Encontros Rumo à Cidadania Cultural
Minc começa série de encontros sobre os programas Cultura Viva e Brasil Plural em Belo Horizonte
Produtores, gestores de festivais, representantes dos fóruns da musica e audiovisual, Pontos de Cultura da região metropolitana e cidades do interior, além de representantes de prefeituras e empresas que investem em cultura estiveram presentes no primeiro, da série de encontros programados, realizado nesta quinta-feira (07) em Belo Horizonte (MG).A série de Encontros Rumo à Cidadania Cultural tem como objetivo levar aos gestores culturais de todo o país as propostas de gestão da nova Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura – em processo de criação e resultado da fusão da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) e Secretaria da Diversidade Cultural (SID).
“Foi importante conhecer as novas perspectivas para a secretaria, para darmos continuidade ao processo de construção coletiva. Queremos que estas ideias em torno da cidadania e da diversidade tornem-se parte do vocabulário institucional do MinC”, avalia Leri Faria, membro do Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC) e gestor do Ponto de Cultura A Fábrica (MG).
Tela Fonseca, integrante da equipe de gestão cultural da Vivo, avalia como”essenciais, neste momento de transição, a disposição para a continuidade mas tendo em vista os avanços necessários para os programas Cultura Viva e Brasil Plural”. Ela acredita que a fusão das duas secretarias deve contribuir pra essa evolução. Além disso, “ouvir as pessoas que tem participado dos programas qualifica ainda mais a nova gestão: é um espaço de mediação necessário que fortalece as parcerias”, conclui.
Leia mais sobre o encontro de BH noTwitter (@mincmg).
A vez da Bahia
Aproveitando a abertura do Fórum de Políticas Culturais da Bahia, a edição do Encontros Rumo à Cidadania Cultural integra-se à programação do fórum, que acontece no dia 12 de abril (terça-feira), a partir das 19h, no Conselho Estadual de Cultura (Av. Sete de Setembro – anexo ao Palácio da Aclamação – Salvador). A participação é aberta ao público, respeitando a capacidade do local de encontro.
O Fórum tem como objetivo levar a visão do Ministério da Cultura para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia, sendo uma realização da Secretaria de Cultura do Estado e da Representação Regional da Bahia do MinC. Nesta edição, Marta Porto (indicada e ainda não nomeada para a Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural), será a convidada.
“Queremos aproveitar para debater sobre cidadania cultural, ampliar os canais de diálogo na ponta e pensar sobre os rumos dos programas que coordenamos. A relação com os secretários de Estado da Cultura e com pensadores e movimentos culturais nesse momento é estratégica”, explica Marta Porto.
O encontro também se propõe a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura dos municípios, com objetivo de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias, preparando o caminho para a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3103.3447. Acompanhe a cobertura dos encontros pelos perfis de Twitter @culturaviva e @culturagovbr.
FONTE: PORTAL DA CULTURA.. MINC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário