terça-feira, 19 de abril de 2011

Uma nova Secretaria para um novo Projeto de Educação para o RN

Uma nova Secretaria para um novo Projeto de Educação para o RN

Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte

Foco na Escola! A nova gestão da Educação Estadual está redirecionando a Secretaria, seus servidores, programas e recursos para o processo do ensino e aprendizagem. É a gestão de governo que prioriza a Escola, a sala de aula, e busca, efetivamente, melhorar a qualidade do ensino.

Nesse Novo Projeto, a gestão da educação escolar é o elemento que deve fazer a diferença, em que a aprendizagem do aluno e a valorização e profissionalização do professorado representam o fator principal para assegurar o direito constitucional a uma Educação de qualidade.

A Secretaria está estruturando o seu projeto educacional voltado para promover a inclusão do aluno pautado na formação do aluno na Escola, garantindo o acesso ao conhecimento por meio de uma escola de qualidade. Todos os esforços e recursos estão sendo empregados, com foco na sala de aula, para a formação do "novo jovem do futuro", o cidadão com capacidade para vencer na vida.

Nestes primeiros cem dias, a Secretaria de Educação executou ações para garantir a presença de professores em todas as salas de aula da rede estadual de ensino. Nesse esforço concentrado realizou uma chamada pública para contratar 1.088 professores temporários e 825 estagiários para, em caráter de emergência, garantir as 800 horas de aula por ano para todos os alunos da rede estadual.

Ao mesmo tempo, a Secretaria também age em outra frente definindo a realização de concurso no segundo semestre deste ano para contratação de profissionais do magistério visando garantir que no início do ano letivo de 2012 não falte professores efetivos em sala de aula.

Em 100 dias, a Secretaria já pagou débitos existentes com a categoria dos professores, está encaminhando mais de 600 processos de aposentadoria que se encontravam represados, reforçou o programa PAGUE (Programa de Autogerenciamento das Escolas) e implantou mudanças para garantir mais eficiência ao programa de Merenda Escolar.

A nova gestão, dentro da Agenda Positiva da Educação Estadual, já apresenta a conclusão da construção da nova Escola "Santos Dumont", e ampliação das escolas "Berilo Wanderley" e Centro Educacional José Augusto (Caicó).

A Secretaria também adquiriu mais de 15 mil carteiras escolares (mesas e cadeiras) para as escolas da rede estadual. Foram também adquiridas mais de 3 mil carteiras para professores (mesas e cadeiras), e 121 carteiras para estudantes com deficiências físicas.

No Programa de Transporte Escolar, a Secretaria de Educação está investindo mais de 24 milhões de reais, com recursos próprios, para garantir a presença dos alunos, dos mais distantes lugares do Estado, em sala de aula. Neste programa, a adesão dos municípios é de quase 100 por cento.

Qualidade e Plano Estadual

A nova gestão da Educação tem como meta prioritária a qualidade do ensino na rede pública estadual. Para isso, já está trabalhando na construção de diretrizes pedagógicas para assegurar melhores níveis de aprendizagem. Nesse sentido, já foram iniciados os estudos para a modernização da gestão pedagógica dos profissionais que atuam na Secretaria de Educação, como ponto de partida para as mudanças pretendidas. "O objetivo é tornar a SEEC mais qualificada, mais especializada, mais dinâmica e voltada para sua atividade fim que é a educação escolar, a sala de aula, o processo de ensino e aprendizagem", acrescenta a professora Betânia Ramalho, secretária de educação.

Já está em marcha o processo visando a urgente construção de um Plano Estadual de Educação. O Plano decenal para a Educação irá definir princípios, objetivos e metas educacionais em todos os níveis de ensino. Irá também definir medidas sobre o financiamento, a gestão e a valorização do profissional da Educação. "Com o Plano Estadual de Educação estamos dando um salto definitivo, e acima das mudanças políticas, para a melhoria da qualidade do ensino no Rio Grande do Norte", completa Betânia Ramalho.
FONTE; GOVERNO DO RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário