terça-feira, 26 de abril de 2011

"Aprenda a Falar em Público" ensina como evitar vexame e combater frio na barriga

26/04/2011 - 21h00

"Aprenda a Falar em Público" ensina como evitar vexame e combater frio na barriga

da Livraria da Folha
Divulgação
Combater os medos e confiar em si mesmo garantem boa oratória
Combater os medos e confiar em si mesmo garantem boa oratória
Falar em público é um processo angustiante. Mesmo para profissionais acostumados à oratória, percebe-se que, às vezes, o discurso simplesmente trava. Os motivos para isso acontecer podem ser vários, desde uma dor de cabeça ou até mesmo a falta de preparação adequada. Só que nessas horas os sentimentos irracionais tomam conta de nós e criam uma ciranda de emoções difícil de sair. O suor escorre, a mão treme a voz falha.
Em "Aprenda a Falar em Público", o autor Malcom Peel garante solucionar este problema em apenas uma semana. Pode parecer pouco, mas as dicas apresentadas sugerem um processo de amadurecimento e de compreensão do seu próprio trabalho. Afinal, não há motivos a temer, pois o discurso será sobre um tema previamente estudado e de seu conhecimento, e não uma escolha aleatória de assunto.
O segredo para escapar do vexame e do eterno frio na barriga reside no treino e na persistência de cada indivíduo. Parece óbvio, e em certa proporção até é, contudo, se analisarmos os discursos que não foram bem-sucedidos e ainda geram traumas nas pessoas, é fácil encontrar pontos comuns que justifiquem o fracasso. E vale repetir, a falta de preparo é um dos principais deles.
Para isso, o livro define tarefas preparatórias para os sete dias da semana, a fim de garantir a elaboração de uma apresentação eficiente. O especialista explica que o primeiro passo reside em "analisar as circunstâncias, obter o perfil do público, informar-se sobre o local e definir metas e objetivos". Estas informações são de fácil acesso, e se tratando de discursos acadêmicos ou em reuniões de empresa, serve como consolo entender que você está no seu próprio ambiente. Simplesmente por estar ali, você é tão qualificado quanto os outros no desempenho das tarefas. Use isso ao seu favor.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Dominar o conteúdo da apresentação é a tarefa básica que nem todos dão valor. Se você possui dificuldades com apresentações, não dê espaço para grandes improvisos, pois é muito fácil se perder nas ideias. Por isso, a obra pede atenção para a estrutura da apresentação, que tende a facilitar muito no ato. Então, vale analisar se materiais complementares (como Power-point) o deixarão mais seguro. "O público só tem uma oportunidade de compreender o que dizemos. Se ele perder o fio, talvez nunca o recupere e ainda que o faça, é possível que deixe escapar pontos fundamentais. Uma estrutura simples e clara é a melhor maneira de que isso ocorra", escreve o autor.
Agora, há um desafio maior do que todos esses: o de enfrentar a própria timidez. "O sistema nervoso é o maior problema de quase todos os oradores inexperientes. Não existe cura para esse mal, mas sim muitos conselhos úteis", afirma o livro. Acalmar-se e não dar muita importância para a ansiedade sãos as primeiras dicas. E enfrentar esse medo depende somente de cada um. É um trabalho mental onde a autoconfiança deve ser mais forte.
"Aprenda a Falar em Público" também traz informações importantes para tranquilizar o orador no dia da apresentação, como checar equipamentos, responder perguntas, controlar o tempo e conseguir atrair a simpatia do público.
http://www1.folha.uol.com.br
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário