quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Diretores e professores devem estimular alunos a participar da 2ª etapa da Obmep






A Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte orienta aos diretores das escolas e professores a incentivarem os alunos inscritos na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Obmep, a participarem da segunda etapa de avaliações, que acontece neste sábado, 14 de setembro. Em 2012, 8 estudantes do Estado conquistaram medalhas de ouro na competição e ficaram entre os melhores do Brasil.

Segundo o Ministério da Educação, mais de 950 mil estudantes de todo o país devem participar da segunda fase da 9ª Obmep. Serão cerca de 590 mil alunos do ensino fundamental (níveis 1 e 2) e 367 mil do ensino médio (nível 3), que farão as provas em mais de nove mil Centros de Aplicação, distribuídos em todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Classificaram-se para a 2ª etapa em torno de 5% de alunos de cada escola com maior pontuação. Na primeira fase da olimpíada foram mais de 18 milhões de participantes, número recorde de estabelecimentos de ensino envolvidos, com mais de 47 mil escolas em quase 100% dos municípios brasileiros. 

Premiação

Os estudantes que chegaram à segunda etapa vão concorrer a 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 4,6 mil de bronze e até 46,2 mil certificados de menção honrosa, além de bolsas de estudos em Programa de Iniciação Científica Jr (PIC). Professores, escolas e secretarias de educação também recebem prêmios.

Conforme o regulamento, as provas da segunda fase serão discursivas e os estudantes terão três horas para resolver os problemas. Fiscais selecionados pela coordenação da olimpíada aplicarão os testes em centros escolares a serem definidos e informados na página da Obmep.

Prova


As provas da 1ª fase com 20 questões objetivas foram aplicadas em 4 de julho e corrigidas pelos próprios professores de matemática das escolas inscritas.

Já a avaliação da 2ª etapa será feita por comitês escolhidos pela coordenação da Obmep. As provas são compostas de seis questões discursivas, nas quais os alunos devem explicar e exibir os cálculos e o raciocínio empregado.

O resultado será divulgado no dia 29 de novembro, também pelo site da olimpíada.

Obmep
Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), criado para estimular o estudo da disciplina entre alunos e professores do País. A competição é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A Obmep é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos estudantes do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com o desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário