegetação do nosso município, como também valorizar os pontos visitados de nossa cidade. Precisamos criar hábitos de respeito ao meio ambiente. Saber desfrutar do mesmo sem, haver a necessidade de destruí-lo.
Agradecemos aos alunos das séries supra citada, ao apoio das mães de alguns alunos que nos acompanharam, ao motorista, ao amigo Edson (proprietário do Mirante), e principalmente ao prefeito de Florânia/RN, que nos forneceu o transporte para realização da nossa aula de Campo.
Gostaríamos também de agradecer aos professores e amigos Joãozinho Do Pastel (Professor do 3º Matutino, e 4º Ano Vespertino), Suely Cardoso (Professora do 5º Ano Matutino) e Claudinete Silva (Professora do 3º Ano Vespertino) e ao apoio do t Ex-Professor (Formado no Curso de guia Turístico pelo SEBRAE), Max Medeiros, como também ao apoio da filha do professor do Joãozinho dos Pastéis, Letícia Caroline.

O Centro Educacional do Saber – CES estará realizando a culminância do Projeto VI Culturarte agora no fim de setembro. Aguardem!





Por: Max Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário