segunda-feira, 11 de julho de 2011

Estudantes de Ielmo Marinho participam de gravação de DVD

Estudantes de Ielmo Marinho participam de gravação de DVD

Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte

Tribuna do Norte                                  

Yuno Silva repórter

Qual o resultado da fórmula que soma música, educação e cinema? multiplica a autoestima, subtrai o preconceito e compartilha resultados positivos com mais de 200 estudantes. As consequências futuras são imprevisíveis, mas a curto prazo a equação acima materializa uma iniciativa inédita do Mais Cultura em Natal, onde o Programa ganhou contornos sonoros através do professor de artes Douglas Almeida Bueno. Lecionando na rede pública, Bueno desenvolve, no Programa, o ensino musical para alunos de escolas estaduais, ong Lar Fabiano Cristo (Felipe Camarão) e a Banda sinfônica do município de Ielmo Marinho (RN) atendidos pelo Pró-Jovem. Através desse encontro, buscou uma maneira criativa para instigar o interesse pelas bandas marciais: renovou o repertório e resolveu gravar um vídeo clipe.

Para tornar a proposta ainda mais interessante, Douglas convidou o autor das duas músicas interpretadas: o regueiro maranhense Fauzi Beydoun, líder, vocalista e principal compositor da veterano banda de reggae Tribo de Jah. As filmagens aconteceram na tarde de terça-feira (5), tendo a Fortaleza dos Reis Magos como plano de fundo, e foram realizadas por alunos do curso de cinema da UnP, sob coordenação do professor e cineasta Fábio DeSilva - oitenta e seis estudantes, com faixa etária entre 9 e 19 anos, participaram das gravações.

Antes de partir para o campo, a enorme banda, calcada em performances com instrumentos percussivos (caixas, repique, timbas, surdos e bumbos), ensaiou dois clássicos do reggae tupiniquim: "Regueiros Guerreiros" e "Ruínas da Babilônia". Os alunos que participaram das filmagens não se conheciam, mas cada um dos grupos envolvidos ensaiou por 60 dias as mesmas músicas.

Repertório renovado atrai interesse de jovens. "Normalmente tocamos música de bandas marciais (comumente vistas em desfiles e paradas militares), mas não dá para segurar o pique da turma durante todo o ano tocando marcha", argumenta Douglas Bueno. "Por isso temos que variar o repertório, incorporar ritmos brasileiros e tocar músicas que os alunos ouvem em casa e/ou no rádio.

Experiência da educação musical nas escolas

Criado pelo Ministério da Educação e desenvolvido em escolas públicas de todo o Brasil, o Mais Educação potiguar viabilizou a formação de grupos musicais em sete dos oito núcleos onde Douglas atua - a banda de Ielmo Marinho já existia. Responsável por ministrar aulas para 220 estudantes nas escolas estaduais Berilo Wanderley (Conjunto Pirangi), Severino Bezerra (Mãe Luiza), Tiradentes (Barro Vermelho), General Dióscoro Vale (Panatis, zona Norte), Josefa Sampaio (Santos Reis) e Alberto Torres (Petrópolis) mais alunos do Pró-jovem de Ielmo Marinho e da ONG Lar Fabiano de Cristo, em funcionamento no bairro de Felipe Camarão, o professor ainda não sabe exatamente como se dará a implantação do ensino obrigatório de música nas escolas a partir do próximo ano. "Ainda não vi nenhum planejamento curricular nesse sentido, mas espero que essa intenção seja concretizada", disse.

 Graduado em Educação Artística com habilitação em Música pelo Departamento de Artes da UFRN, Douglas Bueno chamou atenção para o risco do ano letivo de 2011 ser perdido caso a greve continue. "Em algumas escolas era o único professor trabalhando, pois não podia interromper os ensaios", finaliza.
FONTE: SEEC-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário